CAPA
EDITORIAL (pág. 1)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 4)
Edmund Pellegrino, do Kennedy Institute of Ethics
SAÚDE NO MUNDO (pág. 9)
E U R O P A
CRÔNICA (pág. 12)
Cássio Ruas de Moraes*
SINTONIA (pág. 14)
Alexandrina Meleiro*
DEBATE (pág. 18)
A atuação de recém-formados em regiões distantes do país
SUSTENTABILIDADE (pág. 24)
O descarte e a reutilização de materiais
HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 27)
Por Renato M.E. Sabbatini*
GIRAMUNDO (págs. 30/31)
Curiosidades da ciência e tecnologia, da história e da atualidade
PONTO COM (págs. 32/33)
Acompanhe as novidades que agitam o mundo digital
HOBBY (pág. 34)
Valdir Lopes de Figueiredo
LIVRO DE CABECEIRA (pág. 37)
O Conto da Ilha Desconhecida - André Scatigno*
CULTURA (pág. 38)
INHOTIM - Todos os sentidos da arte
CARTAS & NOTAS (pág. 43)
Comentários, Fontes e Referências Bibliográficas
TURISMO (pág. 44)
Na Garupa de um Motociclista...
FOTOPOESIA( pág. 48)
Sophia de Mello Breyner Andresen
GALERIA DE FOTOS
PONTO COM (págs. 32/33)
Acompanhe as novidades que agitam o mundo digital
Internet também emagrece
A Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou, por meio de um estudo, que a Internet pode ajudar quem quer perder peso. Durante 12 semanas, dois grupos – um real e outro on-line – participaram de um programa de emagrecimento. Enquanto um fazia exercícios em uma academia, o outro se reunia em uma rede virtual. Ambos receberam orientações sobre nutrição, atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis. Ao final, os participantes dos dois grupos perderam, em média, 4,5 quilos. Porém, os da rede virtual pareceram estar comendo de maneira mais saudável e fazendo mais atividades físicas. Segundo os pesquisadores, a autoconfiança e a motivação conquistadas na academia virtual os ajudaram a atingir seus objetivos na vida real.
Downloads de livros
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibiliza para downloads, em seu site www.unesp.br, livros que integram o selo Cultura Acadêmica. A coleção foi lançada no ano passado, com 44 obras, e, desde então, outras dezenas de livros foram incluídos. Segundo os organizadores, a meta do projeto é publicar 1 mil títulos em dez anos, permitindo maior acesso à produção
acadêmica da Unesp.
Mapa do cérebro
Visualização da anatomia de dois cérebros humanos normais em 3D, obtenção de dados genéticos de doenças, como Alzheimer ou autismo, e exploração de imagens de ressonância magnética, entre outras. Tudo isso pode ser acessado, gratuitamente, no site www.brain-map.org, do Instituto Allen. É possível também identificar como traumas e distúrbios psiquiátricos afetam áreas específicas do cérebro.
Terra on-line
A Agência Espacial Europeia (ESA) disponibiliza, gratuitamente, no site www.esa.int/miravi, imagens da Terra quase em tempo real. Cientistas e interessados podem conferir também as alterações promovidas pelas mudanças climáticas no planeta, como erupções vulcânicas, enchentes, deslocamento de icebergs, entre outras. Denominado Miravi, o serviço produz imagens a partir de dados enviados pelo satélite Envisat. “Estamos muito satisfeitos com o número de pessoas que usam o Miravi para explorar nosso planeta. Esse entusiasmo nos levou a oferecer novas imagens que possibilitam diferentes tipos de informação”, disse Volker Liebig, diretor de Observação Terrestre da ESA.
Moto voadora
O australiano Chris Malloy afirma, em seu site www.hover-bike.com/index.html, ter construído a primeira moto voadora do mundo. Ele diz que a Hoverbike pode atingir velocidade de 270 km/hora. O veículo usa motor a gasolina de 106 cv e só pode decolar com um peso total de até 270 kg. Os aros das rodas ficam na horizontal, e, dentro deles, foram colocadas hélices movimentadas por um motor. O protótipo, contudo, não subiu mais do que alguns centímetros do chão, nos curtos voos de teste. O preço ainda é alto – US$ 40 mil –, mas Malloy garante que a produção em escala poderia torná-lo acessível.
Deu no portal do Cremesp
O site www.cremesp.org.br/sustentabilidade divulgou, em 13 de junho, pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro que aponta a redução da preocupação ambiental entre os brasileiros. O levantamento indicou que 57% dos entrevistados mantêm hábitos compatíveis com a sustentabilidade, mas, em 2007, esse percentual era de 65%.
A pesquisa levou em consideração a escolha da população por produtos ecologicamente corretos nas prateleiras, a compra de transgênicos e a prática de reciclagem, entre outros. Uma das explicações seria o alto custo dos produtos sustentáveis.