Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 21-06-2024
    Vitória da Amdesp e da Ampetra
    Senatran revoga exigência de CNPJ para médicos e psicólogos credenciados junto ao órgão
  • 21-06-2024
    Fenol
    Cremesp ingressa na Justiça Federal e pede proibição da Anvisa para venda do produto a não médicos
  • 18-06-2024
    Araraquara
    Estudantes de Medicina da Uniara lotam auditório para assistir ao Conversa com o Cremesp
  • 17-06-2024
    Atividade médica
    Representantes das Comissões de Ética participam de encontro e tiram dúvidas sobre atuação nas instituições 
  • Notícias


    23-05-2024

    Conversa com o Cremesp 

    Sextanistas da Unifesp-EPM recebem a autarquia 


     

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) participou, no dia 22 de maio, de uma conversa informal com sextanistas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM). Atividade já consagrada da Casa, na qual seus representantes compartilham informações e experiências relativas ao dia a dia da profissão com futuros médicos, esta edição contou com a participação de Irene Abramovich, 1ª Secretária da Casa, Eliane Aboud, conselheira, abordando temas nem sempre valorizados, mas que ensejam infrações éticas, como documentos médicos.

    “O prontuário é a história de vida do paciente”, explica a 1ª secretária, que, além dos alunos, foi recepcionada por Marimelia Aparecida Porcionatto e Samira Yarak, respectivamente, vice-diretora e coordenadora do Curso de Medicina da (UNIFESP-EPM). Informações detalhadas nesse documento são essenciais para a sequência do caso em um próximo plantão, e como provas de prudência do médico, perante eventuais queixas. “É comum o Cremesp identificar fichas de atendimento que se resumem em ‘Dor. Alta às 14 horas’. Isso não significa nada’, lamenta Irene. 

    Siglas 
    Uma intervenção da plateia abriu o caminho sobre algo recorrente em erros no preenchimento do prontuário: o emprego excessivo de siglas, às quais nem todos os médicos entendem e que, muitas vezes, são usadas para designar termos diferentes. “Existem algumas que até hoje estou tentando decifrar”, brinca Irene, “não há desculpas para não registrar de forma clara o atendimento. Se a letra for ruim, escreva no computador”. 

    Documento também lembrado, de cuja destinação dá margens a problemas éticos foi o atestado médico. “Eu não dou atestado médico sem fazer a consulta. Não adianta um amigo, um familiar pedir, é algo antiético”, destacou Eliane Aboud. Para ela, ainda que a situação seja do tipo “saia justa”, é necessário aprenda a negar, pelos riscos de consequências negativas ao paciente e ao próprio médico. 

    Outras iniciativas 
    No evento, também foram trazidas à tona iniciativas protagonizadas pelo Conselho, que a partir da última gestão, tem buscado ir muito além de suas atribuições apenas judicantes, mas educativas e de prevenção de erros éticos, na esfera individual. 

    Conforme Eliane Aboud é preciso aprender a ouvir os pacientes, ou seja, o foco do atendimento deve ir além do que apenas fazer exame e prescrever remédio: há quem percorra longos trajetos e enfrente grandes dificuldades para chegar à consulta. “Mesmo que a queixa seja aparentemente banal, merece a atenção, o olho no olho. Não é possível fazer isso, por exemplo, checando o celular a cada minuto”. 

    No âmbito coletivo, a entidade trabalha ainda em várias ações, como a criação da Comissão de Defesa do Ato Médico, que luta contra a invasão de profissionais não habilitados na área; e da Comissão de Prerrogativas Médicas, que acolhe denúncias, entre outras, de agressões a médicos, encaminhando-as a quem de direito, como órgãos estaduais. 

    Todas as fotos da Conversa com o Cremesp podem ser acessadas aqui 
     


    Este conteúdo teve 1244 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 548 usuários on-line - 1244
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.