Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 22-09-2021
    Evento online
    Cremesp debate regulamentação da telessaúde e segurança do paciente
  • 22-09-2021
    Nota oficial
    Cremesp investiga rigorosamente denúncias envolvendo a Prevent Senior
  • 15-09-2021
    Evento online
    Cremesp debate “Teleconsulta e Segurança do Paciente”
  • 08-09-2021
    Dia do Médico
    Cremesp convida médicos a enviarem depoimentos com o tema “aprendizados da pandemia"
  • Notícias


    06-09-2015

    Bioética

    Estudantes do programa de bolsas apresentam resultados parciais ao Cremesp


    Bolsistas fazem apresentação  de pesquisas
     

    Alunos de Medicina contemplados pelo Programa de Bolsas em Ética e Bioética, turma de 2015, trouxeram ao Cremesp, subsede Vila Mariana, os resultados parciais de seus projetos, no dia quatro de setembro. Tratou-se da segunda “leva” de alunos a revelarem dados de pesquisa até então encontrados, visto que a primeira compareceu no mesmo auditório em sete de agosto.

    Esta divisão de apresentações, em duas vezes, é uma novidade neste programa já tradicional do Centro de Bioética, e permite que os estudantes contem com mais tranquilidade para revelar o que já apuraram até o momento e a banca examinadora – composta por Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, e Gabriel Oselka, coordenador até 2010 – tenha com mais tempo para esboçar suas sugestões e observações aos 15 alunos contemplados.

    Nesta edição os temas escolhidos são variados, e incluem Assistência Religiosa a Dependentes Químicos; Qualidade de Vida de Pacientes Submetidos a Cateterismo e Cirurgias Cardíacas no Incor; Dilemas Éticos na Pesquisa dos Testes Genéticos para detectar Câncer de Mama; e Internação Involuntária de Pacientes Psiquiátricos.

     “O nível dos trabalhos está se mostrando multo bom, mesmo entre os alunos não escolhidos em virtude do número limitado de bolsas”, afirmou Ayer, coordenador do Centro de Bioética, à frente deste programa desde seu início, em 2001.

    A etapa final de apresentações dos alunos da edição de 2015 está prevista para o mês de dezembro.

    Candidatos e valor
    Concedidas a alunos do 2º ao 5º ano de Medicina – ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade – o programa de bolsas completou dez anos de existência em 2011, tendo contemplado quase 300 estudantes. A iniciativa pretende, em especial, contribuir com a melhoria do ensino nas escolas médicas no Estado de São Paulo.

    Atualmente, o bolsista recebe R$ 600,00 (valor equivalente ao da bolsa de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo/Fapesp) por mês, durante dez meses.

    Em geral, as inscrições de trabalhos acontecem no final de cada ano – fique de olho no site do Centro de Bioética do Cremesp, www.bioetica,org.br.  Os projetos devem ser encaminhados CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Comissão de Pesquisa em Ética Médica – Rua Domingos de Morais, 1810, SP – São Paulo. CEP – 04010-200, ou para as Delegacias Regionais e Metropolitanas do Cremesp.

    Informações: (11) 5908.5647.

     

    Foto: Osmar Bustos

    Tags: BioéticabolsaspesquisaCremespresultadosparciais.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 626 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2021 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 125 usuários on-line - 626
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior