Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-07-2021
    Encontro
    Cremesp promove reunião para discutir melhorias dentro do sistema de Saúde Suplementa
  • 21-07-2021
    Atividade conselhal
    Cremesp reúne-se com CFM e apresenta relatórios com resultados de suas ações
  • 21-07-2021
    Debate
    Cremesp discute as inovações na área da Saúde e o aumento do uso do digital
  • 21-07-2021
    Inédito
    Cremesp lança Pílulas Éticas, nas redes sociais, para orientar médicos sobre normas do CEM, de Resoluções e do Manual de Publicidade
  • Notícias


    12-04-2012

    Resolução CFM

    CRM digital é instituído como documento opcional de identidade dos médicos

    A carteira digital de médico (CRM digital) passa a vigorar no país como cédula de identidade dos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina, que adotarão o novo documento progressivamente. No Estado de São Paulo, o Cremesp definirá em breve a data de início do cadastramento para o  nova carteira.  A adesão ao CRM digital  é facultativa e a atual cédula de identidade permanecerá válida para todos os que prefiram continuar a utilizá-la.

    O  novo documento  foi instituído pela  Resolução CFM 1983/2011, publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de março.  O CRM Digital é um cartão com chip  (smartcard), confeccionado de acordo com as especificações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Ao receber o CRM digital, o médico poderá usá-lo como sua identidade, podendo optar pela ativação ou não do chip para a certificação digital.

    A iniciativa deve contemplar principalmente os profissionais que já têm demandas de certificação digital e os que têm perfil mais informatizado. A certificação digital já é utilizada por hospitais modernos,  em  sistemas de dados o prontuário e outros registros eletrônicos de saúde, permitindo o armazenamento e o compartilhamento seguro de informações de pacientes, por profissionais da medicina.

    Segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o certificado digital é um registro que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e outros dados que identificam uma pessoa física ou jurídica para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos.

    Para utilizar o CRM Digital nos sistemas de informação, o médico deve procurar uma Autoridade de Registro (AR) capaz de inserir o certificado digital padrão ICP-Brasil.

    Os médicos do Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Santa Catarina  serão os primeiros a receber a nova carteira dentro de um projeto piloto.  Na próxima semana, cerca de  8 mil médicos de Santa Catarina receberão os primeiros CRMs digitais do país.

     
    Fonte: CFM

    Tags: Resolução CFMCRM Digital.

    Veja os comentários desta matéria


    Eu, que já tive minhas receitas B e B2 falsificacadas, serei um dos primeiros a solicitá-lo, mas também agradeceria os esforços do CRM junto ao sistema público para que as famigeradas receitas azuis B e B2, bem como os laudos públicos para fornecemento de insumos para diabetes, bem como medicamentos de alto custo passem a ter sistemas eletrônicos com assinaturas digitais, os únicos carimbos certificados para médicos para que as falsificações deixem de existir
    José francisco de Camargo Carmello
    É uma ótima iniciativa...só acho estranho o CREMESP não ter sido um dos primeiros a adotar esta tecnologia.
    Carlo Frederico Gomes Guimaraes
    Já estava na hora, contadores, advogados e etc tem essa possibilidade há anos, e nós?
    Alfredo Candido Ferreira Jr
    Quero o meu, no primeiro instante! O certificado digital de PF, no SERASA Experien valerá para a confecção da identidade digital do médico? E assim os nosso prontuários informatizados finalmente terão assinatura digital?
    Renato Sau Rios
    É bom saber que o CFM está acompanhando a tecnologia, a Carteira Digital já é utilizada por alguns Conselhos Profissionais e é muito útil aos usuários.
    Matheus Branco

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 436 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2021 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 270 usuários on-line - 436
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior