Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 16-01-2018
    Nota Pública
    Médicos e estabelecimentos de saúde estão isentos de TFE e devem impugnar cobrança da Prefeitura de SP
  • 12-01-2018
    Evento
    Presidente do Cremesp participa de celebração de dois anos do PA da Unimed Campinas, em Sumaré
  • 12-01-2018
    Nota de repúdio
    Cremesp repudia a atitude truculenta do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, contra a médica Silvia Brandalise
  • 12-01-2018
    Interior
    Presidente do Cremesp visita Conjunto Hospitalar de Sorocaba e encontra irregularidades
  • Notícias


    17-01-2018

    Caminhada da Saúde

    Mais de 70% dos médicos da Grande SP praticam atividades físicas, mostra levantamento do Cremesp

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) realizou um levantamento com médicos da Grande São Paulo, que apontou a prática de atividade física entre a maioria dos profissionais. Dos 8.783 médicos que responderam a sondagem, feita em janeiro de 2018, 72% disseram que praticam exercícios regularmente.

    A falta de tempo foi o motivo apontado pela maioria dos profissionais que não se exercitam (67,2%), enquanto 20,9% alegam falta de interesse, a segunda justificativa mais registrada. Entre as respostas complementares do grupo não praticante, grande parte manifestou que gostaria de ter mais interesse, motivação e disciplina, bem como conseguir se adaptar à rotina.

    A opinião em relação à importância da atividade física é quase unânime: 99,6% dos médicos concordam que se exercitar regularmente é benéfico para a saúde física e mental. Ao serem questionados se indicam aos pacientes, 1,6% respondeu “não” e, algumas das razões apontadas foram, por exemplo, que não atuam diretamente com o paciente ou que o assunto não condiz com a especialidade.

    De acordo com o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, o resultado do levantamento indica que os profissionais reconhecem a importância de praticar atividades físicas e que a maioria se empenha em manter uma rotina saudável, entretanto, o número deveria ser ainda maior. “Os dados são positivos, mas é preciso continuar disseminando que exercícios físicos são indispensáveis e que podem ser prazerosos para todos, basta escolher a modalidade conforme o interesse e ter orientação médica. A atividade física aliada à alimentação adequada e bons hábitos possui um papel fundamental para a saúde dos médicos e da população, prevenindo doenças, proporcionando bem-estar e melhorando a qualidade de vida", esclarece Camarim.

     

    Caminhada da Saúde

    Com o intuito de incentivar a prática de atividades físicas entre os profissionais da saúde, o Cremesp realiza, no próximo domingo (21/01), a Caminhada da Saúde. A concentração e largada acontecerá às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP), e os participantes percorrerão um trajeto de 2,2 quilômetros pela Avenida Paulista, com destino à sede do Cremesp, na Rua Frei Caneca, 1.282. A Caminhada é aberta ao público e os interessados podem se inscrever até sexta-feira (19/01), enviando nome completo para o e-mail: inscricoes.eventos@cremesp.org.br.

    “Essa é uma importante iniciativa do Cremesp para motivar e estimular os profissionais da saúde a se cuidarem. A atividade física é uma necessidade, tendo em vista que o sedentarismo traz diversos prejuízos à saúde e é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. O médico se dedica a cuidar do próximo, mas antes de tudo, precisa cuidar de si mesmo”, reforça Antonio Pereira Filho, conselheiro e coordenador do Departamento de Comunicação do Cremesp.

    O evento ganhou a adesão de importantes instituições de saúde e conselhos profissionais. Entre os apoiadores da Caminhada, estão: o Conselho Regional de Nutricionistas-3ª Região (CRN-3), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4-SP), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito3), o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), o Hospital Oswaldo Cruz, a Santa Casa de São Paulo, o Hospital Nove de Julho, o Hospital Sírio-Libanês, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE) e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


    Este conteúdo teve 12 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - 01307-002

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    (Sem atendimento ao público)
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 386 usuários on-line - 12
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior