CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
Cremesp questiona ranking dos melhores médicos divulgado pela mídia
ESPECIAL 1 (JC pág. 3)
Emenda Constitucional 29 é aprovada pela Câmara Federal
ATIVIDADES (JC pág. 4)
Programa de Educação Continuada deve fechar o ano com número recorde de participantes!
DIA DO MÉDICO (JC pág. 5)
No mês de outubro, Cremesp homenageou médicos com 50 anos de profissão, na capital e no interior
PESQUISA (JC pág. 6)
Estudo do Cremesp desvenda o perfil do médico paulista
CIÊNCIA (JC pág. 7)
A partir deste mès, novo canal de informações científicas on line
ESPECIAL 2 (JC pág. 8)
Seminário realizado no Cremesp avalia a EC-29 e a manutenção da CPMF
ESPECIAL 3 (JC pág. 9)
Acompanhe as principais falas dos palestrantes do seminário sobre o SUS
GERAL 1 (JC pág. 10)
Peter Rost fala com exclusividade sobre as relações entre a indústria farmacêutica e a Medicina
ENSINO MÉDICO (pág. 11)
Cremesp realiza a segunda fase de seu Exame para graduandos em Medicina
GERAL 2 (JC pág.12)
Samaritano sela acordo inédito com base no Rol de Procedimentos Médicos
GERAL 3 (JC pág.13)
Conselho Federal de Medicina, Dia do Médico e Mobilização Nacional Pró-SUS
ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Como lidar com paciente com definição sexual ambígua?
GERAL 4 (JC pág.15)
Cuidados Paliativos: simpósio internacional acontece dia 14/11
HISTÓRIA (JC pág. 16)
Hospital Santa Marcelina: cerca de 10 mil pessoas circulam diariamente pela instituição
GALERIA DE FOTOS
DIA DO MÉDICO (JC pág. 5)
No mês de outubro, Cremesp homenageou médicos com 50 anos de profissão, na capital e no interior
Médicos com mais de 50 anos de atividade são homenageados pelo Cremesp na Capital e no Interior
Para marcar as comemorações alusivas ao Dia do Médico – 18 de outubro –, ao longo do mês o Cremesp realizou uma série de homenagens aos profissionais em todo o Estado de São Paulo.
No último dia 26, 70 médicos compareceram às dependências do Hotel Intercontinental para serem homenageados. Todos foram agraciados com medalha de honra, diploma, livro sobre a história do Conselho e caneta.
A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, e o diretor primeiro-secretário, Renato Azevedo Júnior; por Aizenaque de Carvalho, secretário de relações do trabalho do Sindicato dos Médicos de São Paulo, representando Cid Carvalhaes, presidente do Simesp; por Jorge Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); e por Rui Telles Pereira, conselheiro do Cremesp e vice-presidente da Academia de Medicina de São Paulo, representando Guido Palomba, presidente da Academia.
“Quero expressar nossa imensa satisfação e orgulho diante da realização desta singela homenagem, mas de grande magnitude para o Cremesp, para a classe médica e para a sociedade paulista”, afirmou Henrique Carlos, passando a palavra para Marco Segre, ex-conselheiro e orador dos colegas de turma, que, da tribuna, declarou: “Nosso querido Conselho promove esta homenagem por sermos o que somos, por termos trilhado o caminho da saúde durante longos anos e por perseverarmos em nossa atividade. Estendemos essa homenagem a todos os médicos, que, com a diferença de alguns ou muitos anos, vêm realizando esses mesmos esforços”. Também estiveram presentes os conselheiros Desiré Callegari, Henrique Salvador e Maria do Patrocínio Nunes.
ABC e Interior
Diferentes regionais do Cremesp também prestaram homenagem aos médicos com 50 anos ou mais de profissão, em comemorações alusivas ao Dia do Médico. A Delegacia Regional de Araraquara organizou um coquetel na Associação Paulista de Medicina da cidade para homenagear 16 médicos, no último dia 4. O evento contou com a participação do presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves; do conselheiro, José Manoel Bombarda; do delegado regional, Aluísio Margarido Alberici; e do presidente da APM local, Marco Antonio Caetano.
Já São José dos Campos prestou sua homenagem na Câmara de vereadores da cidade, no último dia 17. Estiveram presentes o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves; os conselheiros Krikor Boyaciyan e Pedro Henrique Silveira. Cerca de 12 médicos foram homenageados.
No dia 20, o Cremesp, a Associação Paulista de Medicina e as delegacias regionais de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul participaram de um jantar comemorativo, para homenagear sete médicos da região do ABC. O evento ocorreu no Espaço Lux, em São Bernardo do Campo.
No dia 16 de outubro, a Câmara Municipal de Santo André prestou uma homenagem aos médicos da região, em especial ao diretor jurídico e conselheiro Desiré Callegari, que representou o Conselho no evento. Em Bauru, um jantar realizado no dia 24, na sede da APM local, homenageou 27 médicos.
Confira os nomes dos médicos homenageados.
Publicidade médica: Osasco e Araraquara sediam debate
Mais dois fóruns para debater ética em propaganda médica foram realizados em outubro pela Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame). No dia 11, em Araraquara, o 26º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica, realizado na sede da APM Regional, teve como presidente da mesa de debates o delegado do Cremesp daquele município, Aluísio Margarido Alberici.
Já em Osasco, no dia 25, também em regional da APM, o 27º Fórum foi presidido pelo conselheiro Nacime Salomão Mansur, responsável pela delegacia do Cremesp na cidade. Os eventos, que são coordenados pelo conselheiro Lavínio Camarim, contaram também com a participação de delegados regionais do Conselho, médicos, advogados, juristas e profissionais da área de comunicação.
OAB – Na edição 240 deste jornal, informamos que a direção da revista Plástica & Beleza encaminhou aos médicos anunciantes uma carta disponibilizando assessoria jurídica gratuita àqueles que tiverem sindicâncias instauradas pelo Cremesp, devido a anúncios que ferirem a legislação. Em resposta à consulta da Codame, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) expõe que “é absolutamente ilegal e antiética a oferta de serviços advocatícios por entidades leigas, sujeitando-se a revista à atuação da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, e os advogados que se prestarem a tal prática, aos procedimentos disciplinares cabíveis”. Portanto, afirma o coordenador da Codame, “o importante é agir com ética, tanto na Medicina, quanto no Direito”.
Próximos fóruns:
22/11/2007 – Franca
6/12/2007 – São Paulo
Casa da Moeda emitirá
nova cédula de identidade médica
O processo de recadastramento foi finalizado no mês de abril. Aproximadamente 85% dos médicos efetuaram as atualizações de seus dados. Para realizar a digitalização do material, o Cremesp abriu licitação para contratação dos serviços e nomeou uma comissão para acompanhar toda a operação.
O trabalho, que vem sendo realizado há alguns meses, ainda não foi concluído. Na opinião do diretor jurídico Desiré Carlos Callegari, coordenador da comissão de recadastramento, isso se deve ao fato de o número de médicos recadastrados ser bastante expressivo – em torno de 85 mil – e de a digitalização dos dados ser demorada, pois requer muita atenção para que não exista erro. “A responsabilidade pela veracidade dos dados fornecidos é imprescindível, talvez por isso tenha ocorrido um atraso na entrega do material”, afirma Callegari.
A escolha do modelo e a emissão da cédula de identidade médica nacional são de responsabilidade do Conselho Federal de Medicina, que designou a Casa da Moeda Brasileira para realizar esse trabalho. Mas houve uma sensível demora na contratação da empresa. Tanto a assinatura do contrato como a escolha do modelo estão programadas para o final de outubro.
A digitalização, já concluída, passa por processo de revisão na Seção de Registro de Profissionais do Cremesp. Assim que o CFM assinar o contrato com a Casa da Moeda, os dados digitalizados serão entregues, e a confecção da identidade médica poderá ser realizada. A entrega das cédulas – que será feita em lotes – está com início previsto para o mês de dezembro deste ano.