CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
Cremesp questiona ranking dos melhores médicos divulgado pela mídia
ESPECIAL 1 (JC pág. 3)
Emenda Constitucional 29 é aprovada pela Câmara Federal
ATIVIDADES (JC pág. 4)
Programa de Educação Continuada deve fechar o ano com número recorde de participantes!
DIA DO MÉDICO (JC pág. 5)
No mês de outubro, Cremesp homenageou médicos com 50 anos de profissão, na capital e no interior
PESQUISA (JC pág. 6)
Estudo do Cremesp desvenda o perfil do médico paulista
CIÊNCIA (JC pág. 7)
A partir deste mès, novo canal de informações científicas on line
ESPECIAL 2 (JC pág. 8)
Seminário realizado no Cremesp avalia a EC-29 e a manutenção da CPMF
ESPECIAL 3 (JC pág. 9)
Acompanhe as principais falas dos palestrantes do seminário sobre o SUS
GERAL 1 (JC pág. 10)
Peter Rost fala com exclusividade sobre as relações entre a indústria farmacêutica e a Medicina
ENSINO MÉDICO (pág. 11)
Cremesp realiza a segunda fase de seu Exame para graduandos em Medicina
GERAL 2 (JC pág.12)
Samaritano sela acordo inédito com base no Rol de Procedimentos Médicos
GERAL 3 (JC pág.13)
Conselho Federal de Medicina, Dia do Médico e Mobilização Nacional Pró-SUS
ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Como lidar com paciente com definição sexual ambígua?
GERAL 4 (JC pág.15)
Cuidados Paliativos: simpósio internacional acontece dia 14/11
HISTÓRIA (JC pág. 16)
Hospital Santa Marcelina: cerca de 10 mil pessoas circulam diariamente pela instituição
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES (JC pág. 4)
Programa de Educação Continuada deve fechar o ano com número recorde de participantes!
Educação Médica Continuada no Interior
Em outubro, o Programa do Cremesp foi realizado em Presidente Prudente, Jales, Sorocaba, São José dos Campos e Taubaté
Henrique Liberato e Krikor Boyaciyan, ao centro, no encontro sobre Saúde da Mulher em Presidente Prudente
Mais de 300 pessoas lotaram o auditório da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente para acompanhar o módulo Saúde da Mulher, do Programa de Educação Médica Continuada. O evento, realizado no último dia 4, foi organizado pelo conselheiro do Cremesp, Henrique Liberato Salvador. “Estamos levando atualização médica principalmente ao profissional da rede pública e do Programa de Saúde da Família”, afirmou.
Durante a manhã, o conselheiro Krikor Boyaciyan e os professores da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Temístocles Lima e Aníbal Sabino, proferiram palestras sobre Intercorrências clínicas mais freqüentes na gestação: conduta; Infecções mais freqüentes na gestação: conduta; Exames laboratoriais: o que deve ser solicitado; Ultra-sonografia na gestação: o que o pré-natalista precisa saber; e Identificação do risco obstétrico: quando encaminhar? No período da tarde, os temas Amamentação; Cuidados com a puérpera e com o recém-nascido; Assistência ao parto e Planejamento familiar foram debatidos por Fernando Barreiro, Erika Fujita, Elza Utino e Giovana Mariotto.
O evento teve o apoio da Sociedade de Ginecologia do Estado de São Paulo, da Associação Paulista de Pediatria, da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e da Sociedade de Medicina da cidade. O programa do Cremesp irá realizar, nos dias 7 e 8 de novembro, ainda na cidade de Presidente Prudente, a atualização em Diabetes. O evento será coordenado pelo Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (USP). “Pretendemos, além dos médicos, envolver os educadores; haverá palestras para os agentes de saúde e uma reunião com todos os diretores de escola”, informa Liberato.
Neurologia em Sorocaba
Em Sorocaba, foi apresentado o 20º módulo, sobre Neurologia, nos dias 19 e 20. José Henrique Andrade Vila, coordenador do Programa na Capital, iniciou o evento com o tema Conceitos básicos sobre Hipóxia, Dano Cerebral na Hipertensão Arterial e nas Descompensações Diabéticas graves. No primeiro dia, também proferiram palestras Eduardo Genaro Mutarelli (Dano Cerebral nas Doenças Sistêmicas e na Hidrocefalia de Pressão normal) e Augusto Cesar Panalva de Oliveira (Dano Neurológico nas Infecções do Sistema Nervoso Central). O segundo dia de evento teve os seguintes temas: Dano Neurológico nas Infecções do Sistema Nervoso Central, por Jorge Carlos Machado Curi; Medidas Terapêuticas Emergenciais no Trauma Neurológico, com Helder José Lessa Zambelli; Encaminhamentos em Trauma Neurológico, com Marcos Augusto Stavale Joaquim; e Prognóstico do Trauma Neurológico Tratado, com Miguel Giudicissi Filho.
Temas diversos
Nos dias 5 e 6 de outubro, foi a vez de Jales receber o 19º módulo do programa, intitulado Temas diversos. No primeiro dia, a abertura foi feita pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, que falou sobre Reparação de Danos. Também proferiram palestra o conselheiro e coordenador da Educação Continuada no Interior, Renato Ferreira da Silva (Prontuários e atestados médicos); e José Fernando Vilela Martin (Hipertensão arterial). O segundo dia começou com palestra sobre Diabetes Mellitus, feita por Marco Antonio Fernandes Dias; seguida por Maurício de Nassau Machado, que falou sobre Infarto Agudo do Miocárdio; e, por último, José Altino ministrou palestra sobre Diagnóstico Precoce de Neoplasias Mais Comuns.
São José dos Campos recebeu, no dia 27, o módulo sobre temas diversos. A abertura foi feita por Henrique Carlos Gonçalves (Momento Ético). Também proferiram palestras Renato Françoso Filho (Perícia Médica); Jarbas Simas (Resolução 126); José Marques Filho ( Ler/Dor e Lombalgia); e Benigno Augusto de Castro (A Relação Psiquiatra Assistente/Médico Perito).
Cardiologia em Taubaté
No dia 24 de outubro ocorreu o Curso de Atualização de Cardiologia e Insuficiência Cardíaca, no auditório do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté. O evento foi organizado pelo conselheiro Pedro Henrique Silveira. Também participaram do programa os conselheiros José Henrique Andrade Vila e Maria do Patrocínio Tenório Nunes.
Próximos encontros:
Dias 7 e 8 - Presidente Prudente: Diabetes
Dias 9 e 10 - Novo Horizonte: Temas Diversos
Dias 9 e 10 - Capital: Oftalmologia
Ética Médica
Delegados e membros das CEMs fazem curso de capacitação
Delegados do Cremesp recém-empossados participaram, dia 6 de outubro, do Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica na sub-sede da Vila Mariana. Além dos delegados, o curso também é direcionado aos membros das Comissões de Ética Médica (CEMs) de hospitais – que são os representantes do Cremesp dentro das instituições. Por meio da análise de casos reais, o curso capacita os profissionais para o enfrentamento dos dilemas éticos do exercício da Medicina, e para a observação das condições adequadas de trabalho e de atendimento dentro dos hospitais.
Em outubro, foram capacitadas as Comissões de Ética Médica das seguintes instituições: Casa de Saúde Santa Helena, Hospital de Base, Hospital do Olho, Instituto de Moléstias Cardiovasculares, Instituto de Urologia e Nefrologia, todos de São José do Rio Preto; Hospital Unimed de Bebedouro; Hospital e Maternidade Albert Sabin de Atibaia; Associação Paulista de Medicina de Guairá; Hospital Municipal José Soares Hungria, em São Paulo; Hospital Geral de Pedreira, em São Paulo; além dos hospitais Pio XII, Santa Casa e Unimed de Barretos.
As comissões de ética que tenham interesse em agendar cursos devem entrar em contato com o Centro de Bioética do Cremesp, pelo telefone (11) 5908-5647.