CAPA
EDITORIAL
Desiré Callegari: balanço de sua gestão demonstra dedicação e competência (JC impresso pág. 2)
HOMENAGEM
Arlindo Chinaglia é homenageado pela aprovação da CBHPM (JC impresso pág. 3)
ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programa de Educação Continuada: grande sucesso, na capital e no interior (JC impresso pág. 4)
ATIVIDADES DO CREMESP 2
Avaliação e qualidade de ensino: em discussão as escolas médicas do país (JC impresso pág. 5)
ATIVIDADES DO CREMESP 3
Codame: palestras sobre publicidade médica têm público recorde (JC impresso pág. 6)
ATIVIDADES DO CREMESP 4
Novidades nas delegacias do interior e na sub-sede da Vila Mariana (JC impresso pág. 7)
ATIVIDADES DO CREMESP 5
Oficializada a criação da Federação das Entidades Médicas do Estado (JC impresso pág. 8)
ATIVIDADES DO CREMESP 6
CRM e INSS: parceria beneficia médicos e sociedade (JC impresso pág. 9)
ESPECIAL
Nada mudou após nove anos da Lei dos Planos de Saúde?!? (JC impresso págs. 10 e 11)
BALANÇO 1
Dinamismo e conquistas marcaram a gestão de Desiré Callegari (JC impresso pág. 12)
BALANÇO 2
CBHPM ou Rol de Procedimentos: agora só depende do Senado... (JC impresso pág. 13)
BALANÇO 3
Encontros das entidades médicas: ações focam objetivos comuns em benefício da classe (JC impresso pág. 14)
BALANÇO 4
Fóruns regulamentadores e programas Alerta Médico via web foram destaques (JC impresso pág. 15)
BALANÇO 5
Simpósios, congressos, lançamentos de publicações: foram muitos os eventos nos últimos 15 meses (JC impresso pág. 16)
BALANÇO 6
Jornal, revista, portais: comunicação espelha intensa atividade do Conselho (JC impresso pág. 17)
ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: esclareça suas dúvidas sobre Aids e Sigilo (JC impresso pág. 18)
GERAL
Iamspe: negociações podem resultar na recuperação dos cargos desonerados (JC impresso pág. 19)
GALERIA DE FOTOS
BALANÇO 3
Encontros das entidades médicas: ações focam objetivos comuns em benefício da classe (JC impresso pág. 14)
Mobilização e ação conjunta
Representantes dos Conselhos Regionais de Medicina do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul se reuniram com Desiré Callegari na sede do Cremesp
Foram realizados inúmeros encontros – em nível nacional e regional –, visando à unidade de ação das entidades médicas em torno de objetivos comuns, tais como pressionar o poder legislativo em defesa da categoria e do aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Exemplo disso foi a Semana da Saúde, na Câmara dos Deputados, realizada em Brasília, na qual foi reivindicada a aprovação do PLP-01/2003, que regulamenta a Emenda Constitucional 29. Outra atuação importante do Conselho foi a retomada da mobilização médica, em Fórum realizado no Rio de Janeiro, que reuniu representantes do CFM, da AMB, da Fenam e de outros Conselhos Regionais.
Entidades paulistas
A unidade na ação das entidades médicas paulistas – Cremesp, Associação Paulista de Medicina (APM), Sindicato dos Médicos (Simesp) e Academia de Medicina – foi exercida amplamente em inúmeras iniciativas, como a intermediação de crises em hospitais, notas oficiais, entre outras. Para fortalecer esses laços, o Cremesp realizou plenárias temáticas na sede da APM e no Simesp.
Encontros nacionais
O Cremesp também marcou importante presença nos encontros nacionais dos Conselhos de Medicina, de 2006 e 2007, respectivamente em Manaus-AM, no mês de setembro de 2006; e, no mês de abril de 2007, em Brasília, colaborando para o avanço das discussões em torno, por exemplo, da revalidação de diplomas estrangeiros no Brasil, ordem dos médicos e interdição cautelar.
Sul e Sudeste
Em Porto Alegre e em Curitiba, o Cremesp participou de encontros que definiram a pauta para o 22º Encontro dos Conselhos de Medicina das Regiões Sul/Sudeste, nos quais foram discutidos: a formação médica; o mercado de trabalho e a remuneração médica; o SUS; e a organização e representação dos médicos.
Confemel
Ainda merece destaque a participação do presidente Desiré Callegari na assembléia geral extraordinária da Confemel-Confederação Médica Latino-americana e do Caribe.
Plenárias temáticas e visitas de autoridades
Secretária municipal de Saúde debate AMA durante plenária no Cremesp
Muitos foram os encontros e visitas de autoridades à sede do Cremesp para discutir questões importantes sobre entidades médicas, condições de trabalho do médico e saúde pública. Dentre estes, podemos destacar a visita de José Carlos Ramos de Oliveira, superintendente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, em retribuição à realizada pelo Cremesp às novas instalações do instituto.
Para analisar a delicada relação entre médicos e indústria farmacêutica, a plenária de conselheiros recebeu a visita bastante prestigiada do conselheiro-corregedor do Conselho Federal de Medicina (CFM), o cardiologista Roberto Luiz d´Ávila, que proferiu palestra na qual defendeu regras visando estabelecer limites nessa relação problemática.
E com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o modelo de assistência ambulatorial (AMA) implantado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital, pela Prefeitura de São Paulo, o Cremesp recebeu a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Orsini de Carvalho Fernandes, em debate promovido pela Câmara Técnica de Políticas de Saúde do Cremesp, durante plenária dos conselheiros.
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Desiré Callegari e José Henrique Vila no Programa de Educação Continuada na capital
Mais de 1.000 médicos beneficiados
O Programa de Educação Continuada realizou quatro módulos na Capital e 11 no Interior, coordenados, respectivamente, por José Henrique Vila e Renato Silva. O programa visa disponibilizar aos médicos, sobretudo aos clínicos, atualização por meio de aulas expositivas e painéis de debates, com informações e temas fundamentais para a boa prática médica com foco no paciente.
A realização de mais módulos no Interior objetivou a descentralização e a ampliação do programa. Cidades como São José do Rio Preto, Santos, Araçatuba e Araraquara foram algumas das cidades beneficiadas. Para 2007, o objetivo é fazer com que o Programa possa ser utilizado no somatório de créditos para a revalidação do título de especialista. Entre os temas abordados nos cursos, destacam-se: Diagnóstico e tratamento das principais causas de mortalidade materna; Cuidados paliativos; Bioética e ética médica; Diagnóstico precoce de câncer; Atualização em infectologia; Pediatria; Perícia médica; Cardiologia; Emergências cardiológicas e clínicos de Cardiologia; e Auditoria médica.
Palestras
Além do programa de Educação Continuada, os conselheiros do Cremesp também proferiram palestras em escolas médicas, hospitais, congressos e inúmeros outros eventos, objetivando sempre o aperfeiçoamento profissional do médico e a melhoria do atendimento em saúde para a população.
Grupo Multiprofissional favoreceu discussão de temas relevantes
São José do Rio Preto recebe módulo do Programa de Educação Continuada
A atuação conjunta dos diferentes conselhos profissionais – política incentivada pela diretoria –, favoreceu a discussão de temas de grande relevância para a saúde pública, dentre eles a obesidade. Essa questão foi amplamente discutida entre o Cremesp e os Conselhos Regionais de Farmácia, Nutrição, Psicologia e Educação Física de São Paulo, em encontro promovido no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no dia 17 de abril último. Dada a relevância do tema para a saúde pública, foi criado o Grupo Multiprofissional de Prevenção e Tratamento da Obesidade, numa parceria entre o Cremesp e o Conselho Regional de Farmácia. Também com o Conselho Regional de Farmácia e o Idec, o Cremesp lançou no ano passado a Cartilha de Medicamentos.