CAPA
EDITORIAL
Apoio à mobilização dos médicos residentes: CRM acompanha crise nacional
ENTREVISTA
Acompanhe o encontro com Clilton Guimarães dos Santos, Promotor Público do Estado
ATIVIDADES DO CREMESP 1
Terminalidade de Vida: resolução é publicada no Diário Oficial da União de 28/11
ATIVIDADES DO CREMESP 2
Recadastramento dos médicos: imprescindível parz evitar a atuação de falsários
AVALIAÇÃO
Segunda fase do Exame do Cremesp foi realizada em 05/11, com prova prática
MOVIMENTO MÉDICO
A crise dos médicos residentes de todo o país que lutam pela qualidade da especialização
PUBLICIDADE MÉDICA
Já foram realizados 12 Fóruns sobre ética em publicidade médica, com resultados promissores
ATIVIDADES DO CREMESP 3
Congresso de Bioética em Ribeirão Preto: reflexão ética sobre desafios da modernidade
MEDICINA E JUSTIÇA
Ações judiciais p/garantir medicamentos focam a prescrição médica
GERAL - CURTAS
Anti-retrovirais: Cremesp participa de plenária pública sobre Lei Federal 9313/96
ACONTECEU
Acompanhe as atividades dos diretores e conselheiros no mês de novembro
ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: dúvidas e respostas para abandono de paciente e transferência de atendimento
GERAL - CURSOS
Destaque p/a criação de rede internacional p/tratamento de dependentes
HISTÓRIA
Iamspe: acredite, recebe mais de 3 milhões de pacientes
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES DO CREMESP 2
Recadastramento dos médicos: imprescindível parz evitar a atuação de falsários
RECADASTRAMENTO
O objetivo é a segurança
Até meados de novembro, mais de 8.000 médicos paulistas haviam realizado seus recadastramentos no Cremesp. O objetivo é reforçar a segurança na identificação dos profissionais e, assim, evitar a atuação de falsários. Com a nova identificação, os médicos estarão mais protegidos contra a clonagem de seus CRMs e a população terá mais segurança na assistência médica.
Um dos médicos recadastrados é Bruno Ferreira, clínico geral. Ele já teve seu CRM utilizado por um falsário e lembra com amargura da situação: “Estava de plantão quando recebi a notícia e tive que ir prestar depoimento; fiquei atordoado, perdi completamente a atenção.” Ferreira defende a inserção da foto na carteira e no site como medida de segurança: “É de suma importância divulgar a foto, pois com ela, quem contrata o médico pode checar sua identidade.” Outro ponto importante lembrado pelo médico é que os falsários utilizam a identidade médica para fazer compras e assumir dívidas. “Depois você tem que provar na Justiça que o erro foi cometido por outra pessoa usando o seu nome”. Ferreira lembra, ainda, o dano que uma pessoa não médica pode causar ao atender a população.
Os médicos podem fazer o recadastramento em qualquer uma das sedes e delegacias do Cremesp, segundo suas datas de aniversário (veja abaixo). Os profissionais que não conseguirem se cadastrar no período estipulado, até final de março de 2007, poderão fazê-lo após esse prazo, mas até regularizarem a situação, seus cadastros constarão como desatualizados. Além disso, a carteira antiga perderá o seu valor legal, não servindo mais como cédula de identidade.
Os profissionais receberão suas novas carteiras em meados de 2007 e até lá deverão guardar os protocolos do recadastramento. A nova carteira obedecerá a um padrão nacional, com recursos que impedem sua falsificação. Por exemplo, um selo holográfico, que trará um código impresso, invisível a olho nu. Também por medida de segurança, o fundo da foto deve ser azul, para melhor contraste e definição na hora da impressão digital.
No ato do recadastramento levar os seguintes documentos originais:
- Formulário preenchido (sem a assinatura e a impressão digital, que serão colhidas somente na hora)
- RG
- CIC/CPF
- Cédula de Identidade do médico (plastificada)
- Uma foto 3x4 (recente, sem data e com fundo azul)
Cronograma de recadastramento
Aniversário do médico - Período de recadastramento
Janeiro e Fevereiro 02 a 31/10/2006
Março e Abril 01 a 30/11/2006
Maio e Junho 01 a 31/12/2006
Julho e Agosto 01 a 31/01/2007
Setembro e Outubro 01 a 28/02/2007
Novembro e Dezembro 01 a 31/03/2007
Mais informações no PORTAL DO CREMESP
Atenção para Horários de Recadastramento
A partir de dezembro, algumas delegacias do Cremesp terão horários de atendimento diferenciados. Confira, AQUI, a relação das delegacias e dos horários especiais durante o período de recadastramento (ou seja, até março de 2007).
Cremesp homenageia seus ex-presidentes
Como parte das comemorações dos 50 anos de fundação, o Cremesp realizou uma homenagem a ex-presidentes da entidade. O evento ocupou o auditório da sede na noite de 31 de outubro, com a entrega de uma placa de prata a cada um dos laureados presentes, os ex-presidentes Isac Jorge Filho, Clóvis Francisco Constantino, Gabriel Hushi, Regina Parizi Carvalho, Pedro Henrique da Silveira, Roberto Godoy, Heitor D´Aragona Buzzoni, Guido Levi e Sebastião de Almeida Prado. Durante a festividade, o atual presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, apresentou um vídeo com imagens e textos que resumiram a história do Conselho, destacando o período de cada presidente, seu respectivo currículo sucinto e suas principais realizações à frente da entidade.
Coube a Sebastião de Almeida Prado (na foto, ao lado de Desiré Callegari) falar em nome de todos os homenageados. Segundo presidente do Cremesp – após o fundador, Flamínio Fávero –, ele rememorou passagens do início do Conselho e contou casos pitorescos. Após a entrega das placas, foi descerrado o retrato de Isac Jorge Filho, que passou a integrar a galeria dos ex-presidentes, localizada nas laterais do auditório.
Da esq. p/a dir. Desiré Callegari, Isac Jorge e sua esposa Leila
Dependentes químicos
Cinco anos da Rede de Apoio
Médicos dependentes de álcool e drogas podem buscar ajuda na Rede de Apoio a Médicos Dependentes Químicos, serviço mantido pelo Cremesp em parceria com a Uniad/Unifesp. Criada em 2001, a Rede oferece atendimento por profissionais e conhecedores das particularidades da profissão médica. Nos cinco anos de atividades, a Rede recebeu 220 casos relacionados ao uso problemático de álcool e outras drogas, além de médicos com ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo e dificuldades de relacionamento. Informações: (11) 5579-5643 ou (11) 8335-0866, ou apoiomedico@psiquiatria.epm.br