CAPA
EDITORIAL
Editorial de Isac Jorge Filho sobre a crise dos falsos médicos
ENTREVISTA
O convidado desta edição é Júlio Waiselfisz, sociólogo argentino radicado no Brasil
ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Destaque p/o Módulo VII - Pediatria, no Programa de Educação Continuada de março
ATIVIDADES DO CONSELHO 2
Programação de eventos especiais comemoram os 50 anos do Cremesp
GERAL 1
Planos de saúde querem redução de coberturas e fim do ressarcimento
MOBILIZAÇÃO
Mais verbas p/SUS é o que pedem os conselhos profissionais
ESPECIAL 1
Análise da Avaliação do Ensino Médico 2005, mostra resultados positivos
ESPECIAL 2
Vem aí novas regras para a propaganda de medicamentos
ATUALIZAÇÃO
Acompanhe textos de Renato Ferreira da Silva e André Scatigno Neto
AGENDA
Cremesp tem participação ativa nos eventos pertinentes à classe
TOME NOTA 1
Texto produzido pelo Centro de Bioética aborda a Licença Maternidade
TOME NOTA 2
Portaria deve agilizar processos adminsitrativos disciplinares
HOMENAGEM
Oswaldo Paulino, médico do Trabalho, recebe homenagens do JC
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES DO CONSELHO 1
Destaque p/o Módulo VII - Pediatria, no Programa de Educação Continuada de março
Educação Continuada
Pediatria é tema do próximo módulo
Nos dias 24 e 25 de março o Cremesp irá promover o sétimo módulo do Programa de Educação Médica Continuada (veja link, abaixo, com a programação completa), com temas de pediatria, organizado pelo conselheiro e pediatra Clóvis Francisco Constantino. Assim como os módulos anteriores, os cursos são gratuitos e dirigidos a médicos de todas as especialidades.
Em fevereiro ocorreu o sexto módulo: nos dias 10 e 11 o Programa abordou Interações Medicamentosas Perigosas em Medicina Interna; já nos dias 17 e 18 foram abordadas Doenças Digestivas na Prática Clínica. O sexto módulo foi coordenado pelos conselheiros do Cremesp José Henrique Andrade Vila, coordenador do Programa na capital, e Gaspar de Jesus Lopes Filho.
Também em fevereiro, São José do Rio Preto sediou o segundo módulo descentralizado do Programa de Educação Continuada, abordando o Diagnóstico Precoce do Câncer. O módulo foi coordenado por Renato Ferreira da Silva, que também é o coordenador do Programa no Interior.
Confira a programação completa do Módulo VII - Pediatria
Cremesp interdita cargo de diretor clínico
da Santa Casa de Franca
Cargo deve ser ocupado por meio de processo eleitoral legal e ético
O Cremesp aprovou a “Interdição Ética” do cargo de diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Franca. A decisão – tomada em reunião plenária no dia 24 de janeiro – impede que qualquer outro médico assuma o cargo até a posse do profissional escolhido por processo eleitoral legal e ético. O médico Marcelo de Pádua Lima – que havia sido nomeado diretor clínico pela direção do hospital – foi transferido para o cargo administrativo de coordenador médico.
O impasse surgiu quando a direção do hospital não aceitou a posse do médico Walter de Oliveira, que ficou em primeiro lugar na eleição para diretor clínico, e nomeou Marcelo de Pádua.
O Cremesp participou ativamente das negociações defendendo a posse do diretor clínico eleito. O presidente do Conselho, Isac Jorge Filho, chegou a ir até Franca, juntamente com o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, Cid Carvalhaes, para participar de reunião com as lideranças médicas locais, com o secretário municipal de Saúde e com o provedor da Santa Casa. O conselheiro da região, Lavínio Nilton Camarim, também está acompanhando o caso: “Aguardamos agora o cumprimento da Resolução 1.481/97 do Conselho Federal de Medicina, que prevê a posse do diretor clínico eleito”, observou.
Enquanto permanece o impasse, o Cremesp lembra que apenas um diretor clínico pode visar o laudo médico para emissão de AIH (Autorização para Internação Hospitalar) de urgência/emergência emitido pelo médico responsável pelo internamento, segundo a Portaria 113/97 do Ministério da Saúde.
Conselhos de Medicina de São Paulo e Minas Gerais
trocam experiências
Com o objetivo de trocar experiências, os conselheiros dos CRMs de São Paulo e Minas Gerais promoveram um encontro, nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Belo Horizonte. O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho e o conselheiro Reinaldo Ayer falaram sobre a Avaliação dos Recém-formados em Medicina no Estado de São Paulo, que aconteceu no segundo semestre do ano passado. Os conselheiros do Cremesp Antônio Pereira Filho, Moacyr Perche e João Márcio Garcia também falaram das experiências do Cremesp como o funcionamento das Delegacias Regionais e os Cursos de Capacitação para Comissões de Ética e do Trabalho do Departamento de Fiscalização. “A iniciativa do Conselho de Minas foi muito positiva; certamente a troca de experiência fará com que os dois CRMs avancem em relação aos temas discutidos”, afirmou Isac Jorge Filho. Ficou decidido que o Cremesp sediará o próximo encontro, com data ainda a ser definida.
Resolução orienta contratação de médicos
Com o objetivo de evitar a contratação de falsos médicos por parte de clínicas e hospitais, o Cremesp fará uma Resolução orientando os diretores clínicos ou técnicos sobre como proceder na admissão de médicos.
Enquanto a Resolução não for homologada e publicada, o Cremesp esclarece que os diretores clínicos ou técnicos devem, além de fazer entrevista com os candidatos ao trabalho médico, solicitar toda a documentação e referências necessárias. Em caso de dúvida, o Conselho de Medicina disponibiliza aos diretores o cadastro de pessoa física, com foto.
O Cremesp pretende também colocar fotos dos médicos no cadastro Guia Médico. Para isso, solicitará a devida autorização aos médicos do Estado de São Paulo.