CAPA
EDITORIAL
Medida Provisória 232: novas regras de tributação entram em vigor em abril, sobrecarregando ainda mais de impostos pessoas físicas e jurídicas
ENTREVISTA
Isac Jorge Filho - novo presidente do Cremesp desde 1º de janeiro
POSSE
Conheça a composição da nova diretoria do Cremesp
CREMESP 1
A posse do novo presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, que substitui Clóvis F. Constantino, presidente do primeiro período da gestão
CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO
A meta deste ano é implantar a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos
CONJUNTURA
A questão do aumento da tributação sobre a prestação de serviços
ESPECIAL
Série SUS: o Jornal do Cremesp ouviu diretores de sete hospitais universitários na capital e no interior
ENSINO 1
Prova prática para Residência Médica começa a ser realizada em algumas Faculdades de Medicina do país
ENSINO 2
Acredite: MEC pode autorizar a abertura de mais cursos de Medicina na capital
ATUALIZAÇÃO
O atendimento de casos de infarto agudo do miocárdio em hospitais não-especializados
CREMESP 2
Propaganda Sem Bebida: especialista americano no assunto garante que estamos no caminho certo
NOTAS
Alerta Ético. Tema: o relacionamento entre profissionais de saúde no dia-a-dia de trabalho
ANOTE
Guia do Cremesp. Consulte os vários serviços oferecidos por esta Casa.
HISTÓRIA
Reportagem especial com Luiz Gonzaga Pinto Saraiva, médico e fotógrafo
GALERIA DE FOTOS
CREMESP 2
Propaganda Sem Bebida: especialista americano no assunto garante que estamos no caminho certo
Propaganda sem Bebida
Campanha está no caminho certo, diz especialista
Aumentam a cada dia as adesões ao movimento Propaganda Sem Bebida, lançado em 2004 pela Aliança Cidadã Pelo Controle do Álcool (ACCA) e liderado pelo Cremesp e pela Uniad/Unifesp. Em 2005, a prioridade da campanha é a aprovação do Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) 35/2000. Já aprovado pelo plenário da Câmara Federal, encontra-se agora em tramitação avançada no Senado. O Cremesp já recebeu mais de 100 mil assinaturas que pedem a aprovação da lei e cerca de 300 entidades assinam manifesto de apoio.
Se aprovada, a lei ampliará o conceito de bebida alcoólica para efeito de propaganda nos meios de comunicação, hoje determinada pela Lei 9.294, de 15.07.96. Com isso, a cerveja e toda bebida com qualquer teor alcoólico passam a ter o mesmo tratamento atualmente dispensado aos destilados. Na prática, ficaria proibida a veiculação de toda e qualquer propaganda de bebida das 6 às 21 horas.
Especialista encontra representantes do Cremesp e da Uniad
Em visita ao Brasil, o especialista norte-americano em políticas públicas do álcool, Robert Reynolds (foto acima), participou, no dia 27 de janeiro, de reunião de avaliação do Movimento Propaganda Sem Bebida, juntamente com Ronaldo Laranjeira, da Uniad/Unifesp e do diretor de Comunicação do Cremesp, Luiz Carlos Aiex Alves. Reynolds avaliou como bastante positiva a campanha pela restrição das propagandas de bebidas. “Mesmo com poucos recursos vocês avançaram muito. Não deixem de usar a experiência bem-sucedida da sociedade organizada no Brasil, que fez aprovar a legislação que limita a propaganda do tabaco, o que muitos países do primeiro mundo ainda não conseguiram.”
Bob Reynolds é diretor do Centro para Análises Políticas e Treinamento, órgão financiado pelo governo norte-americado para acompanhar políticas públicas do álcool. Mais informações sobre a visita de Reynolds a São Paulo no site: www.propagandasembebida.org.br
Tsunami
Conselho arrecadou donativos e cadastrou médicos voluntários
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), juntamente com a Associação Paulista de Medicina e Sindicato dos Médicos de São Paulo, integraram a rede de solidariedade às vítimas do maremoto, tragédia que atingiu diversos países da Ásia no dia 26 de dezembro de 2004. Além de recolher doações de medicamentos, alimentos e roupas até o dia 28 de janeiro, o Cremesp também cadastrou médicos voluntários interessados em prestar atendimento às populações que sofrem as consequências das ondas gigantes.
Os donativos serão encaminhados a Brasília, de onde tem partido carregamentos destinados ao continente asiático. Até o final de janeiro, 40 médicos haviam se apresentado como voluntários, sendo 25 homens e 15 mulheres. Dentre as especialidades há infectologia, pediatria, anestesiologia, cardiologia, clínica geral, cirurgia geral, cirurgia plástica ocular, neurologia, cirurgia do trauma, cirurgia torácica, cirurgia do aparelho digestivo, terapia intensiva e genética médica, dentre outros.
A relação de médicos voluntários será apresentada pelo Cremesp às embaixadas e consulados dos países vitimados, que definirão a necessidade e o planejamento sobre quais profissionais de medicina poderão ser mais úteis. Caso sejam enviados médicos brasileiros, possivelmente eles integrarão a rede de ajuda já instalada nos locais atingidos, formada por governos de diversos países e organizações não governamentais, como Médicos Sem Fronteiras e Cruz Vermelha.
A Comissão constituida pelo Cremesp, coordenada pelo conselheiro Renato Azevedo e pelo membro da Câmara Técnica de Medicina de Tráfego, Carlos Eid, entrou em contato com Jean Luc Poncelet, diretor Geral do Programa de Desastres da Opas, em Washington, recebendo, como resposta, elogios pela iniciativa, estimulos para a criação de uma estrutura permanente, e a informação de que nesse momento é improvável que se necessite pessoal médico do exterior. A Comissão continuará seus trabalhos, procurando organizar uma estrutura permanente para o enfratamento de catástrofes e desastres.
Agenda
Inaugurada a Delegacia Regional de Mogi das Cruzes
Foi inaugurada, em 22 de dezembro último, em Mogi das Cruzes, mais uma Delegacia Regional do Cremesp, aumentando para 28 o número de Regionais do Conselho em todo o Estado de São Paulo, além de quatro metropolitanas na cidade de São Paulo. A nova Delegacia começará a funcionar a partir da primeira semana de fevereiro: rua Princesa Isabel de Bragança, 235 - 13°andar, Cj 1.301. Os números de telefone são: (11) 4725-3262 e (11)4725-3287.
Segundo Kazuo Uemura, diretor do Cremesp e conselheiro da região, “a Delegacia de Mogi das Cruzes abrange uma região muito grande e estará à disposição de médicos, estudantes e população local, proporcionando uma integração maior com o Conselho Regional de Medicina”.
A cerimônia de inauguração contou também com a presença do então presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, e dos conselheiros Krikor Boyaciyan (então primeiro secretário e atual diretor corregedor) e Pedro Henrique Silveira (na época, coordenador das Delegacias do Interior).
Estiveram presentes ainda, o secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, José de Moura Campos Neto; o presidente da APM local, Flávio Isaias Rodrigues; a presidente da OAB local, Cleusa Lavoura Lima; e o vereador Antônio Lino da Silva.
Agenda dos Conselheiros
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, dia 19 de janeiro, aula abordando o tema: “Erro Médico – Visão do CRM”, proferida pelo conselheiro João Ladislau Rosa.
- XVII Congresso Brasileiro de Estudantes de Medicina, dia 19 de janeiro, palestra sobre “Exame de Qualificação para egressos das Escolas Médicas”, proferida pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira.
- Vistoria na Santa Casa de Ourinhos, em 25 de janeiro, visando checar o andamento das ações necessárias para solucionar as dificuldades da instituição. Esteve presente o conselheiro Alfredo Rafael Dell´Aringa, acompanhado por membros do Departamento de Fiscalização e do Jurídico do Cremesp.
Presidente do Cremesp recebe autoridades de Ribeirão Preto
O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, recebeu na Delegacia Regional de Ribeirão Preto o novo secretário de Saúde do município, José Sebastião dos Santos, e o diretor eleito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Marcos Felipe de Sá. O encontro, realizado no dia 10 de janeiro, visou dar início a estudos para parcerias e atividades entre o Cremesp, a nova administração e universidade.
Galeria de ex-presidentes
O ex-presidente e atual conselheiro do Cremesp Gabriel David Hushi, no centro, de terno, descerra seu retrato à óleo na galeria de ex-dirigentes do Conselho, na sede da entidade. À esquerda, sua esposa, Elenice; ao seu lado, o conselheiro Clóvis Francisco Constantino, ladeados por familiares de Hushi e pelo conselheiro Krikor Boyaciyan.