CAPA
EDITORIAL
O melhor da Medicina é a relação médico-paciente
ENTREVISTA
O entrevistado desta edição é Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB)
EDIÇÃO ESPECIAL 1
A criação da Ordem dos Médicos do Brasil
EDIÇÃO ESPECIAL 2
A posse dos novos membros do Conselho Federal de Medicina
EDIÇÃO ESPECIAL 3
Comemorações do Dia do Médico
EDIÇÃO ESPECIAL 4
Plenárias nacionais pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos
EDIÇÃO ESPECIAL 5
Resultados da plenária dos médicos realizada no dia 21 de outubro, na Capital
GERAL
Faculdade de Medicina de Fernandópolis na mira de alunos e autoridades da região
TESOURARIA - CONQUISTAS
Novas medidas facilitam o pagamento da anuidade
ATUALIZAÇÃO
Acidente Vascular Cerebral
AGENDA
Confira fatos de interesse da classe que ocorreram neste mês de outubro
NOTAS
Alerta Ético, Editais e Convocações
PARECER
Estudo citogenético pré-implantacional
HISTÓRIA
A trajetória do médico e professor Alípio Corrêa Neto
GALERIA DE FOTOS
EDIÇÃO ESPECIAL 3
Comemorações do Dia do Médico
EDIÇÃO ESPECIAL CREMESP/APM
Dia do Médico é comemorado na FMUSP
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em comemoração ao Dia do Médico, inaugurou, no dia 18 de outubro, mais uma etapa do projeto de restauro e modernização da instituição.
Participaram da cerimônia, que contou com mais de 300 convidados, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata; os presidentes da APM, José Luiz Gomes do Amaral; do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino; do Simesp, José Erivalder Guimarães; da AMB, Eleuses Vieira de Paiva; dentre diversas autoridades.
Mais antiga escola médica de São Paulo, criada em 1913 pelo Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, a FMUSP iniciou sua restauração física em 1998. A etapa inaugurada compreende a reabertura do Teatro, a entrega da restauração do Hall Central e a inauguração da área técnica externa.
Segundo o diretor da FMUSP, Giovanni Guido Cerri: “a data tem uma importância especial porque temos a chance de refletir sobre o papel da instituição. Ao mesmo tempo em que comemoramos o dia do médico, homenageamos os 70 anos da FMUSP e os 60 anos do Hospital das Clínicas”.
Para o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alkcmin, que participou da cerimônia “o projeto de preservação é um exemplo de que o poder público e privado podem trabalhar juntos em benefício da população e da prática da boa Medicina e do bom nível de ensino”. As reformas do teatro duraram um ano e o custo foi de R$ 2,8 milhões, com o apoio de empresas privadas.
Publicação
Como parte das comemorações dos 70 anos da FMUSP, foi lançado o livro A Casa de Arnaldo, que retrata a história da instituição desde sua fundação. A obra vai somar-se a outra iniciativa que será lançada em breve: em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Academia de Medicina lançarão o livro “450 anos de Medicina em São Paulo”.
Também até o final de 2004 o Cremesp publicará livro histórico, que resgata meio século de atividade do Conselho.
Homenagem a Eleuses Paiva
O presidente da Associação Médica Brasileira, Eleuses Vieira de Paiva, foi homenageado durante a solenidade na FMUSP. “Ao homenagear figuras proeminentes da área, como Eleuses, mostramos que é possível exercer a medicina com qualidade e ética”, disse o diretor da FMUSP, Giovanni Guido Cerri.
“Esta é uma homenagem à autêntica vocação de Eleuses. Vocação no sentido etimológico, como uma voz interior que solicita e aponta o caminho, uma luz a ser seguida, que, personificada em um profissional leal, inteligente e responsável como Eleuses, ganha ainda mais brilho”, afirmou o diretor cultural da APM, Guido Arturo Palomba, ao entregar a placa.
Também foi homenageada a médica Margarida Barreto, ex-diretora do Simesp.
“Valorizar o médico é valorizar nossa saúde”
Em homenagem aos médicos do estado de São Paulo, o Cremesp veiculou na capital e nos principais municípios do interior 152 outdoors com mensagem de valorização da profissão. Os outdoors foram afixados de 9 a 22 de outubro, 45 deles nas principais avenidas da cidade de São Paulo. O restante, 107, foram distribuídos nos municípios de Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Jau, Jundiaí, Marília, Limeira, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.