CAPA
EDITORIAL
Esforço perseverante
ENTREVISTA
Ulysses Fagundes Neto
ARTIGOS
"Acupuntura no contexto médico" e "Socorro aos hospitais universitários"
MOVIMENTO MÉDICO
Mobilização Nacional contra Operadoras de Saúde
PLANOS DE SAÚDE
Principais conclusões da CPI
ESPECIAL
Residência Médica: Novos Desafios
CAMPANHA
Como proteger-se contra o álcool
GERAL 1
A questãio da revalidação de diplomas estrangeiros
NOTÍCIAS DO CONSELHO
As atribuições dos conselheiros
AGENDA
Destaque para a criação de Comissão de Estudos da Violência contra Médicos
NOTAS
Convocações & Contato
GERAL 2
De olho nos sites
MEMÓRIA
Alfredo Bruno Júnior e Ruy Ferreira Santos
GALERIA DE FOTOS
AGENDA
Destaque para a criação de Comissão de Estudos da Violência contra Médicos
Cremesp cria Comissão para estudar violência contra médicos
Preocupado com o número cada vez maior de notícias a respeito de agressões físicas contra médicos e outros profissionais de saúde durante o trabalho, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) criou a Comissão de Estudos de Violência. Coordenado pelo conselheiro Isac Jorge Filho, o grupo pretende conhecer a extensão do problema, analisar as raízes e apurar se existem razões específicas para essas ocorrências ou se fazem parte de um contexto generalizado de violência no país. Depois disso, estudará medidas para enfrentar o problema.
Além do coordenador, a comissão é formada pelos conselheiros Nacime Salomão Mansur, Jorge Carlos Machado Curi, João Ladislau Rosa e Renato Françoso Filho. O grupo também procurou apoio e parceria do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP). A primeira reunião, realizada no último dia 7, já contou com a presença da representante do Núcleo da USP, Maria Fernanda Tourinho Peres. Foi traçada uma estratégia geral que divide os trabalhos em quatro fases. Nas duas primeiras serão feitos levantamentos para avaliar e quantificar o problema. A terceira prevê estudos sociológicos das causas e, a última, ações direcionadas para a prevenção da violência.
“Nossa preocupação é saber se a violência tem raízes específicas, podendo estar ligada à massificação do atendimento, deterioração da relação médico/paciente ou desinformação. A Comissão precisa estudar profundamente essas possibilidades para propor soluções”, afirmou Isac Jorge. O coordenador destacou ainda que, devido à complexidade do problema, a Comissão pretende desenvolver os trabalhos em parceria com as secretarias de Saúde do Estado e dos municípios, Associação Paulista de Medicina (APM) e Sindicatos Médicos.
Conselho e FMUSP assumem compromisso de parcerias
O Cremesp, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e o Hospital das Clínicas de São Paulo firmaram compromisso para futuras parcerias, durante encontro realizado na sede do Conselho, em 30 de outubro. As instituições foram representadas respectivamente por Clóvis Francisco Constantino, presidente do Cremesp; Giovanni Guido Cerri, diretor da FMUSP e Marcos Boullo, superintendente do Hospital das Clínicas.
Entre outros pontos, discutiu-se a formação ética dos médicos. Os presentes concluíram que é necessário estar sempre em contato com os estudantes e residentes, por meio de reuniões regulares nas instituições, para que eventuais dilemas e problemas éticos possam ser resolvidos logo em seu início ou prevení-los.
Ficou já acertado, por exemplo, que no ano que vem as comemorações do “Dia do Médico” serão feitas de forma unificada entre Cremesp, APM e FMUSP, utilizando o espaço do teatro da faculdade, que atualmente vem passando por reforma.
Maria do Patrocínio Tenório Nunes, conselheira do Cremesp, presente no encontro, destacou que “a intenção é aproximar as entidades dos alunos e residentes, inclusive como um trabalho preventivo.”.
Plenária do Conselho debate Classificação Hierarquizada
A implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) foi debatida em sessão plenária do Cremesp, em 28 de outubro, que teve a participação de várias lideranças médicas.
Presentes Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); José Erivalder Guimarães, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp); Guido Palomba, presidente da Academia de Medicina de São Paulo; Lincoln Marcelo Freire, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Viriato João Leal da Cunha, presidente da Associação Catarinense de Medicina; e Florisval Meinão, diretor de Defesa Profissional da APM.
Encontro sobre Clínica Médica supera expectativas
O 7º Congresso Brasileiro de Clínica Médica foi realizado entre 30 de outubro e 2 de novembro no ITM Expo, em São Paulo, contando com a presença de 4.100 pessoas. A programação contou com cursos, conferências e outros debates, com destaque para os temas “Cuidados Paliativos” e “O Financiamento do SUS e a Valorização do Médico”.
Antônio Carlos Lopes, presidente do evento, fez questão de destacar que “o congresso foi além das expectativas. Comparado ao anterior, ocorrido há dois anos, o número de participantes aumentou consideravelmente.” O perfil do público neste ano também mudou: em torno de 70% dos inscritos eram estudantes de Medicina em 2001. Neste ano a situação se inverteu: a maioria era formada por médicos da área.
O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, participou da cerimônia de abertura do Congresso. A ocasião contou também com outras presenças importantes, como Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luíz Gomes do Amaral, presidente da APM, o deputado federal Walter Feldman (PSDB-SP) e o senador Tião Vianna (PT-AC), entre outros.
Congresso de Acupuntura reúne especialistas de todo mundo
Numa iniciativa pioneira, que contou com cerca de 1.500 especialistas de todo o mundo na área de acupuntura, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, foi realizado, no Guarujá, o 1º Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica.
Simultaneamente ao Congresso, promovido pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (Amba) e pelo International Council of Acupuncture and Related Techniques (Icmart), aconteceram o 4º Congresso Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (MTC ) – Acupuntura da Amba e o 2º Congresso Paulista da Dor.
Na opinião de Rui Tanigawa, conselheiro do Cremesp, vice-presidente da Amba e presidente do Congresso “os objetivos foram alcançados. Agora, vamos traçar as metas para que a especialidade possa atingir a residência médica e também se firmar como uma saída no tratamento da população”.
O presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, esteve presente no evento, compondo a mesa de abertura.