PÁGINA 8
Instituição de saúde
Santa Casa de Franca é referência para 22 municípios da região
Com 120 anos de existência, a Santa Casa de Misericórdia de Franca começou como “Irmandade” e atualmente denomina-se “Fundação”, composta por três unidades: a Santa Casa, o Hospital do Câncer e o Hospital do Coração. Juntos, desempenham importante papel no atendimento à população da cidade e de mais 21 municípios
vizinhos, prestando serviços ambulatoriais e de emergência a cerca de 170 mil pacientes por ano. Atuam no complexo, cerca de 300 médicos de um total de 1.500 funcionários.
A Santa Casa é classificada pela Secretaria Estadual de Saúde como hospital estruturante, sendo referência em atendimento complexo de diversas especialidades
pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a fundação constituiu uma Organização Social de Saúde (OSS) que administra o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do município de Franca.
De acordo com o presidente da instituição, José Cândido Chimionato, o complexo tem uma despesa média mensal de R$ 12 milhões, sendo 50% delas cobertas por recursos federais do SUS, 24% pelo Governo do Estado de São Paulo, 9% pela Prefeitura de
Franca e 17% por receitas de convênios e contribuições da sociedade. “Cerca de 95% dos atendimentos são realizados pelo SUS”, afirmou Chimionato.
O diretor clínico da Santa Casa, Ciro Botto, ressalta que a instituição é o único grande hospital de referência que atende o SUS na região. “Apesar da alta demanda, temos conseguido trabalhar de maneira organizada”, declarou. “Nosso desafio é fazer, dentro de um hospital SUS, uma Medicina de primeiro mundo”, destacou Botto.
Instituição de ensino
Também reconhecida como hospital de ensino, a Santa Casa de Franca mantém dois ambulatórios-escola para estudantes de Medicina e de outras profissões da Saúde, por meio de parcerias com o Centro Universitário Municipal (Uni-FACEF) e com a Universidade de Franca (Unifran). Segundo o presidente da Fundação Santa Casa, José Cândido Chimionato, pela instituição já passaram 10 turmas de médicos residentes. “Isso atesta a credibilidade da instituição, tanto na comunidade hospitalar como também na científica”, destacou.
Hospital do Coração
Cerca de 320 cirurgias são realizadas por ano – sendo 65% das intervenções para colocação de marca-passo – no Hospital do Coração, que integra o complexo. “Além disso, o serviço de hemodinâmica realiza mais de dois mil procedimentos ao ano, auxiliando no diagnóstico de doenças cardíacas”, informou o diretor técnico da instituição, Marcelo de Paula Lima.
Hospital do Câncer
Referência em oncologia, o Hospital do Câncer atende mais de 1,5 mil pacientes ao mês. Disponibiliza serviços de hormonioterapia, psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, medicina nuclear, quimioterapia e radioterapia. O grande idealizador do hospital foi o oncologista Leonardo de Oliveira, um decano e reconhecido médico de Franca.
Hospital do Câncer atende mais de 1,5 mil pacientes ao mês