CAPA
EDITORIAL (PÁG. 2)
Lavínio Nilton Camarim - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (PÁG. 3)
Jan Helge Solbakk
PESQUISA (PÁG. 4)
Médicos estão satisfeitos com serviços presenciais e online prestados pelo Cremesp
POLÍTICAS PÚBLICAS (PÁG. 5)
Câmara Técnica recomenda revisão imediata da nova Política de Atenção Básica
GERAL (PÁG. 6)
Exame do Cremesp disponibiliza simulado inédito na edição de 2017
INAUGURAÇÃO (PÁG. 7)
Nova Delegacia de Jales atende demandas de 40 municípios da região
ESPECIAL - DEFESA DA MEDICINA (PÁG. 8 e 9)
Conselho intensifica medidas para enfrentar ameaças à profissão
CREMESP 60 ANOS (PÁG. 10)
Livro histórico aborda luta pela criação de carreira de Estado para médicos
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (PÁG. 11)
Em Congresso, presidente do Cremesp defende Ato Médico e orienta sobre publicidade
INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (PÁG. 12)
Complexo de Sorocaba é referência em transplante e captação de córneas no Brasil
JOVEM MÉDICO (PÁG. 13)
Melhorias pretendidas pelo transumanismo suscitam preocupações no meio científico
CONVOCAÇÕES (PÁG. 14)
Editais
BIOÉTICA (PÁG. 15)
Suicídio, finitude da vida e transexualidade são temas de congresso médico em Recife
GALERIA DE FOTOS
INAUGURAÇÃO (PÁG. 7)
Nova Delegacia de Jales atende demandas de 40 municípios da região
Nova Delegacia de Jales atende demandas de 40 municípios da região
Nova delegacia do Cremesp em Jales já está em funcionamento. Além do município sede, a área sob jurisdição regional abrange mais 39 cidades e soma cerca de 800 médicos inscritos. A nova unidade passa a atender, também, os municípios de Álvares Florence, Aparecida D’Oeste, Aspásia, Cardoso, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Guarani D’Oeste, Indiaporã, Macedônia, Magda, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Nova Canaã Paulista, Ouroeste, Palmeira D’Oeste, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Pontalinda, Populina, Rubineia, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil e Vitória Brasil.
“O Conselho é um órgão público federal, criado para defender o exercício ético da Medicina e a saúde da sociedade. É isso o que pretendemos fazer em Jales, assim como nas demais delegacias do Interior”, afirmou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, durante a solenidade de abertura da regional, em 27 de setembro.
A cerimônia também contou com a presença dos conselheiros Paulo Cézar Mariani e Pedro Teixeira Neto, além de delegados do Cremesp e autoridades locais. “Nós trouxemos esta delegacia para os colegas médicos, porque ela fortalecerá a fiscalização e, como consequência, beneficiará a população que necessita de atendimento médico”, destacou Mariani, conselheiro responsável pela delegacia de Jales.
Atuam como delegados regionais do Cremesp em Jales os médicos Luis Roberto Baitello (superintendente), Frederico Marques Neves e Paulo Roberto Fantini. “Os serviços prestados pela delegacia de Jales e o diálogo com a população local trarão benefícios aos médicos e à sociedade em geral”, declarou Baitello.
Com a nova unidade, os serviços do Cremesp, que antes eram centralizados na delegacia de São José do Rio Preto – distante cerca de 150 km –, passam a ser oferecidos na delegacia, localizada no centro da cidade de Jales. Ao todo, o Cremesp conta com 26 delegacias no Interior do Estado e 10 na Capital e região metropolitana, além da sede na rua Luís Coelho e a subsede na Vila Mariana.
Serviço
Delegacia Regionalde Jales
Endereço: Rua 4,nº 2.331 - Centro
CEP 15700-058
Telefone: (17) 3621-3316 e 3621-3269
Horário: segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 18h
E-mail: drjls@cremesp.org.br
Cidade é referência em serviços de saúde na região
Localizada na região Noroeste do Estado e a 586 km da cidade de São Paulo, Jales tem cerca de 50 mil habitantes. O município é um importante polo comercial e de serviços, com destaque para os de saúde. “A Santa Casa e a Unidade de Jales do Hospital do Câncer de Barretos são hospitais de referência da região, atendendo à demanda de vários municípios vizinhos”, afirma o conselheiro responsável pela regional do município, Paulo Cézar Mariani.
A Santa Casa de Jales possui um total de 144 leitos, sendo 89 cadastrados exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a 16 municípios da região. Conta com 73 médicos no corpo clínico e possui cerca de 300 colaboradores. Presta assistência a cerca de 5 mil pacientes por mês, incluindo internações, consultas, urgência e emergência, cirurgias e terapias, além de exames laboratoriais e de imagem.
Inaugurado em 2010, o Hospital do Câncer de Jales conta com 28 médicos. Foi construído para ampliar a assistência e facilitar o acesso ao tratamento para pacientes que residem em locais mais próximos do município sede. O hospital dispõe de serviços de ambulatório, oncologia clínica, radioterapia, diagnóstico por imagem, centros cirúrgicos, endoscopia, colonoscopia e exames laboratoriais, além de unidades de internação e centro de terapia intensiva. Realiza em média 1 mil atendimentos/dia, sendo 100% SUS.
Atuam, vinculados à Prefeitura de Jales, 22 médicos, sendo dois efetivos e 20 contratados. A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de 10 unidades de Saúde da Família, além do Núcleo Central de Saúde.