CAPA
ENTREVISTA (pág. 3)
Gabriel Wolf Oselka
NOTÍCIAS (pág. 4)
Plenária do Cremesp recebe ministro da Saúde e exige soluções para a crise
ESPECIAL (PÁG. 5)
Serviços exclusivos conferem destaque ao Conselho paulista
ESPECIAL (PÁG. 6)
Exposição registra pujança do Conselho paulista nas lutas em prol da Saúde
ESPECIAL (PÁG. 7)
Ações regionais foram referências para regulamentações no País
ESPECIAL (PÁG. 8)
O percurso do Cremesp rumo à regulamentação dos Conselhos de Medicina
ESPECIAL (PÁG. 10)
Médicos de SP ganham obra de arte exclusiva do artista plástico Guto Lacaz
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (PÁG. 11)
Presidente do Cremesp fala sobre papel dos Conselhos em congresso internacional
ESPECIAL (PÁG. 12)
O que nos reserva a Medicina dos anos futuros?
EU, MÉDICO (PÁG. 13)
Para médica, avanço tecnológico não significou avanço humano
EDITAIS (pág. 14)
Convocações
ESPECIAL (pág. 15)
Cremesp é um dos protagonistas do pensamento bioético no País
EDITORIAL (pág. 2)
Cremesp na vanguarda
GALERIA DE FOTOS
ESPECIAL (PÁG. 5)
Serviços exclusivos conferem destaque ao Conselho paulista
Serviços exclusivos conferem destaque ao Conselho paulista
Detentor do registro de quase um terço dos médicos atuantes no País, não é somente em números que o Cremesp está à frente. Além de ser referência pela atuação na defesa da ética médica, das políticas públicas de saúde e dos direitos dos médicos, o Regional de São Paulo também se destaca pela qualidade dos serviços que oferece. Entre eles, alguns exclusivos, como a Rede de Apoio aos médicos para o tratamento da dependência química e transtorno mental, a Biblioteca “Flamínio Fávero” e a dispensa de rodízio de carros na cidade de São Paulo. Confira a seguir as principais facilidades e vantagens que esses serviços oferecem aos médicos inscritos neste Conselho.
Parceria com Uniad completa 15 anos
Sala da Rede de Apoio do Cremesp
Pioneira no Brasil no trabalho de oferecer assistência e facilitar o acesso de médicos ao tratamento da dependência química, a Rede de Apoio a Médicos Dependentes Químicos do Cremesp está completando 15 anos de existência.
Idealizada em parceria com a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad), da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), a rede avançou efetivamente na abordagem consciente e acolhedora dos médicos portadores de transtornos por uso de substâncias.
Criada para atender casos de dependência de álcool e drogas, o serviço ampliou-se para assistir médicos com transtorno mental , visando preservar a sua saúde e o seu direito de exercício da profissão. Desde 2011, tal demanda é acolhida no Programa de Esquizofrenia da Unifesp (Proesq). “A credibilidade do serviço respalda-se na confidencialidade e na rápida entrada em atendimento“, diz o psiquiatra Hamer Palhares, um dos coordenadores da rede.
Perfil do médico atendido
Ao todo, já passaram por um primeiro atendimento 440 médicos, a maioria do Estado de São Paulo (91%). O serviço realiza cerca de 300 consultas individuais por ano.
Dentre os que procuraram o serviço, além dos quadros de dependência química, há casos de depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e esquizofrenia.
Segundo o psiquiatra, os que permanecem em tratamento, em geral, têm bom resultado e retornam ao trabalho. Dentre os casos atualmente em atendimento, observam-se taxas de melhora (incluindo redução significativa do consumo e abstinência completa) em aproximadamente 68% dos casos.
Palhares diz que, em sua maioria, a procura do tratamento é por iniciativa de alguém da família. “Daí a importância de incluí-los no atendimento”, observa. Segundo ele, a busca espontânea e motivada por colegas ou superiores hierárquicos no trabalho também são frequentes.
De acordo com os dados da Rede, entre as principais substâncias consumidas nessa população de médicos, destacam-se mais frequentemente o álcool (60% dos casos), cocaína (31%), opioides (30%) e maconha (23%).
Biblioteca possui mais de três mil títulos
Entre os diversos serviços que o Cremesp oferece aos médicos de São Paulo, destacam-se os disponibilizados pela Biblioteca “Flamínio Fávero”, cujo nome é uma homenagem ao primeiro presidente do Conselho. A Biblioteca possui um dos maiores acervos de bioética do País.
Recentemente seu espaço foi ampliado, com as novas instalações na sede Luís Coelho do Cremesp, oferecendo salas informatizadas para estudos e pesquisas.
Seu acervo, com aproximadamente 3.000 títulos para consulta, inclui livros de ética médica, teoria jurídica em ética médica e bioética, e legislação em Medicina.
Além disso, a biblioteca oferece aos médicos até dois exemplares impressos de livros editados pelo Conselho.
Serviço
A lista completa dos livros ofertados pode ser acessada no site do Cremesp, pelo link: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Publicacoes; e para a busca de legislação, basta acessar: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=PesquisaLegislacao&dif=s.
Foto: Laura Jorge, sob supervisão de Osmar Bustos
Cremesp oferece isenção em rodízio de veículos aos médicos da Capital
Há 16 anos, médicos com inscrições ativas no Cremesp podem usufruir da isenção de rodízio de veículos no município de São Paulo. Desde o ano de 2001, o Conselho Regional de São Paulo vem oferecendo esse benefício aos profissionais da Medicina. Para usufruí-lo, basta comprovar residência no município de São Paulo e possuir veículo registrado em seu nome e licenciado na capital paulista.
Serviço
Para solicitar a dispensa do rodízio, é necessário acessar o site do Conselho, na Área do médico (https://www.cremesp. org. siteAcao= AreaDoMedico), e certificar-se de todos os critérios e documentos exigidos para obtenção do benefício.