CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
Mauro Aranha - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Suzanne T. Anderson
INSTITUIÇÃO DE SAÚDE (pág. 4)
A prioridade do hospital pela humanização ajuda na recuperação dos pacientes
TRABALHO DO MÉDICO (pág. 5)
O debate trouxe para pauta a campanha Violência não resolve, iniciada em 2015 em conjunto com o CorenSP
INSTITUCIONAL (pág. 7,8,9 e 10)
O Jornal do Cremesp mostra as funções e responsabilidades do órgão
ENSINO MÉDICO (pág. 10)
O objetivo é dar orientações de como montar uma boa prova para os estudantes
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Mauro Aranha, presidente do Cremesp, comentou a situação em debate
EU,MÉDICO (pág. 12)
Sidnei Epelman
JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
A cartilha tem o objetivo de montar grupos de apoio sobre questões que envolvam a atenção médica
BIOÉTICA (pág. 15)
Estudo aponta excesso de solicitações e erros de interpretação em testes genéticos
EDITAIS (pág. 14)
Convocações
BIOÉTICA (pág. 15)
Estudo aponta excesso de solicitações e erros de interpretação em testes genéticos
GALERIA DE FOTOS
ENSINO MÉDICO (pág. 10)
O objetivo é dar orientações de como montar uma boa prova para os estudantes
Cremesp orienta sobre formulação de provas de Qualificação Médica
A Avaliação Periódica do Ensino Médico (Apem), anunciada no ano passado pelo Cremesp, teve sua metodologia apresentada a 24 escolas médicas do Estado de São Paulo e aos Conselhos Regionais de Medicina de Espírito Santo, Goiás e Rondônia durante o Encontro sobre Qualificação Médica. O evento foi organizado pelo Cremesp, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP-HSL), no dia 17 de maio. Representantes do National Board of Medical Examiners (NBME) ministraram o workshop Construção de Questões de Múltipla Escolha de Qualidade, com orientações claras e exemplos práticos de como montar uma boa prova para os estudantes de Medicina.
“Estamos muito animados com essa parceria. Já trabalhamos com algumas instituições no Brasil, mas acreditamos que essa iniciativa do Cremesp irá ajudar na mudança da cultura da avaliação no Brasil”, ressaltou Allison Kulesher, editora-chefe da NBME.
Para Bráulio Luna Filho, diretor 1º secretário do Conselho e coordenador da Apem, a parceria com as escolas médicas é fundamental para o sucesso do programa. “Esperamos que esse processo ajude o professor na arte de avaliar seus estudantes de maneira efetiva, de construir currículo, de melhorar seu sistema e de integrar diferentes sistemas pedagógicos, num modelo parecido ao do Canadá e dos Estados Unidos”, ressaltou.
QM1 e QM2
A Avaliação Periódica do Ensino Médico (APEM) é uma ferramenta de avaliação da graduação que será disponibilizada pelo Cremesp, IEP-HSL e NBME para todas as escolas de Medicina interessadas, no 2º semestre deste ano. O programa irá oferecer uma oportunidade de avaliação individual e confidencial do conhecimento adquirido em ciências básicas e na prática clínica. O teste será aplicado para estudantes nos 3º e 5º anos (6º e 10º semestres), de forma voluntária e gratuita, de todas as faculdades de Medicina que se inscreverem no APEM.
A Qualificação Médica 1 (QM1) será aplicada para alunos do 3º ano e irá abranger ciências básicas. Já a Qualificação Médica 2 (QM2), será um teste de práticas clínicas para alunos do 5º ano. Os resultados obtidos serão sigilosos e poderão ser considerados no Exame do Cremesp.