CAPA
EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág.3)
Thomas Maack
ATOS PÚBLICOS (pág.4)
Médicos realizam manifestações no centro da capital paulista
MAIS MÉDICOS (pág.5)
Relação de trabalho dos médicos cubanos é questionada pelo MP
ENEM EXTRAORDINÁRIO (pág.6)
Encontro discute medidas do governo
ATO MÉDICO (pág.7)
Vetos de Dilma Rousseff à Lei 12.842/2013
ELEIÇÃO CREMESP (pág.8)
Processo eleitoral dá vitória à Unidade Médica
ELEIÇÃO CREMESP (pág.10)
Valorização profissional na saúde pública e privada
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.11)
IV Congresso de Acadêmicos
COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal
PEMC (pág.13)
Reuniões podem ser acompanhadas por videoconferência
BIOÉTICA (pág.15)
Ministério da Saúde & Transexualismo
EXAME DO CREMESP (pág.16)
Inscrições para a nova edição abrem em setembro
GALERIA DE FOTOS
PEMC (pág.13)
Reuniões podem ser acompanhadas por videoconferência
Clube do Fígado analisa trauma hepático
Hepatologistas e demais especialistas reunidos na sede do Cremesp
O trauma hepático tematizou o encontro do Clube do Fígado, realizado na sede do Cremesp, no dia 13 de agosto. A reunião teve coordenação da Escola Paulista de Medicina, tendo como moderadores os médicos Gabriel Garbato e Marcelo Moura Linhares. O encontro contou com participação ativa da plateia, sendo também transmitido por videoconferência, de forma que os interessados pudessem participar das enquetes e fazer perguntas.
No debate, foram discutidos dois casos de pacientes com trauma de fígado, submetidos a embolização terapêutica e a tratamento cirúrgico. Foram debatidas possíveis condutas para um trauma hepático, envolvendo abordagens cirúrgica, operatória e não operatória e radiologia intervencionista.
Estiveram presentes cirurgiões especialistas em fígados e em aparelhos digestivos, radiologistas, anatomopatologistas, alunos e outros residentes.
Programa de Educação Médica Continuada (PEMC)
- Prontuário Médico e Atestado, na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em 24/07;
- Abdome agudo, na Unimed de Ituverava, em 08/08;
- Hepatite e Epidemiologia, em Miguelópolis, em 18/08.
Demais eventos com a participação do Cremesp
- Palestra no ciclo Debates de Cidadania, promovido pela Ágora (sociedade civil de interesse público), na Câmara de Vereadores de Penápolis, em 23/07;
- Reunião da Comissão de Direito Médico, no dia 23/07, na sede do CFM;
- Palestra Diretivas Antecipadas de Vontade – Testamento Vital, durante a I Jornada Multiprofissional de Cuidados Paliativos do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence (São José dos Campos), em 26/07;
- Palestra DRGE – Quando operar?, durante a XXI Jornada de Cirurgia e Gastroenterologia de Franca, em 02/08;
- Mesa de abertura e palestra sobre Provab/Revalida durante os IV Congresso e Acadêmicos da APM, III Congresso de Acadêmicos da AMB, III Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina, IV Simpósio da IFMSA e II Encontro Paulista das Ligas Acadêmicas de Cardiologia, na APM, em 02/08;
- Palestra Aspectos Éticos da Judicialização na Saúde, durante o Fórum de Judicialização da Saúde da APM, no auditório nobre da APM, em 05/08;
- Simpósio de Ética Médica e Julgamento Simulado, durante o XXXVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia, no RioCentro (Rio de Janeiro), de 7 a 10/08;
- Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem) – Extraordinário, no Auditório da Associação Médica de Brasília, de 9 a 10/08;
- Simpósio de Bioética Hospitalar, no Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, em 13/08;
- Palestra sobre Marketing em Consultório, durante a Jornada de 25 anos da Associação Brasileira de Flebologia e Linfologia & 3º Congresso Internacional de Flebologia e Linfologia Santista, no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo, de 15 a 17/08;
- Mesa redonda Por que não ter a prova do Cremesp?, durante o Congresso Universitário do ABC (Santo André), em 16/08;
- Estande do Cremesp no 2º Curso de Educação Médica Continuada em Dermatologia (Cemced), na Fecomércio, em 17/08.
Planos de saúde
Campanha contra subsídios públicos conta com mais de 50 mil assinaturas
O manifesto Em defesa do SUS e pela extinção de subsídios públicos para planos e seguros de saúde, que conta com o apoio do Cremesp e de outras 30 entidades, conquistou, em dois meses, mais de 50 mil assinaturas pedindo encaminhamento à Presidência da República. A iniciativa começou após ato público de 26 de abril, na Faculdade de Saúde Pública da USP.
O manifesto se opõe à destinação de recursos públicos para a saúde suplementar. Em março de 2013, em reunião com a presidente Dilma Rousseff, empresários do setor defenderam desoneração e isenção de impostos, em troca da oferta de planos de saúde populares, de baixo preço e cobertura restrita.
A campanha continua aberta para mais adesões de entidades e cidadãos no site Change.org (procure pelo abaixo-assinado Presidente Dilma: não acabe com o SUS). O manifesto será anexado a pedido de audiência com a presidente Dilma Rousseff e encaminhado ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha; ao diretor-presidente da ANS, André Longo; ao Ministério Público Federal; ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.
Médicos pedem afastamento de diretor da ANS
O CFM, Cremesp e entidades médicas nacionais manifestaram-se, em agosto, contra a nomeação de Elano Rodrigues Figueiredo para o cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde (ANS). Ele foi indicado pela presidente Dilma Rousseff e aprovado em sabatina na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Em seu currículo, ele omitiu a atuação como defensor jurídico de planos de saúde, o que caracterizaria conflito de interesse.
Nota oficial do Cremesp*
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp, vem a público solicitar a anulação da sabatina no Senado Federal e da consequente nomeação pelo Governo Federal do Dr. Elano Rodrigues Figueiredo ao cargo de diretor da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Conforme amplamente divulgado pela mídia, o diretor nomeado da ANS omitiu sua atividade de prestador de serviços e funcionário de plano de saúde, o que configura grave conflito de interesse para o exercício da função na agência reguladora.
Na condição de diretor jurídico de operadora de plano de saúde, além de mover ações contrárias aos direitos dos pacientes e a favor de exclusões de coberturas de atendimento, foi autor de denúncias contra entidades médicas, levadas à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, no sentido de cercear o direito de mobilização dos profissionais de medicina por honorários dignos.
Neste sentido, solicita à Exma. Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; ao Ilmo. Sr. Presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Américo Lacombe; e ao Exmo. Presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, Senador Waldemir Moka, a anulação da sabatina no Senado e o afastamento imediato do Dr. Elano Rodrigues de Figueiredo do cargo de diretor da ANS.
São Paulo, 13 de agosto de 2013
(*) também assinam a nota AMB, CFM e Fenam