CAPA
EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág.3)
Cyro Miranda
ANVISA (pág.4)
Resolução da Anvisa pode reduzir acidentes com álcool
ELEIÇÕES DO CREMESP (pág.5)
Validação do voto
REVISÃO (pág.6)
Modificações no CPEP
EXAME DO CREMESP (pág.7)
MPF afirma que avaliação é legal
MOVIMENTO MÉDICO (pág.8)
Recursos para o SUS
MOVIMENTO MÉDICO (pág.9)
Formação médica é pauta de encontro com presidenta
MOVIMENTO MÉDICO (pág.10)
Documento sugere melhorias da Medicina no país
MOVIMENTO MÉDICO (pág.11)
Saúde suplementar
COLUNA DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Fórum de Hematologia e Hemoterapia
REGULAMENTAÇÃO (pág.16)
Governo veta lei que limitava publicidade de fast food a crianças
GALERIA DE FOTOS
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Fórum de Hematologia e Hemoterapia
Cremesp discute autonomia em tratamentos hemoterápicos
Azevedo, Marta, d'Ávila e Vital: aspectos éticos e jurídicos envolvidos na recusa do tratamento
A autonomia do paciente e do médico em casos de recusa de tratamento hemoterápico foi um dos temas do Fórum de Hematologia e Hemoterapia do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado na subsede do Cremesp, no dia 9 de abril. Presente ao evento, Renato Azevedo Júnior, presidente da Casa, participou como debatedor do tema, que envolveu os 92 presentes, entre especialistas, pesquisadores e gestores.
Estiveram também na mesa de palestras e debates Roberto Luiz d’Ávila, presidente, Marta Muller, coordenadora da Câmara Técnica de Hematologia e Hemoterapia do CFM, e Carlos Vital, 1º vice-presidente do CFM, e Guilherme Genovez, coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.
As palestras abrangeram os aspectos éticos e jurídicos envolvidos na recusa de tratamento, passando pelo entendimento da autonomia e da obrigação médica, e da autonomia e dignidade do paciente. Ainda discutiu-se o uso de plasma rico em plaquetas (PRP), abordando evidências técnico-científicas, normas vigentes, fatos e regulamentação brasileira.
Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:
- Posse solene da diretoria da OAB/SP, em 14/03;
- Mesa de abertura do evento A Medicina e a Condição Feminina, em 21/03;
- Mesa de abertura do X Simpósio de Cirurgia Minimamente Invasiva no Hospital Samaritano, em 22/03;
- Visita do presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia, Henrique Carrete Júnior, à sede do Cremesp, em 01/04;
- Concentração de médicos no Senado Federal, em 02/04;
- Reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, em 01/04;
- Movimento pela recuperação financeira da Santa Casa e Hospitais Filantrópicos, em 08/04;
- Inauguração da Delegacia de Jaú, em 10/04;
- Manifestação do movimento Saúde + 10, na Praça da Sé, em 12/04.
Plano de carreira
Médicos reivindicam reajuste salarial ao secretário municipal
Filippi com representantes das entidades médicas: salários e incentivos
Reajustes nos salários médicos e política de incentivos para a fixação de profissionais onde eles são necessários foram as principais reivindicações feitas pelos representantes das entidades médicas ao secretário de Saúde do Município de São Paulo, José de Filippi Júnior, durante audiência no dia 10 de abril.
Pelo Cremesp, participaram do encontro Renato Azevedo, presidente; e João Ladislau Rosa, diretor de Comunicação, além de Eurípedes Carvalho, assessor da Secretaria Municipal da Saúde e conselheiro do Cremesp.
Filippi Júnior reconheceu a defasagem salarial e os problemas estruturais da rede de assistência do município, mas afirmou que, devido às limitações do orçamento, não terá como reajustar os salários neste ano. Comprometeu-se, entretanto, a apresentar, ainda neste primeiro semestre, uma proposta para enfrentar emergencialmente os problemas da saúde pública na Capital.
Plenária temática
A convite de Ladislau, o secretário participará da Plenária Temática Perspectivas da Atenção Primária à Saúde no Município de São Paulo, que acontecerá no dia 17 de maio, às 18 horas, no auditório do Cremesp.
Regionais
Reinaugurada Delegacia de Jaú em novo endereço
Tarcha, Silvia, Gobbo, Azevedo, Denise e Krikor: melhor atendimento à região
A delegacia regional do Cremesp da cidade de Jaú foi reinaugurada em novo endereço no dia 10 de abril. O local visa proporcionar mais conforto e melhor atendimento à população e classe médica da região. Dentre os presentes à cerimônia estavam o presidente da casa, Renato Azevedo Junior, o conselheiro responsável pela regional, Carlos Alberto Monte Gobbo, a diretora responsável pelas Delegacias do Interior do Cremesp, Denise Barbosa, a diretora 1ª tesoureira, Silvia Mateus, o diretor corregedor, Krikor Boiaciyan, e o delegado superintendente da Delegacia de Jaú, Walter Tarcha.
“Há aproximadamente seis anos, iniciamos um levantamento que verificou a necessidade de padronização das delegacias, a fim de trazer uma identidade visual de referência para o Cremesp, além da urgência para reformas estruturais. A unidade de Jaú estava entre as de pior situação e foi preciso mudar sua localização, para atendermos melhor à grande comunidade médica e à população da cidade, que é um importante polo hospitalar”, declarou Gobbo.
O novo espaço integra o processo de readequação e padronização das demais delegacias do Estado, responsáveis por garantir a abrangência dos serviços administrativos, judicantes e cartoriais prestados pelo Conselho.