CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Linamara Battistella
ATO MÉDICO (pág. 4)
Acupuntura
SUS (pág.5)
Projeto de Lei de Iniciativa Popular
SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 6)
Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde
REIVINDICAÇÕES (pág. 7)
Propostas dos médicos à ANS
SAÚDE DO MÉDICO (págs. 8 e 9)
Dados sobre mortalidade dos médicos no Estado de São Paulo
DIPLOMAS ESTRANGEIROS (pág. 10)
REVALIDA
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
O uso abusivo de álcool no trânsito
COLUNA DO CFM
Formação e especialização em Medicina
REGIONAIS (pág. 13)
Atualização profissional no interior paulista
FISCALIZAÇÃO (pág. 15)
Delegacia Regional de Campinas
BIOETICA (pág. 16)
O (polêmico) tratamento da TB multirresistente
GALERIA DE FOTOS
REGIONAIS (pág. 13)
Atualização profissional no interior paulista
Cremesp esclarece direitos e obrigações dos médicos em Guaratinguetá
Gonçalves, com Silvana (na plateia): responsabilidade
penal, civil e ética dos médicos
Direito Médico foi o tema discutido durante o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) em Guaratinguetá, que tratou das responsabilidades penal, civil e ética dos médicos. A palestra foi proferida por Henrique Carlos Gonçalves, diretor e coordenador do Departamento Jurídico do Cremesp. O evento aconteceu na Associação Paulista de Medicina de Guaratinguetá, no dia 11 de abril.
O programa foi seguido de um debate sobre os assuntos tratados. A apresentação, aberta ao público, reuniu 21 pessoas, que puderam trocar impressões sobre aspectos dos direitos médicos, bem como obrigações e direitos dos profissionais da saúde.
Sob coordenação de Silvana Morandini, conselheira do Cremesp, a palestra também contou com a participação de Luiz Alberto Bacheschi, coordenador do PEMC e conselheiro do Cremesp.
Jaboticabal debate consequências do abuso de bebidas e drogas
Mesa redonda com Arantes, Santos, Sarah, Isac Jorge, Hori,
Duarte, Danielle e Grinfield: sequelas em gestantes e crianças
O efeito do uso de álcool e drogas em gestantes, recém-nascidos e as sequelas em crianças em idade escolar foram os temas centrais discutidos no Programa de Saúde para a Comunidade (PESC) do Cremesp, realizado no Cine Teatro Municipal da cidade de Jaboticabal, no dia 18 de abril. Isac Jorge Filho, conselheiro do Cremesp e coordenador do evento, e Wilson Aparecido dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, abriram os trabalhos.
A programação contou com palestras abordando os riscos e consequências do consumo dessas substâncias. O efeito durante a gestação foi tratado pelo ginecologista e obstetra Geraldo Duarte, delegado da regional do Cremesp em Ribeirão Preto. Em seguida, Hermann Grinfeld, membro do Grupo de Trabalho “Álcool e Gravidez” da Sociedade de Pediatria de São Paulo, abordou as consequências entre os recém-nascidos, crianças e adolescentes.
Após as exposições dos temas, foi organizada uma mesa redonda para debate. Entre os presentes estavam José Carlos Hori, prefeito de Jaboticabal; Paulo Henrique de Oliveira Arantes, promotor de justiça da Comarca; Alexandre Gonzaga Batista dos Santos, juiz de Direito da Comarca; Sarah Teófilo de Sá Roriz, psicóloga; e Danielle Berchieri Lachi Mattos, pedagoga.
“Os debates foram amplos, com grande participação da comunidade”, afirma Isac Filho sobre o público do evento, formado por, aproximadamente 100 pessoas, além dos delegados locais do Cremesp Eduardo Luiz Bin, Angelo Mario Sarti, Odorico Degani Júnior, Osvaldo Massaiti Takaianagui e Nereu Rodolfo Krieger da Costa, responsável pela coordenação local.
Fórum em Prudente debate ética na publicidade médica
Liberato: importância do conhecimento das regras
O Hospital Regional de Presidente Prudente recebeu o Fórum Regulamentador de Publicidade Médica, no dia 12 de abril. Conduzido por Henrique Liberato Salvador, conselheiro do Cremesp e coordenador do evento, o encontro também contou com a presença de Lavínio Nilton Camarim, conselheiro e coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremesp.
A abertura, às 19h, foi feita pelo coordenador do evento, para um público de 70 pessoas, entre médicos e estudantes de Medicina. Na palestra inicial, intitulada Momento Ético, Liberato esclareceu a plateia sobre o exame Revalida, para revalidação de diplomas médicos expedidos por universidades estrangeiras, e também como o Cremesp vê a eventual mudança no sistema, anunciada pelo governo federal.
Em seguida, Camarim discorreu sobre a ética na publicidade médica. “Muitas vezes os profissionais de Medicina desconhecem as regras da publicidade médica, e deixam a função sob a responsabilidade de leigos. Nessas condições, o responsável acaba infringido essas regras e levando o médico a cometer uma falta ética”, disse Liberato.
Ainda durante a palestra, foram mostrados casos de publicidade médica que desobedeciam às regras éticas, além de histórias reais de médicos que tiveram seus registros cassados por conta desse tipo de erro.
Outros eventos realizados pelo Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp
- Dengue e Prontuário Eletrônico ........ Batatais 19/04
- Coqueluche ................................... Jundiaí 19/04
- Laudo Médico ................................ Botucatu 23/04
- Aspectos Éticos na Relação Interespecialidades ....... Sertãozinho 25/04
- Convulsão e Câncer de Mama .......... Franca 26/04
- Ginecologia e Obstetrícia ............... Piracicaba 28/04
- Prontuário Médico ......................... Amparo 03/05