CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
Florentino de Araújo Cardoso Filho
ANOREXÍGENOS (pág. 4)
Resolução Anvisa nº 52, de 06/10/2011
ENSINO MÉDICO (pág. 5)
Fundação Carlos Chagas divulgará resultados
PLANOS DE SAÚDE (pág. 6)
Resolução ANS nº 267: pedido de anulação e revogação
MOVIMENTO MÉDICO (pág. 7)
Saúde Suplementar
ESTUDOS (pág, 8)
Perfil populacional dos médicos paulistas
HOMENAGEM (pág.10)
Dia do Médico - 18 de outubro
AGENDA (pág. 11)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a categoria
CFM (pág. 12)
Coluna dos conselheiros representantes de SP no Conselho Federal
SAÚDE MENTAL (pág. 13)
Controvérsias em Internações Psiquiátricas Involuntárias e Abrigamentos Compulsórios
ATENÇÃO BÁSICA (pág.15)
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica
BIOÉTICA (pág. 16)
Em discussão a “abreviação da vida”
GALERIA DE FOTOS
AGENDA (pág. 11)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a categoria
Agenda da presidência
Parlamentares manifestam apoio ao movimento médico
Debate sobre honorários chega à Assembleia Legislativa de SP
Parlamentares do Estado de São Paulo declararam apoio ao movimento médico durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com representantes das entidades médicas, no Dia Nacional de Paralisação, em 21 de setembro. “A crise na saúde suplementar, em função da desvalorização do trabalho médico, afeta o sistema de atendimento da população como um todo”, enfatizou Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp, presente ao encontro.
Azevedo responsabilizou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela situação atual de crise no setor, “por se omitir em estabelecer uma regulamentação entre as empresas e os médicos, capaz de garantir remuneração justa e autonomia profissional”.
Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:
- Mesa sobre o tema Quantos Médicos o Brasil precisa?, durante o I Congresso Brasileiro de Políticas Médicas, no dia 16 de setembro, no Hotel Armação, em Ipojuca (PE);
- Audiência, na Secretaria de Saúde de SP, sobre a greve no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em 27 de setembro;
- Palestra no Programa de Educação Médica Continuada, promovido pela Delegacia de Franca, com o tema Síndrome Coronariana Aguda: Diretrizes, em 29 de setembro, na Unimed de Ituverava (SP);
- Inauguração da nova sede do Sindicato dos Médicos de Campinas, em 30 de setembro;
- Mesa de abertura do evento Controvérsias em Internações Psiquiátricas Involuntárias e Compulsórias e em Abrigamentos Compulsórios, na sede do Cremesp, em 1º de outubro;
- Fórum: Por que faltam médicos nos prontos-socorros, na APM de Bauru, em 5 de outubro.
Moacyr Esteves Perche (presidente do Sindimed - Campinas), com Denise e Azevedo: melhor atendimento aos associados
Urgências
Socorristas debatem urgências em pneumologia e endocrinologia
Plateia: 75 pessoas compareceram ao debate do Cremesp
Ocorrências vinculadas a situações respiratórias e metabólicas foram abordadas na plenária temática Urgência em Pneumologia e Endocrinologia, que compreendeu diversas palestras no dia 10 de setembro, na sede do Cremesp. O evento teve abertura alusiva à postura ética dos pronto-socorristas nos casos de afecção respiratória, palestra ministrada por João Márcio Garcia, conselheiro do Cremesp.
Educação Continuada
Programa do Cremesp atualiza médicos no Interior paulista
Piracicaba
Como conduzir uma patologia vascular cerebral aguda foi o tema escolhido pelo conselheiro do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi, para o evento do dia 10 de setembro. Já o neurologista Getúlio Daré Rabello foi o responsável pela palestra sobre Como orientar pacientes que ingressam no PS com distúrbio de consciência e com cefaleia aguda.
Marília
Médicos da cidade puderam acompanhar as palestras sobre reumatologia, promovida em 15 de setembro. O conselheiro do Cremesp, Alfredo Rafael Dell’Aringa, ministrou o Momento ético, seguido pelo também conselheiro José Marques Filho, que falou sobre Fibromialgia, e pelo docente da Faculdade de Medicina de Marília, Marcos Renato Assis, que abordou Osteoporose.
Caraguatatuba
Sob o tema Ética no atendimento em Urgência e Emergência, o Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) realizado no dia 21 de setembro, em Caraguatatuba, contou com palestras do coordenador da Central de Regulação de Urgência e Emergência do Estado de São Paulo, Domingos Guilherme Napoli, e do conselheiro do Cremesp, João Márcio Garcia.
Americana
Prontuário foi o tema abordado pelo palestrante Kazuo Uemura, conselheiro do Cremesp, no dia 22 de setembro.
Franca
O município recebeu o PEMC, em 22 de setembro, com o tema Hipertensão arterial: abordagem inicial e seguimento e Compromisso e responsabilidade ética do médico. Houve palestras com os conselheiros do Cremesp, Lavínio Camarim (Momento Ético) e Isac Jorge Filho (Compromisso e responsabilidade ética do médico), e ainda do professor titular da Faculdade de Medicina de Catanduva, Olavo de Carvalho Freitas (Hipertensão Arterial: Abordagem Inicial e Seguimento).
Bebedouro
O conselheiro do Cremesp, Pedro Teixeira Neto, abriu o PEMC de Bebedouro, de 29 de setembro, com o Momento Ético. O evento contou ainda com palestras de André Ivan Petroucic Filho, diretor clínico do Hospital Psiquiátrico Vale do Rio Grande, focando Depressão e ansiedade e Síndrome do pânico e distúrbios psiquiátricos mais frequentes.
Ituverava
O PEMC de Ituverava, também de 29 de setembro, contou com o Momento Ético, ministrado pelo conselheiro do Cremesp, Lavínio Nilton Camarin, e palestra sobre Síndrome Coronariana Aguda, com o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Junior. Além desses temas, os participantes tiveram uma apresentação sobre os Direitos e Deveres do Médico, pelo chefe do Departamento Jurídico do Cremesp, Oswaldo Simonelli, seguido de debate.
Bragança Paulista
O município recebeu, em 28 de setembro, o PEMC sobre Dor Lombar – Enfoque Multiprofissional (médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, educador físico e farmacêutico).