CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
Presidência de Luiz Alberto Bacheschi: continuidade e aprimoramento das ações já implementadas
VIDA DE MÉDICO (pág. 2)
Delegado da Regional Leste conta sua trajetória profissional
GERAL 1 (pág. 4)
Tomaram posse, neste mês, novos diretores do CBC, da SAESP e da Socesp
GERAL 2 (pág. 5)
Levantamento mostra predomínio crescente de mulheres médicas
GERAL 3 (pág. 6)
Comentários de Renato Azevedo e Antonio Pereira sobre as novas coberturas aprovadas pela ANS
ESPECIAL (pág, 7)
Novos diretores à frente da Casa durante os próximos 15 meses
ENTREVISTA (pág. 8)
Metas e opiniões do novo presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi
2ª DIRETORIA (pág. 9)
Conselheiros que estão à frente do Cremesp até 2011
ÉTICA & JUSTIÇA (pág. 10)
A fiscalização da atividade dos diretores das operadoras
GERAL 4 (pág. 11)
Declaração de óbito & índices reais da mortalidade materna no Brasil
GERAL 5 (pág. 12)
Destaques: artigos dos Conselheiros do CFM e agenda da presidência
ALERTA ÉTICO (pág. 13)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação
ESPECIALIDADE (pág. 16)
Os 110 anos do hospital do Juqueri, parte importante da história da Psiquiatria no país
GALERIA DE FOTOS
ESPECIAL (pág, 7)
Novos diretores à frente da Casa durante os próximos 15 meses
Posse de conselheiros dá início à transição de diretores da atual gestão
A cerimônia solene de posse da nova diretoria do Cremesp – a segunda da gestão 2008-2013 – contou com a presença do secretário da Saúde do Estado de São Paulo e de representantes do legislativo, universidades, entidades médicas e profissionais da saúde
Em foto oficial, os conselheiros que assumem a direção do Cremesp nos próximos 15 meses
Tomou posse, em 15 de janeiro, a segunda diretoria da gestão 2008-2013 do Cremesp, conforme rodízio que ocorre a cada 15 meses. O médico neurologista e professor da Fmusp, Luiz Alberto Bacheschi, foi conduzido à presidência, em substituição a Henrique Carlos Gonçalves, que assume a coordenação do Departamento Jurídico.
Um minuto de silêncio marcou o início da cerimônia oficial de posse, realizada no Espaço Rosa Rosarum, na cidade de São Paulo. A manifestação de pesar se deu em nome de milhares de vítimas do terremoto que assolou o Haiti no mês de janeiro, incluindo os brasileiros que atuavam na Força de Paz e também a médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança.
Durante a transmissão do cargo, Henrique Carlos agradeceu à classe médica pela confiança depositada na atual gestão, a seus colegas de diretoria, conselheiros, delegados e também à sua família. Ele desejou à nova diretoria sucesso na continuidade das ações até o momento realizadas e na implantação de novos projetos.
Em seu discurso de posse, Bacheschi declarou que pretende dar continuidade aos programas definidos como prioritários para a comunidade médica, como a parceria entre as entidades representativas da categoria, manutenção do Programa de Educação Médica Continuada e do Exame do Cremesp, ações contra a abertura de novas escolas de medicina e fiscalização das que funcionam de forma precária, além do combate ao exercício ilegal da medicina.
Bacheschi também fez considerações acerca da medicina, comparando o exercício liberal e com grande autonomia, que havia na primeira fase de sua carreira, com a atual deterio¬rização das condições de trabalho que prejudicam a boa relação médico-paciente.
Além disso, o presidente reforçou o compromisso do Cremesp com a defesa da melhoria da saúde pública, do SUS, do plano de cargos e salários dos médicos, de melhores condições junto aos planos de saúde e atenção à saúde do médico.
Trabalho reconhecido
Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde de São Paulo e representante do governador José Serra ao evento, agradeceu à gestão do Cremesp pelo reconhecido trabalho junto à classe médica. “Contem com o governo de São Paulo porque contamos com o Cremesp para manter a alta qualidade e desempenho dos médicos”, afirmou.
Roberto D’Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), destacou a valiosa colaboração de Henrique Carlos Gonçalves na revisão do Código de Ética Médica, cujo texto foi aprovado durante a 4ª Conferência Nacional de Ética Médica (4ª Conem). “Ele soube conduzir a sucessão do Cremesp e tenho certeza de que Luiz Alberto Bacheschi o substituirá com sabedoria”, disse.
Além de Henrique Carlos, Bacheschi e Barradas Barata, participaram da abertura da cerimônia de posse: Eleuses Vieira de Paiva, deputado federal; Flávia Maria Porto Terzian, superintendente da Autarquia Hospitalar Municipal e representante do secretário municipal da Saúde de São Paulo, Januário Montone; Roberto Luiz D´Ávila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Amilcar Giron, 2º tesoureiro da AMB; José Erivalder Guimarães, 1º vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam); Jorge Carlos Machado Curi, presidente da APM; Cid Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo; José Roberto de Souza Baratella, vice-presidente da Academia de Medicina de São Paulo; e Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
A cerimônia, que contou com cerca de 300 convidados, também foi prestigiada por presidentes e diretores de Conselhos Regionais e de várias entidades médicas de São Paulo e de outros Estados, deputados, vereadores e demais autoridades, entre eles: Walter Manna Albertoni, reitor da Unifesp; Carlos Vital C. Lima, 1º vice-presidente do CFM; os vereadores Jamil Murad e Gilberto Natalini; Flávio Faloppa, presidente do Conselho Gestor do Hospital São Paulo; Luis Arnaldo Zutan, diretor da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo; Cesar Eduardo Fernandes, presidente da Sogesp; Carlos Alberto Komatsu, diretor da Sociedade de Cirurgia Plástica de São Paulo; José Hugo Lins Pessoa, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo; e Otelo Chino, presidente da Amiamspe.
Repercussão
“Este momento é de grande expectativa em relação à melhoria da qualidade na saúde pública e privada e do trabalho e remuneração dos médicos. A Fenam tem a convicção de que Bacheschi e a nova diretoria darão a essas propostas a dimensão que a sociedade paulista tanto espera.” José Erivalder Guimarães, 1º vice-presidente da Fenam
“A catástrofe no Haiti nos faz refletir sobre questões importantes da saúde e da categoria médica. Algumas delas já estão transcorrendo, como a regulamentação da medicina no Brasil, em sintonia com outros profissionais da saúde. Há muito o que fazer, mas com a força, experiência e sabedoria da atual diretoria do Cremesp, e a união das entidades, será possível vencer essa luta.” Jorge Carlos Machado Cury, presidente da APM
“Tenho clareza de que o presidente Bacheschi e sua diretoria prestarão relevantes serviços e darão continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido pelo Cremesp, por uma medicina mais adequada, ética e com remuneração condigna.” Cid Célio Jayme Carvalhaes, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo.