CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
Cremesp apoia decisão do MEC que impede a abertura de novos cursos no Estado
ENTREVISTA (JC pág. 3)
Luiz Roberto Ramos: a depressão é a principal doença mental deste século
ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Atualização profissional gratuita nas cidades do interior paulista
ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Cremesp visita hospitais para esclarecer dúvidas sobre o novo Código
ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Cerimônia homenageou aqueles que fizeram a diferença na prática médica
GERAL 1 (JC pág. 7)
Portaria proíbe, oficialmente, a abertura de escolas médicas no Estado
MEDICINA LEGAL (JC págs. 8 e 9)
Encontro abordou temas complexos inerentes a acidentes de grandes proporções
ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 10)
Acompanhe como agir diante de um processo ético-profissional
GERAL 2 (JC pág. 11)
Diretora do Cremesp analisa a atuação das cooperativas médicas no país
VIDA DE MÉDICO (JC pág. 12)
A dedicação, incondicional, deste ortopedista à prática médica, é exemplo de profissionalismo
COLUNA DO CFM (JC pág. 13)
Callegari e Françoso inauguram coluna como novos representantes de São Paulo
ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação
GERAL 3 (JC pág. 15)
Ações sociais do Cremesp levam informações de saúde até a periferia da cidade
ESPECIALIDADE (JC pág, 16)
Na série de matérias especiais, a hora e a vez da...
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Cerimônia homenageou aqueles que fizeram a diferença na prática médica
Conselho presta homenagem a personalidades
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, o presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e jornalista, José Renato Rabelo, e o médico cardiologista Roberto Kalil Filho foram as três personalidades escolhidas para receber uma homenagem do Cremesp, pela relevância dos serviços prestados ao Conselho, à classe médica e à sociedade paulista.
Na abertura da cerimônia, realizada na noite de 24 de novembro, durante Plenária Especial do Cremesp, o presidente, Henrique Carlos Gonçalves, enfatizou a proposta da iniciativa: “Esta é uma solenidade absolutamente justa, simples, mas sincera, de agradecimento a essas personalidades que tanto contribuíram com a medicina”. A premiação contou com o apoio unânime de todos os conselheiros.
As placas comemorativas foram entregues a Roberto Kalil, por Henrique Carlos; a Arlindo Chinaglia, pelo vice-presidente do Conselho, Renato Azevedo Júnior; e a Renato Rabelo, pelo conselheiro e 1º secretário, João Ladislau Rosa.
Declaração dos homenageados
Kalil recebe a placa das mãos de Henrique Carlos
“Acompanhamos na mídia o correto discernimento dos pronunciamentos do doutor Roberto Kalil, além do cuidado com a ética, o que nos deixa extremamente orgulhosos”, declarou Henrique Carlos, ao entregar a placa de homenagem para o cardiologista.
“Foi uma grande honra receber esta homenagem de uma instituição a qual tenho muito apreço e carinho, que é o Cremesp. Nas mais difíceis situações que tive com meus pacientes, sempre, antes de qualquer coisa, busquei a orientação do Conselho”, revelou Roberto Kalil Filho.
Homenagem a Chinaglia é feita por Renato Azevedo
“Queria agradecer esta honraria, que me surpreendeu, e muito. Creio que esta homenagem tem de ser repartida. Sinto-me ainda mais compromissado com a correção de atitudes, pois no meu caso, além de médico, tenho uma função pública na política. Na verdade, esta homenagem do Conselho, para qualquer médico, independentemente da função que esteja exercendo momentaneamente, nos orgulha e nos faz acreditar que estamos no caminho correto. Só posso atribuir esta generosidade a todos os diretores do Conselho”, declarou Arlindo Chinaglia.
João Ladislau parabeniza Renato Rabelo
“Fico muito sensibilizado por essa homenagem, pois o Conselho demonstrou uma generosidade muito grande conosco. O que nos motivou a trabalhar em prol desta Casa (referindo-se à lei que regulamentava o exercício dos Conselhos Regionais) é um propósito de cidadania que foi reconhecido pelo Cremesp”, afirmou Renato Rabelo.
Plenária promove debate sobre Residência Médica no país
Em plenária especial, de 17 de novembro, foi ministrada a palestra sobre o Programa de Residência Médica no país, pela atual coordenadora da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e conselheira, Maria do Patrocínio Tenório Nunes.
Foram relatados os problemas e as dificuldades enfrentadas pelos médicos residentes, como a desigualdade no número de vagas por Estado e a falta de avaliação periódica nos programas vigentes no país. Segundo Maria do Patrocínio, “existe uma concentração altíssima de programas oferecidos nas regiões Sul e Sudeste. Nossa grande missão é redistribuir essas vagas, criando novos programas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”.
Na oportunidade, a coordenadora da CNRM explicou o programa Pró-Residência, lançado no dia 22 de outubro. Pretende-se criar 1 mil bolsas de RM para 2010 e mais 1 mil até o final de 2011. Após a explanação, houve um debate entre os conselheiros sobre o tema, quando dúvidas e críticas relacionadas ao cenário atual da Residência Médica do país foram esclarecidas e avaliadas.
Diploma de sócio benemérito
Da esq. p/a dir.: Renato Azevedo, Haino Burmester, Jorge Curi, Yvonne Capuano, Gilberto Kassab e José Luiz Gomes do Amaral, durante cerimônia na sede da Abrampas
O prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, recebeu o diploma de sócio benemérito da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (Abrampas), em nome de seu pai, o médico Pedro Salomão José Kassab, falecido em setembro. O vice-presidente do Cremesp, Renato Azevedo Junior, representou o Cremesp na cerimônia realizada na Associação Paulista de Medicina (APM), na noite de 23 de novembro.
A cerimônia marcou também a entrega do Título de Especialista em Medicina Preventiva a profissionais de notório saber na área, reconhecidos acadêmicos e clínicos: Aloisio Punhagui Cuginotti, Ângelo Felicíssimo, Gonçalo Vecina Neto, Haino Burmester, José Agenor Mei Silveira, José da Silva Guedes, José Manoel de Camargo Teixeira, Marcos Bosi Ferraz, Marcos Kisil, Marinho Jorge Scarpi, Olimpio José Nogueira Viana Bittar, Oswaldo Yoshimi Tanaka e Paulo Carrara de Castro.
Comunicado Cremesp
Recesso no atendimento por ocasião das festas de
final de ano
Comunicamos aos médicos e ao público em geral que, por decisão da diretoria deste Conselho, não haverá expediente no período de 24 de dezembro de 2009 a 3 de janeiro de 2010. As atividades normais serão retomadas no dia 4 de janeiro de 2010, a partir das 9 horas.