CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
Gripe A - "O comportamento dos médicos paulistas tem sido exemplar" - Henrique Carlos Gonçalves
ENTREVISTA (JC pág. 3)
Walter Manna Albertoni, reitor da Unifesp, avalia o ensino médico no país
ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Público recorde acompanhou a 34ª edição do Fórum sobre Publicidade Médica
ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Conselheira assume a secretaria executiva da Comissão Nacional de Residência Médica
GERAL 1 (JC pág. 6)
CVS e CVE orientam médicos e profissionais de saúde no atendimento a casos suspeitos de H1N1
ELEIÇÃO CFM (JC pág. 8)
Desiré Callegari e Renato Françoso representam nosso Estado no Conselho Federal
ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 10)
O desagravo público do médico está normatizado pela Resolução CFM 1.899, de junho 2009
GERAL 2 (JC pág. 11)
Destaque para a história de vida do cirurgião geral paulista Sérgio Bonanno
GERAL 3 (JC pág. 12)
Sisrel: novo sistema de cobrança terá impacto positivo nos recursos do sistema público de saúde
CFM (JC pág. 13)
Espaço reservado para comentários dos conselheiros Clóvis Constantino e Isac Jorge
ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
Aproveite as análises realizadas pelo Cremesp e previna falhas éticas causadas pela desinformação
GERAL 3 (JC pág. 15)
PESC: desde seu lançamento, a iniciativa já beneficiou várias comunidades, especialmente as carentes
ESPECIALIDADES (JC pág.16)
JC dá continuidade à série de matérias especiais sobre especialidades
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Público recorde acompanhou a 34ª edição do Fórum sobre Publicidade Médica
FÓRUM CODAME
Publicidade Médica é discutida em Campinas
Componentes da mesa: Silvia, Fernando, Denise, Lavínio e Marcelo durante o encontro
O Cremesp realizou o 34º Fórum Regulador de Publicidade Médica no dia 25 de junho, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), registrando um público de quase cem pessoas.
A conselheira e presidente da SMCC, Denise Barbosa, que participou da abertura do encontro, afirmou: “A realização deste evento foi muito importante, pois nos permitiu elucidar dúvidas dos colegas sobre publicidade médica, tanto no aspecto ético quanto de normas do Conselho. Com isso, evitamos novas denúncias e possíveis sindicâncias”, afirmou a conselheira.
O evento contou também com palestra do conselheiro Lavínio Nilton Camarim e do médico Fernando Cordeiro, que citou as leis que enfocam a publicidade médica, tanto no Código de Defesa do Consumidor, como nas resoluções do Conselho Federal de Medicina e no Código de Ética Médica.
Cordeiro falou, por exemplo, do problema das fotos do tipo “antes e depois” de pacientes, da propaganda de tratamentos não comprovados cientificamente e de serviços médicos vendidos de forma sensacionalista. Ele também listou as consequências da publicidade médica irregular, como os processos de indenização por danos morais e materiais aliados ao de erro médico.
Ressaltou ainda as consequências deste tipo de publicidade, mostrando trabalho de resultado. Segundo Cordeiro, isso pode levar a Justiça a considerar jurisprudência para transformar a medicina como atividade de resultado e não de meio.
Camarim, que também é coordenador da Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), falou sobre os fóruns que têm sido realizados em várias cidades de São Paulo, com o intuito de mostrar aos profissionais o que é legal e ético na publicidade médica.
Após as apresentações, também participaram de um debate com a platéia a diretora e conselheira do Cremesp, Silvia Helena Mateus, e o publicitário Marcelo Andrade.
Programa de Educação Médica em Avaré
Palestrantes e delegados durante evento na sede da Unimed
A Delegacia Regional do Cremesp de Botucatu realizou mais uma etapa do Programa Educação Médica Continuada (PEMC) na cidade de Avaré, com o módulo 58º, apresentado no dia 26 de junho.
O evento aconteceu na Unimed local e contou com as seguintes palestras: O processo ético profissional nos Conselhos Regionais de Medicina (José Carlos Christovan); Prevenção de conflitos médicos legais no exercício da Medicina (José Guilherme Minossi); Cuidados paliativos: histórico, indicações, situação atual (Soraya Vendites); e Tratamento da dor crônica (Guilherme Antonio Moreira de Barros).
Estiveram presentes 31 médicos, que receberam certificado de participação.
Encontro em Piracicaba reúne médicos peritos
A Delegacia Regional do Cremesp de Piracicaba realizou o Encontro entre Médicos Peritos e Médicos Assistentes, Ortopedistas e Psiquiatras, no dia 25 de junho. O evento, que aconteceu na Associação Paulista de Medicina (APM) local, discutiu as condutas tomadas na relação entre os profissionais, objetivando o melhor atendimento aos pacientes.
Para o debate foram convidados João Baptista Laurito Júnior, psiquiatra e delegado superintendente adjunto da Delegacia de Campinas; Ivan Guidolin Veiga, ortopedista da Unicamp; e Lydia Helena Guimarães Gobatto e Guilherme Duarte Correa da Silva, da Comissão de Ética Médica da Previdência Social.
Foram discutidas questões como o grande número de afastamentos decorrentes de quadros de depressão, problemas de coluna e pacientes operados, além da sobrecarga dos médicos assistentes devido à quantidade de relatórios necessários para as perícias. "O conflito existente entre médico assistente, perito e paciente é um fato, mas o encontro criou uma situação de diálogo entre esses profissionais”, declarou Guaraci Borges de Andrade Junior, delegado superintendente da Delegacia de Piracicaba e coordenador do evento.
O conselheiro responsável pela região, Renato Françoso Filho, compareceu ao evento, que contou com a presença de 34 participantes.
Fórum Pró-SUS é realizado em Santo André
Edson, Alice, Curi, Eleuses, Amaral, Henrique Carlos, Delcides, Everaldo e Desiré
A implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM); a regulamentação da Profissão do Médico e o Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos; além do salário mínimo profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), foram os temas do Fórum Regional do Grande ABC Pró-SUS, realizado no dia 4 de julho pela Associação Paulista de Medicina (APM). O evento aconteceu no Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, e contou com total apoio do Cremesp.
Durante o fórum, o prefeito e também médico de Santo André, Aidam Ravin, se comprometeu a aumentar de R$ 2 mil para R$ 6 mil os salários mínimos dos médicos servidores municipais.
“Precisamos de um plano efetivo de cargos e salários para fidelizar os médicos no sistema público de saúde, no sentido de melhor atender à população e criar condições de trabalho para o bom desempenho da função”, afirmou Desiré Carlos Callegari, diretor do Departamento Jurídico do Cremesp e também diretor clínico do Hospital Mário Covas.
Participaram da mesa de abertura o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, Callegari e delegados regionais do Conselho. Também estiveram presentes o deputado federal Eleuses Paiva (DEM/SP), representantes de diversas entidades médicas e dos municípios de São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André, totalizando 123 participantes.