CAPA
EDITORIAL
Pesquisa sobre os planos de saúde
Além do destaque especial para os resultados da avaliação dos planos de saúde, esta edição aborda temas polêmicos como reprodução assistida e clonagem.
CONSELHO
Novos serviços
Confira os novos serviços oferecidos aos médicos e como está se saindo a Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos
ENTREVISTA
“Conselhos devem aliar exercício profissional à promoção da cidadania”
Mário Saad, atual representante no CFM de São Paulo e diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, é nosso convidado especial deste mês.
ARTIGOS 1
“É preciso eleger deputados
comprometidos com a saúde”
Eleuses Paiva, presidente da AMB, e o movimento médico no processo político deste ano. Engajar-se é fundamental para a obtenção de vitórias na saúde do país.
ARTIGOS 2
“Nosso voto é a melhor arma para a mudança”
Erivaldo Guimarães, presidente do Simesp, lembra, em ano eleitoral, a importância de escolher candidatos que tenham, essencialmente, compromisso com o social.
ENTIDADES
Congresso de Política Médica
e Piores Planos de Saúde
Eleição 2002 e Pesquisa Datafolha: Congresso de Política Médica e a divulgação dos piores planos de saúde do país.
ESPECIAL
Os dilemas da reprodução assistida e da clonagem
O enfoque especial deste mês é imperdível: mesas redondas com temas-âncoras como o destino dos pré-embriões e a clonagem humana. Marco Segre e Enidio Ilário coordenaram os debates.
VIGILÂNCIA  SANITÁRIA
Cremesp é contra cobrança de taxa para vistoria em consultórios.
Veja por quê o Cremesp é contra a cobrança de mais esta taxa.
PARECER
“Exigência de farmacêutico para guarda de dispensário de medicamentos é ilegal”
Exigência não conta com amparo legal. Veja análise da legislação que fundamenta o parecer do Cremesp.
GERAL 1
De olho no site!
Novidades no site do Cremesp, Hospitalar 2002, Dia Mundial sem Tabaco e campanha de prevenção contra a Aids: acesse e informe-se!
AGENDA
Delegacia de S. José dos Campos tem nova sede. As participações e atividades do Cremesp durante o mês de junho você pode conferir aqui.
NOTAS
Lideranças Médicas em Votuporanga.
Oportunidades de Trabalho e a Copa Mundial de Futebol para Equipes Médicas em Barcelona são, também, destaques dessa seção.
GERAL 2
Em outubro, Brasil será o centro mundial da Bioética
Informe-se sobre o Congresso Mundial de Bioética e outras notícias, como a obrigatoriedade da implantação de bancos de leite humano na cidade de São Paulo.
ENSINO
Estudantes apresentam pesquisas em Ética Médica.
O projeto, coordenado por Reinaldo Ayer, reúne um total de 19 trabalhos de pesquisa na área de Ética Médica. Confira autores, resumos e orientadores de cada um deles.
GALERIA DE FOTOS
EDITORIAL
Pesquisa sobre os planos de saúde
Além do destaque especial para os resultados da avaliação dos planos de saúde, esta edição aborda temas polêmicos como reprodução assistida e clonagem.
Pesquisa sobre os planos de saúde
A missão maior do Cremesp é zelar pelo exercício ético da medicina e não temos medido esforços para isso. Dois aspectos dessa questão, na atualidade, é a relação dos médicos e planos de saúde e temas candentes de Bioética, como a reprodução assistida e a clonagem. Ambos são destaques dessa edição do Jornal do Cremesp.
Estamos publicando os resultados da recente pesquisa do Datafolha que, por iniciativa das entidades médicas, incluindo o Cremesp, avaliou a atuação dos planos de saúde no país. O diagnóstico é aquele que há muito temos insistido, mas desta vez com a legitimidade de um estudo científico baseado na opinião dos colegas que vivem de perto o problema em seus locais de trabalho, consultórios e clínicas. A maioria dos médicos ouvidos pela pesquisa considera os planos de saúde ruins ou péssimos, porque interferem na autonomia profissional; prejudicam a relação médico-paciente; pagam péssimos honorários ou impõem excessivo nível de burocracia na aprovação de exames, procedimentos, internação e contas.
Nossa intenção, ao expor os piores planos de saúde, é incentivá-los a rever suas práticas para que, no próximo ano, quando fizermos nova pesquisa, possam mostrar – não só aos médicos, como aos usuários – que procuraram melhorar e adequar-se ao exercício ético da medicina. Ao mesmo tempo, procuramos alertar o governo para a necessidade de aprimorar a legislação que ainda não regulamentou a relação dos planos com os médicos. O momento de mobilização que vivemos é especial, pois a situação dos médicos credenciados a planos de saúde ultrapassou o limite do suportável. A pesquisa com o ranking dos piores planos de saúde vem somar-se à conquista do reajuste de 20% nos honorários e ao ato público que realizamos ao lado das entidades de usuários e consumidores, no dia em que a lei dos planos de saúde completou quatro anos.
Há que se destacar também a união das entidades médicas em torno de um projeto que influencie positivamente as eleições deste ano. Durante o Congresso de Política Médica da APM e AMB, foi lançado documento com propostas destinadas aos candidatos ao Executivo e ao Legislativo, demonstrando o compromisso com os rumos da medicina e da saúde no país. Este sentimento é compartilhado pelos colegas Eleuses Paiva, presidente da AMB e Erivalder Guimarães, presidente do Simesp, que assinam artigos publicados nesta edição do jornal.
Igualmente importante, trouxemos para reflexão questões polêmicas e permeadas por muitas indagações éticas como as vinculadas à reprodução assistida, no Simpósio promovido pelo Cremesp no final de maio. Especialistas renomados prestaram valiosas contribuições a esse polêmico debate.
O destino de pré-embriões e a clonagem terapêutica e reprodutiva são temas dos quais não podemos nos esquivar, pois trazem complexos dilemas éticos não só para nós, médicos, como para toda a sociedade. São temas que suscitam mais perguntas e perplexidade do que respostas e, por isso, devem ser exaustivamente discutidos e refletidos.
De sua parte, o Cremesp se envolverá ativamente nestas questões por meio de sua Câmara Técnica de Bioética e de seu Centro de Bioética, para que as regulamentações jurídicas necessárias impliquem um respeito à ética e à dignidade humana, sem, contudo, amordaçar o avanço da ciência.
Gabriel David Hushi
Presidente do Cremesp