Cremesp na Mídia



Mais da metade dos médicos recém-formados é reprovada no Cremesp


Oito em cada dez profissionais não sabiam sequer interpretar uma radiografia no exame do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.


O exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp reprovou mais da metade recém-formada dos médicos. Oito em cada dez não sabiam sequer interpretar uma radiografia.
A responsabilidade com a vida do doente é a missão do médico. O problema é que a maioria dos alunos sai da faculdade de medicina despreparada. É o que mostra o exame do Conselho Regional de Medicina do Estado: 6 de cada 10 médicos recém-formados não alcançaram a nota mínima para aprovação. O resultado da prova revela que muitos médicos se formam sem saber diagnosticar e indicar o tratamento adequado mesmo em casos básicos.
O resultado do exame mostrou que:
- 80 % não souberam interpretar uma radiografia e erraram na conduta terapêutica do idoso;
- 75 % não souberam identificar as características principais e o tratamento para pacientes com deficiência respiratória.
- 70 % não souberam indicar a conduta adequada em paciente com crise hipertensiva, uma doença que atinge 25% da população brasileira.
Para o presidente da associação dos médicos residentes fazer um único exame no final do curso não é a melhor forma de avaliação.

“Se o estudante não aprendeu a tratar uma hipertensão durante a graduação, ele não deveria nem passar. Ele não deveria nem estar apto para fazer a prova do Cremesp”, diz Flávio Taniguchi, presidente da Associação dos Médicos Residentes.
O exame do Cremesp é realizado desde 2005. Mas, serve apenas para avaliação dos alunos. O conselho quer tornar o exame nacional e obrigatório para o exercício da profissão. Para isso, precisaria de uma lei. Para o Cremesp, a aprovação da lei não interessa às faculdades particulares.
“A escola médica tem uma mensalidade média no estado de São Paulo de R$ 6 mil. É um excelente negócio. Então, na hora que você exige que ela tenha qualidade, você começa a contrariar alguns interesses”, diz Bráulio Luna Filho, conselheiro e coordenador do exame do Cremesp.




Este conteúdo teve 287 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 506 usuários on-line - 287
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.