I Congresso do Cremesp: 30/03

1º dia do evento: temas sobre Ética Médica e Saúde Pública



Isac Jorge Filho e Desiré Carlos Callegari na abertura
do 1º Congresso do Cremesp e 1º Congresso Paulista de Ética Médica





Da E p/a D: William Hossne, Roberto Gouveia, Jorge Curi, Isac Jorge, Clóvis Constantino, Cid Carvalhaes e Luiz F. Pinheiro Franco

Com a presença de Conselheiros de outros Estados, médicos, lideranças médicas, representantes de outros Conselhos da área da Saúde e jornalistas, iniciou-se na noite desta quinta-feira, 30 de março, o 1º Congresso do Cremesp e o 1º Congresso Paulista de Ética Médica, eventos especiais promovidos pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, em comemoração ao seu cinqüentenário.

Presidiu a mesa de abertura o presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, acompanhado pelo Prof. William Saad Hossne; deputado federal Roberto Gouveia (PT-SP); presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Carlos Machado Curi; representante do Conselho Federal de Medicina, Clóvis Francisco Constantino; presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, Cid Célio Carvalhaes; e presidente  da Academia de Medicina do Estado de São Paulo, Luiz Fernando Pinheiro Franco.

Antes de iniciar os trabalhos do Congresso, Isac Jorge convidou à mesa Desiré Carlos Callegari, presidente eleito do Cremesp para a gestão dos próximos 15 meses, que tomará posse, juntamente com a nova diretoria, em sessão solene na noite deste sábado, 1º de abril.

Durante sua fala de abertura, Isac Jorge agradeceu a presença de todos e fez referência à importância do movimento Unidade Médica durante sua gestão.

O Prof. Hossne deu, então, início à sua palestra com o tema “A Ética Médica através dos tempos”


Prof. William Saad Hossne

Encerrando as apresentações do primeiro dia do I Congresso de Ética Médica, o Deputado Federal Roberto Gouveia (PT-SP) apresentou os benefícios da implantação do SUS e o projeto de lei 01/03, por ele apresentado, que visa regulamentar a Emenda Constitucional 29, elevando  os recursos da saúde de R$ 1,07 para R$ 1,50 por pessoa. O parlamentar comparou o orçamento da saúde brasileira com os demais países e sugeriu propostas que em longo prazo trarão melhoras para a saúde. É preciso trazer para a saúde 10% das receitas correntes brutas e definir o que faz, ou não, parte da conta da saúde, afirmou Gouveia: “a Saúde tem que ter orçamento próprio”. Um encontro marcado para 05 de abril, em Brasília, discutirá essas mudanças, propondo a aprovação do projeto de lei ainda este ano, fazendo da questão pauta nacional.

A transmissão do congresso via web possibilitou a participação da Sta Casa de São Carlos.


Presentes à noite de abertura dos Congressos
comemorativos aos 50 anos do Cremesp


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 349 usuários on-line - 149
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.