DÚVIDAS FREQUENTES

1. O que é a isenção do rodízio municipal para os médicos?

É uma Autorização Especial de Trânsito (AET) que permite aos médicos que residem na cidade de São Paulo, utilizarem um veículo de sua propriedade nos dias e horários de restrição de circulação de veículos automotores, imposta pelo rodízio municipal para o cumprimento da sua atividade profissional.

2. Quais são os requisitos para solicitação do serviço.

  • Estar com a inscrição ativa no Cremesp e possuir acesso à área do médico;
  • Ter o endereço de residência na cidade de São Paulo cadastrado no Cremesp, sendo que este tem de ser o mesmo destinado ao recebimento das correspondências oficiais, já que, se houver devolução das postagens, a autorização poderá ser cancelada;
  • O veículo objeto da autorização deve estar registrado em nome do médico requerente (pessoa física), com o licenciamento anual vigente e registrado na município de São Paulo.

3. Como solicitar a isenção do rodízio municipal”?

A solicitação da isenção do rodízio é feita exclusivamente pela área do médico.

4. Quando devo solicitar a renovação do benefício?

A renovação da isenção – que é de inteira responsabilidade do médico – não é automática e deve ser solicitada a partir de 60 dias antes do término do período de vigência.

5. Assim que solicitar o pedido já posso utilizar o veículo em dias e horários da restrição?

A resposta da solicitação é instantânea. Se aprovada, poderá utilizar o veículo a partir do dia e horário da aprovação.

6. Como saber se minha solicitação foi aprovada?

Após a solicitação o sistema informará o resultado. É possível, ainda, consultar se a autorização está ativa na opção "Consultar situação", disponibilizada na área do médico.

7. Qual o período de validade do benefício?

O benefício possui validade de um ano. A renovação é de responsabilidade do requerente e deve ser providenciada a partir de 60 dias antes de expirar a validade da autorização.

8. Como funciona o bloqueio das multas para as autorizações concedidas?

Quando o veículo é liberado do rodízio, a placa é registrada no sistema do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) de forma que todas as multas por descumprimento ao rodízio municipal sejam automaticamente desconsideradas.

9. Tenho isenção do rodízio e fui multado. O que fazer?

Quando é concedida a isenção do rodízio, durante a validade do benefício, não há emissão de multas para este tipo de infração. A multa por desobediência ao rodízio municipal é identificada no corpo da autuação como “enquadramento nº. 57.462” e é expressa a palavra "rodízio". Portanto, verifique se a multa foi ocasionada por outro tipo de infração (Ex. circular em faixas e corredores de ônibus) ou se o benefício está ativo.

10. É possível solicitar a liberação do rodízio municipal se o veículo for obtido por meio de financiamento?

Sim. Desde que o veículo esteja registrado em nome do requerente.

11. É possível solicitar a liberação do rodízio municipal para veículos alugados?

Não. Para solicitar a isenção do rodízio, obrigatoriamente, o veículo deve estar em nome do médico requerente.

12. Meu veículo está registrado em nome da minha empresa. Posso solicitar a isenção do rodízio municipal para este veículo?

Não. O benefício não é concedido para veículos registrados em nome de Pessoa Jurídica, ainda que seja uma empresa médica. O veículo deve obrigatoriamente estar em nome de Pessoa Física.

13. Posso cadastrar dois veículos na isenção do rodízio municipal?

Não. É concedida a liberação para apenas um veículo. Ao solicitar a substituição, haverá o CANCELAMENTO IMEDIATO DA AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA AO VEÍCULO ANTERIOR.

14. Não consigo acessar a área do médico. O que devo fazer?

Entre em contato com a  Central de Atendimento Telefônico no número (11) 4349-9900, de segunda a sexta-feira, no período das 9h às 20h, para que seja feita a análise da situação e receba as orientações adequadas.

 

Leia também as INFORMAÇÕES IMPORTANTES. Situações que eventualmente não estejam listadas no site devem ser esclarecidas junto à Central de Atendimento Telefônico do Cremesp, no telefone (11) 4349-9900, de segunda a sexta, das 08 horas às 20 horas; ou pelo e-mail: rod@cremesp.org.br.

 

 


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