Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    23-05-2018

    Palestra

    Presidente do Cremesp fala sobre Propaganda e Ética Médica a profissionais da capital


    Propaganda Médica: o que é e o que não é ético foi o tema da palestra ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, nesta quarta-feira (23/05). A discussão foi sediada no Hospital Nove de Julho, e debateu questões importantes no âmbito legislativo, judiciário e ético da Medicina.

    A exposição de pacientes com a finalidade de divulgação de técnicas ou resultados de tratamentos, mesmo que com autorização, foi destacada pelo presidente do Cremesp como um método que infringe diretamente o Art. 3° da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) de 1974/11. Segundo ele, cada vez mais este recurso é utilizado como um meio de visibilidade. “É muito comum vermos fotos de ‘antes’ e ‘depois’ de pacientes. Não podemos propagar isso, ainda mais como uma maneira de ‘atrair clientela’. Na Medicina, nós nos esforçamos ao máximo e damos nosso melhor, mas é impossível dar garantias”.

    No decorrer do evento, Camarim alertou os médicos sobre o uso de redes sociais, pois a Resolução CFM 2.126/2015 condena a publicação de selfies com pacientes, além de práticas sensacionalistas nestas mídias. Outro ponto abordado foi em relação ao uso do WhatsApp ou aplicativos similares como meio de 'consulta'. “O profissional só pode orientar o paciente se conhecer seu estado clínico atual. Do contrário, ele deve imediatamente sugerir que o mesmo procure o pronto-socorro mais próximo”, salientou.

     Camarim enfatizou, ainda, a necessidade de uma boa relação entre médico e paciente, e a denominou como o 'pilar' da profissão. “Temos que tratar nossos pacientes com deferência. A relação médico-paciente não pode ser vista como médico-consumidor ou médico-cliente”.       

    O presidente do Cremesp também destacou aos presentes a importância do Exame Obrigatório para alunos e recém-formados em Medicina, uma vez que um dos grandes problemas enfrentados, atualmente, é o exercício e promoção da profissão sem que haja, de fato, uma boa formação.

    A aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida, foi outro ponto mencionado pelo presidente como um meio de supervisão da qualidade médica. “Nós defendemos o Revalida para a entrada de qualquer médico formado no exterior”, afirmou.

    Ao final da apresentação, Camarim esclareceu dúvidas do público e encerrou o encontro frisando a necessidade de cumprir as leis e o Código de Ética Médica. “É de extrema importância agir conforme estipulado pela lei e pela ética, visando, assim, nossa proteção, a proteção da Medicina e,  principalmente, da sociedade como um todo”, encerrou.

    Fotos: Divulgação Cremesp


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 1 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 428 usuários on-line - 1
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.