Serviços aos médicos


Registro de Especialidade

DEFINIÇÃO

Procedimento através do qual o CREMESP reconhece oficialmente e divulga no site, as especialidades e áreas de atuação dos médicos que solicitam o registro de seus certificados ou títulos emitidos pela Associação Médica Brasileira - AMB e/ou certificados de residência médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REGISTRO

1 - Requerimento de Serviços Diversos (clique aqui)

2 - Cópia autenticada frente e verso do Certificado do Título de Especialista e/ou Certificado de Residência Médica, bem como de outros documentos exigidos na Resolução 1960/2010.

3 - Carteira Profissional Médica original (capa verde)

4 - Recolhimento da taxa, esclarecemos que deve ser recolhida uma taxa para cada especialidade ou área de atuação requerida, e que o requerente deverá estar quite com as anuidades ou multa eleitoral. Apresentar no ato da solicitação o boleto do recolhimento já quitado, não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento,  consulte o valor . Para obter boletos, acesse o link "Área do Médico" na páginal inicial.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Nos casos de médicos que já possuam registro de especialidade em outros Conselhos, preencher requerimento, juntar Carteira Profissional Médica, cópia autentica do Certificado de Especialidade emitido pelo outro CRM e fica isento de taxa.

A autenticação da cópia dos documentos, poderá ser feita por um funcionário do CREMESP, desde que seja apresentado no ato do pedido o documento original juntamente com sua cópia simples frente e verso.

A Resolução CFM nº 2.149/2016 (clique aqui) é a norma regulamentadora para o registro das especialidades e áreas de atuação, e para que possamos processar o registro se faz necessário que os documentos apresentados estejam em conformidade com as exigências nela contidas.

Além da norma acima mencionada, a Resolução CFM nº 1.960/2010 (clique aqui) regulamenta os registros das especialidades em virtudes de documentos e condições anteriores a 15 de abril de 1989, dando respaldo aos pedidos, desde que o médico possua documentos que se enquadrem nos pré-requisitos da mesma. 

Sendo assim, esclarecemos que cabe a este Conselho somente cumprir as normas cartoriais de registro, ficando a cargo dos demais órgãos estabelecer os critérios para emissão dos títulos e certificados, no caso CNRM - credenciar e autorizar o funcionamento dos programas de residência médica, AMB - orientar e fiscalizar a forma de concessão de títulos e certificados.

Locais para o recebimento da documentação (clique aqui).

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua da Consolação, 753
Centro - São Paulo/SP - 01301-910

Sub-sede: Rua Domingos de Moraes, 1810
Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 5908-5600 das 8h às 20h

HORÁRIO DE EXPEDIENTE
Consolação e Vila Mariana - das 9h às 18h


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CONTATOS

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