Serviços aos médicos


Registro de Especialidade e/ou Área de Atuação

DEFINIÇÃO

Procedimento através do qual o CREMESP reconhece oficialmente e divulga no site, as especialidades e áreas de atuação dos médicos que solicitam o registro de seus certificados ou títulos emitidos pela Associação Médica Brasileira - AMB e/ou certificados de residência médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REGISTRO

1 - Requerimento de Serviços Diversos (clique aqui)

2 - Cópia autenticada frente e verso do Certificado do Título de Especialista e/ou Certificado de Residência Médica, a autenticação da cópia dos documentos, poderá ser feita por um funcionário do CREMESP, desde que seja apresentado no ato do pedido o documento original juntamente com sua cópia simples frente e verso. Caso o pedido seja feito com base na Resolução nº 2.220/2018, apresentar os documentos seguindo as mesmas especificações.

3 - Carteira Profissional Médica original (capa verde);

4 - Este serviço está isento de recolhimento de taxa até 31 de dezembro de 2024.

PREVISÃO DE LIBERAÇÃO DE INFORMAÇÕES E ENTREGA DOS DOCUMENTOS

O prazo médio para liberação das informações sobre o registro da especialidade ou área de atuação em nosso site é de 30(trinta) dias e quanto a liberação da Carteira Profissional Médica com o registro de especialidade ou área de atuação é de 60(sessenta) dias, no mesmo local onde foi realizada a solicitação;

Nos casos em que o pedido de registro é feito com base em documentos anteriores ao ano de 1.989, nem sempre conseguimos respostas rápidas das confirmações o que afeta diretamente nossos prazos.

Quando da análise do documento houver Nota de Devolução, os prazos acima expiram e passam a contar novamente após a sua regularização. Vide, ainda, o teor da Instrução Normativa Cremesp nº 01/2017.

Esclarecemos que as solicitações realizadas em nossas Delegacias transitam até a Sede do Cremesp através de malotes dos Correios, caso por algum motivo esse translado seja prejudicado, os prazos acima poderão ser revistos.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Nos casos de médicos que já possuam registro de especialidade em outros Conselhos, preencher requerimento, juntar Carteira Profissional Médica, cópia autentica do Certificado de Especialidade emitido pelo outro CRM e fica isento de taxa.

A Resolução CFM nº 2.330/2023 (clique aqui) é a norma regulamentadora para o registro das especialidades e áreas de atuação, e para que possamos processar o registro se faz necessário que os documentos apresentados estejam em conformidade com as exigências nela contidas.

Além da norma acima mencionada, a Resolução CFM nº 2.220/2018 (clique aqui) regulamenta os registros das especialidades em virtudes de documentos e condições anteriores a 15 de abril de 1989, dando respaldo aos pedidos, desde que o médico possua documentos que se enquadrem nos pré-requisitos da mesma. 

Sendo assim, esclarecemos que cabe a este Conselho somente cumprir as normas cartoriais de registro, ficando a cargo dos demais órgãos estabelecer os critérios para emissão dos títulos e certificados, no caso CNRM - credenciar e autorizar o funcionamento dos programas de residência médica, AMB - orientar e fiscalizar a forma de concessão de títulos e certificados.

Locais para o recebimento da documentação (clique aqui).

Agende seu atendimento aqui.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 503 usuários on-line - 26290
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.