PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
Mauro Gomes Aranha de Lima - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 4)
Rubens Belfort Jr.


CRÔNICA (pág. 10)
Mariana Kalil


SINTONIA (pág. 12)
Tempos Líquidos


ESPECIAL (pág. 16)
Agrotóxicos


EM FOCO (pág. 22)
Sarcopenia


CONJUNTURA (pág. 26)
O maior de todos os vazios


GIRAMUNDO (pág. 30)
Arte, genética e ciência


PONTO COM (Pág. 32)
Mundo digital & tecnologia científica


HISTÓRIA DA MEDICINA (pág. 34)
Freud, Sherlock Holmes e Coca-cola


CULTURA (pág. 38)
A escola que revolucionou o design e a arquitetura


TURISMO (pág. 42)
Dubrovnik, a pérola do Adriático


MÉDICOS QUE ESCREVEM (pág. 46)
Música barroca e psicanálise


FOTOPOESIA (pág. 48)
Como nossos pais


GALERIA DE FOTOS


Edição 79 - Abril/Maio/Junho de 2017

PONTO COM (Pág. 32)

Mundo digital & tecnologia científica

O poder da tinta

As imagens são incríveis e parecem efeito de computação gráfica. Algumas chegam a parecer tão reais quanto uma foto captada pela Nasa. Mas, surpreenda-se, muitas são feitas apenas com materiais orgânicos ou com objetos diversos e inusitados – como tintas mergulhadas na água –, além da utilização de lentes fotográficas macro de alta resolução.

Os vídeos são criados e disponibilizados pelos youtubers do MacroRoom. Confira em: http://macroroom.com/news/


Uber nas alturas

Já imaginou pegar um táxi aéreo? Não um jatinho fretado, mas um táxi mesmo? Em alguns anos, isso será possível. Em nova parceria com a Embraer, a empresa Uber pretende implantar uma nova modalidade de serviço aéreo até 2020. O acordo visa fabricar veículos elétricos denominados VTOLs, que se diferenciam dos helicópteros por não emitirem poluentes e serem mais silenciosos. Os táxis aéreos deverão estar disponíveis, primeiramente, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e no Texas, nos Estados Unidos, ajudando a reduzir o tempo dos usuários no trânsito.

 

Plataforma para a saúde

Depois de ganhar um prêmio de um milhão de dólares, um médico da Libéria pretende criar uma plataforma digital global para treinar, apoiar e conectar trabalhadores da área da saúde, a Academia de Saúde Comunitária. Raj Panjabi – vencedor do prêmio TED Prize, que prestigia projetos com potencial de resolver grandes problemas envolvendo comunidades em todo o mundo – foi, também, o fundador da Last Mile Health, Organização Não Governamental que, em 10 anos, atendeu dezenas de milhares de pacientes e ajudou a treinar 1.300 pessoas para acabar com o ebola. Se quiser conhecer mais a respeito da ONG, acesse:  http://lastmilehealth.org

 

Melhor ainda

O Google Earth já era bom e ficou melhor ainda para quem quer conhecer o mundo inteiro sem sair de casa. Com atualização recente, o famoso software ganhou novas funções, como o botão “Estou com sorte”, que sorteia um lugar no mundo, dando informações e guiando o usuário diretamente para lá, por meio dos gráficos em 3D. Já com a função “Voyager” é possível acessar pequenas experiências informativas e conhecer os pontos turísticos de grandes cidades a partir de qualquer ângulo. Tem também alguns vídeos em 3D, além dos 2D, dos itinerários de tours guiados de cidades, além de inúmeras informações sobre os pontos de destaque. Para executar o novo Google Earth, é necessário baixar o Google Chrome. O acesso a ambos é possível em:  https://www.google.com.br/intl/pt-PT/earth

 

Esconda-se quem puder

Por mais simples que sejam as fotos postadas nas redes sociais, algoritmos podem extrair delas informações importantes, principalmente se forem adicionados dados de smartphones, câmeras de segurança, GPS e microfones.

Por meio de metadados, é possível descobrir onde você esteve, com quem e em qual horário. Até mesmo placas de restaurantes ou detalhes ao fundo da foto podem ser pistas, assim como o horário pode ser descoberto pela posição das sombras.

Algoritmos são capazes de identificar indivíduos em vídeos de câmeras de segurança até mesmo pelo modo de andar. E não para por aí: pesquisadores do Instituto Nacional de Informática do Japão anunciaram que copiaram a impressão digital de uma pessoa, por meio de uma foto de câmera digital comum, a três metros de distância.

 

Adeus, notícias falsas?

A proliferação de notícias falsas na internet – as chamadas fake news – vêm sendo motivo de preocupação e debate em todo o mundo. Contudo, o Wikitribune promete ajudar a reverter a situação. Criado pelo fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, o site colaborativo será lançado com o objetivo de conter a difusão cada vez maior de notícias falsas, reunindo jornalistas e uma comunidade de voluntários para produzir reportagens, com acesso gratuito e sem propagandas. Por isso, dependerá dos leitores para se financiar. Segundo Wales, a veracidade das reportagens poderá ser facilmente verificada porque será publicado o material usado como fonte.

Colaborou: Ana Clara Scarabelli

 


Este conteúdo teve 98 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 319 usuários on-line - 98
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.