PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (págs. 4 a 9)
Vandana Shiva e Jeffrey Smith


CRÔNICA (págs. 10 a 11)
Tufik Bauab*


SINTONIA (págs. 12 a 15)
Bactérias resistentes


DEBATE (págs. 16 a 22)
Financiamento do SUS


CARTAS & NOTAS (pág. 23)
Aplicativo para mobiles


CONJUNTURA (págs. 24 a 27)
Ideias para o Sistema Único de Saúde


MÉDICOS NO MUNDO (págs. 28 a 31)
Fernando Nobre


GIRAMUNDO (págs. 32 a 33)
Curiosidades & Novidades


PONTO.COM (págs. 34 a 35)
Informações do mundo digital


HISTÓRIA DA MEDICINA (págs. 36 a 38)
Médico, poeta e criador da abreugrafia


CULTURA (págs. 39 a 43)
Obras ilustram Metrô de SP


TURISMO (págs. 44 a 47)
Alter do Chão


FOTOPOESIA (pág. 48)
Gilberto Mendonça Teles


GALERIA DE FOTOS


Edição 69 - Outubro// de 2014

PONTO.COM (págs. 34 a 35)

Informações do mundo digital

Trabalho em equipe


Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) desenvolveram um “enxame” de 1 mil pequenos robôs capazes de trabalhar juntos. Idênticos – cilíndricos e com 3 centímetros de circunferência –, os robozinhos, em conjunto, podem formar figuras em até 12 horas. Segundo a revista Science, eles parecem até ser lentos, mas é o maior número de robôs já criados que executam tarefas em equipe. “Fazer um trabalho desses, com robôs, é um feito notável!”, elogia Sabine Hauert, da Universidade de Bristol. Para os cientistas do projeto, talvez, no futuro, essa tecnologia poderá ser aplicada, por exemplo, em limpeza ambiental, após desastre.

 


Mãos fora do volante

Veículos que rodam sozinhos só eram vistos, antigamente, em filmes de ficção ou na imaginação dos cineastas futuristas. Agora, eles são uma realidade. O maior site de buscas da China, o Baidu, está desenvolvendo um projeto de carro autônomo, semelhante ao da Google. Junto com a BMW, a gigante chinesa da internet pretende produzir os primeiros protótipos em 2015. Os motoristas, se desejarem, também terão a opção de guiar o veículo.



Pra que óculos?

Pessoas que têm miopia poderão utilizar dispositivos digitais sem usar óculos. É o que prometem alguns cientistas que desenvolveram uma tela de tablet capaz de corrigir esse problema de visão e ajudar milhões de pessoas que precisam de lentes corretivas. O sistema da tecnologia utiliza um software que altera a luz a partir de cada pixel da tela do aparelho, de acordo com o grau dos óculos do usuário. Já houve projetos semelhantes, mas, segundo os pesquisadores, esse último oferece maior contraste e resolução, se comparado aos anteriores. Leia mais em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/07/140731_tela_oculos_lab.shtml



Traduzindo...

Após chefiar o Google Tradutor, Franz Och, especialista em aprendizado e tradução por máquina, terá um grande desafio: criar ferramentas capazes de interpretar informações biológicas geradas pelo sequenciamento de genomas individuais. Contratado pelo dono da Human Longevity Inc. (HLI), J. Craig Venter – líder do programa privado para sequenciar o genoma –, Och tentará fazer com que os dados genéticos se tornem interpretáveis e clinicamente úteis.



Sucata eletrônica

Ao comprar um eletroeletrônico novo, o consumidor se depara com um dilema: o que fazer com o antigo? Muitas vezes, o produto velho, que pode conter metais pesados e tóxicos, acaba indo para o lixo comum. Desta forma, pode contaminar o ambiente e as pessoas que os manipulam. Para minimizar o problema, entidades como a Cidadão Eco e a Sucata Eletrônica recolhem esses materiais eletrônicos. Os pontos de entrega e o agendamento de retirada estão nos sites www.cidadaoeco.com.br  e www.sucataeletronica.com.br



“Zoom” no cosmos

Uma aurora boreal no céu noturno da Islândia, refletida na lagoa glacial de Vatnajökull, no Parque Nacional Jökulsarlon, não escapou dos cliques de James Woodend. Com essa imagem, o fotógrafo britânico ganhou o prêmio de Fotógrafo da Astronomia de 2014. Promovido pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres, o evento contou com centenas de participantes de 51 países, que apresentaram fotos deslumbrantes. Confira as imagens em:  http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/09/140919_galeria_premio_astronomia_rm.shtml



Aqui, não!

Um estudo feito pelo Facebook, com 600 mil perfis de usuários, sem conhecimento deles, causou polêmica entre os críticos da rede social. O experimento consistiu em apresentar a alguns usuários de língua inglesa, durante um período, apenas conteúdos positivos e, em outro, negativos. A conclusão da pesquisa – publicada na revista científica PNAS (bit.ly/estudoFB) – foi que os estados emocionais podem ser transferidos por contágio. Se o estudo fosse realizado no Brasil, seria ilegal. Uma Resolução do Conselho Nacional de Saúde estabelece que pesquisas com seres humanos necessitam de autorização e conhecimento das pessoas submetidas ao estudo.


(Colaborou: Wellington Monteiro)

 


Este conteúdo teve 94 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 312 usuários on-line - 94
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.