PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág. 1)
Editorial de Luiz Alberto Bacheschi, que assumiu a presidência do Cremesp em janeiro deste ano


ENTREVISTA (pág. 4)
Acompanhe um papo informal com o compositor, médico e herpetólogo...


SINTONIA (pág. 9)
Pintores famosos e o legado - artístico - a seus médicos, na visão do conselheiro José Marques Filho


CRÔNICA (pág. 14)
Texto do premiado médico escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, Moacyr Scliar


ESPECIAL (pág, 16)
A reforma do sistema de saúde americano por Lynn Silver, sub-secretária da Saúde de Nova Iorque


CONJUNTURA (pág. 22)
Dados do Cebrid mostram que os jovens experimentam a bebida muito cedo: entre 10 e 12 anos


DEBATE (pág. 26)
Em discussão a evolução da psiquiatria e o programa de saúde mental no país


GIRAMUNDO (pág. 32)
O que esperar da Conferência Mundial sobre o Clima realizada em Copenhague em dezembro passado?


PONTO COM (pág. 34)
Informações interessantes de acesso rápido, nos endereços eletrônicos selecionados. Clique!


HOBBY (pág. 36)
O médico cardiologista Maurício Jordão pratica o ilusionismo nas horas vagas


CULTURA (pág. 38)
A Bahia pelo traço, leve e característico, de Hector Julio Páride Bernabó


TURISMO (pág. 42)
Búzios: 24 praias belíssimas, além de mirantes com vista de 360 graus


CABECEIRA (pág. 47)
Sugestões de leitura da presidente da Academia de Medicina de São Paulo


POESIA (pág. 48)
Trecho de A Noite Tava Divina, de Paulo Vanzolini


GALERIA DE FOTOS


Edição 50 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2010

TURISMO (pág. 42)

Búzios: 24 praias belíssimas, além de mirantes com vista de 360 graus


Pescador na praia de João Fernandes

BÚZIOS CONTINUA LINDA!

Belezas naturais e gente simpática fazem perder a vontade de voltar para casa

Uma das penínsulas mais bonitas do litoral norte do Rio de Janeiro, Armação de Búzios – ou apenas Búzios – soube escapar dos riscos de ser badalada. Embora receba grande fluxo de turistas há décadas, a maioria de suas praias continua linda e aprazível. E no charmoso centrinho, a cidade concilia um ambiente cosmopolita com o de vilarejo de pescadores.


Um dos quiosques da praia de João Fernandes

Búzios, localizada na Região dos Lagos, atrai gente do mundo todo e figura entre as 10 cidades mais procuradas por turistas no ranking da Embratur. As belezas naturais são os maiores atrativos dessa antiga vila de pescadores, que no passado foi ocupada por piratas franceses e povoada pelo tráfico de escravos. Duas de suas 24 praias, Azedinha e José Gonçalves, estão entre as melhores do Brasil, segundo o Guia Quatro Rodas. Mas há outras de águas límpidas e transparentes, como a da Tartaruga, Ferradurinha e João Fernandes. Com cerca de 8 quilômetros de extensão, a península oferece praias de mar aberto e de interior, além de mirantes com vista de 360 graus. No mar de dentro, as águas transparentes são tranquilas e quase sem ondas, ótimas para mergulho e passeios de caiaque. No mar de fora, as ondas e ventos atraem surfistas e praticantes de esportes náuticos.


Banhistas na Praia Brava

No município de 30 mil habitantes, a população pode chegar a 100 mil na alta temporada ou finais de semana. Cariocas e argentinos são os principais visitantes, além dos que desembarcam de transatlânticos vindos da Europa ou do Porto de Santos, entre outros. Toda essa gente circulando pelo lugar cria um ambiente de diversidade em que é possível ouvir muitos idiomas por suas ruelas. Mas o espanhol dos argentinos é o segundo sotaque mais familiar de Búzios, depois do português dos cariocash. Para atender ao público eclético, a cidade tem bares, restaurantes, pousadas e boates para todos os estilos. Encontra-se de tudo em Búzios, do resort à pousadinha, do sanduíche à alta gastronomia.


Monumento aos Pescadores

O agito concentra-se nas adjacências da rua das Pedras, a principal da cidade. Lojinhas, restaurantes e bares compõem o seu cenário. Pelo lado direito, a rua das Pedras desemboca em um calçadão beira-mar que estende-se da Orla Bardot até a praia dos Ossos (a mais antiga vila de pescadores). Esse passeio é o cartão-postal de Búzios, com uma bela vista do mar salpicado por embarcações, além das famosas estátuas de Brigitte Bardot, Juscelino Kubitscheck e do monumento aos Pescadores. A atriz francesa fazia caminhadas por essas praias quando visitou a cidade, em 1964. JK teve uma residência de verão em Búzios, um casarão colonial do século 18, que atualmente abriga uma pousada. Nesse mesmo passeio, há outras poucas casas com fachada colonial e alguns ateliês de artistas. Búzios tem ótima infraestrutura para turismo marítimo – como aqua-taxis e passeios de escunas.


Detalhe de casarão à beira-mar 

A exploração terrestre também enche os olhos. A península é circundada por uma estrada que vai do mar de dentro ao de fora. Os costões rochosos, as ilhas e a vegetação de cactos chamam a atenção e podem ser vistos dos mirantes entre as praias Brava e Olho de Boi – esta última de naturismo e acessível por trilha. Entre as belas praias de mar aberto, estão a de Ferradura, Ferradurinha, Geribá e José Gonçalves. Ferradurinha é uma enseada quase fechada por pedras, formando uma piscina natural. Já foi uma das paradisíacas de Búzios, mas seus encantos foram prejudicados por um condomínio instalado praticamente em cima da praia, que deixou uma faixa de poucos metros de areia aos banhistas. O acesso à praia foi reduzido a uma passagem de pedestre estreitíssima. Mesmo assim, vale a pena um banho nas suas águas límpidas.


Rua das Pedras

Outro passeio imperdível é ao Porto de Manguinhos, a cerca de três quilômetros do centro, a segunda vila de pescadores mais antiga de Búzios, que foi revitalizada. Um extenso píer, adornado por luminárias avança em forma de L pelo mar. A seu lado, uma muralha de pedra construída por escravos completa a visão cinematográfica. Um novo polo gastronômico foi construído em Manguinhos para desafogar o centrinho de Búzios – atualmente, estacionar nas proximidades da rua das Pedras é uma proeza. O polo gastronômico tem variadas opções da cozinha internacional. Os restaurantes são interligados por um belo jardim e oferecem desde mesinhas a camas tailandesas no píer. Um deles é administrado pela Associação dos Pescadores, que fica ao lado e onde se pode comprar peixe fresco.


Fachada da casa que pertenceu a JK

Outra ótima pedida para quem gosta de aliar banho de mar a boa gastronomia são as praias de João Fernandes e João Fernandinho. Há ótimos restaurantes à beira-mar em João Fernandes, com opções como paella e caldeirada. As praias Azeda e Azedinha, acessíveis por uma caminhada de cinco minutos do centrinho, oferecem o que há de melhor no quesito tranquilidade e beleza. Outra muito procurada é da Tartaruga, dividida por dois leves pontais de pedra.

Enfim, Búzios é uma mistura de tudo, do charme rústico ao glamour, e seu povo simpático faz qualquer um perder a vontade de voltar para casa. Deve ser por isso que tantos estrangeiros decidiram ficar por lá.

Darwin foi

Para quem gosta de esticar ou fazer uma parada rápida, a caminho de Búzios está São Pedro da Aldeia, uma bela opção para ver o pôr-do-sol na praça à beira do lago, que nesse horário oferece uma linda visão de barquinhos de pescadores e revoada de pássaros. Na cidade, a cerca 45 quilômetros de Búzios, há fazendas de salinas à beira da estrada e, no centro, a Igreja dos Jesuítas, exemplar da arquitetura colonial construída em pedra, cal e óleo de baleia. Os jardins da igreja abrigam um monumento a Charles Darwin, criador da teoria evolucionista, que visitou São Pedro da Aldeia há 171 anos.


Como chegar

Búzios está a 190 km da capital do Rio de Janeiro e a 620 km da cidade de São Paulo. Saindo da capital fluminense, pela ponte Rio-Niteroi, sentido Rio Bonito, são duas horas de viagem.

Pelo ar: Há vôos de ida e volta a Búzios, saindo do aeroporto Santos Dumont (RJ), todas as sextas e domingos.
Pelo mar: Na alta temporada, Búzios recebe cerca de 70 cruzeiros marítimos de vários pontos do Brasil e do mundo – como os que saem do Porto de Santos.
Terra e ar: Muitas pousadas e hotéis oferecem traslado terrestre até Búzios direto do aeroporto do Rio de Janeiro. Os preços variam de acordo com a pousada e podem ser fechados na hora da reserva.
Terra: De São Paulo a Búzios, direto: saídas às sextas-feiras 21h50, com retorno aos domingos, às 20h15, pela Viação 1001. A mesma 1001 tem saídas diárias de São Paulo a Cabo Frio,  de onde a Viação Salineira opera em linha regular até Búzios, com intervalos de 20 minutos. Também é possível pegar um táxi de Cabo Frio a Búzios pelo valor médio de R$ 30.

Horários e outras informações no site:
http://www.buziosonline.com.br/home/portugues/pchegar.cfm#cabofrio


Índio artesão da região


Este conteúdo teve 112 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 397 usuários on-line - 112
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.