CAPA
EDITORIAL
Entre os destaques desta edição, um debate sobre a política de redução de danos
ENTREVISTA
Entrevista especial com Adib Jatene, diretor do HCor e membro do conselho do MASP
CRÔNICA
A crônica da vez é de autoria de Max Nunes, médico e um dos maiores nomes do humorismo brasileiro
MEIO AMBIENTE
De planeta água não temos mais nada. Ele está se transformando num enorme deserto...
CONJUNTURA
Um raio X da vocação médica mostra que a escolha vem desde muito cedo
DEBATE
Em discussão a estratégia de saúde que distribui seringas a usuários de drogas injetáveis
HISTÓRIA DA MEDICINA
Visite conosco a Capela da Sta Casa de Misericórdia de Mauá: atração cultural e turística da cidade
SINTONIA
Ludwig Van Beethoven sob o prisma de José Marques Filho, conselheiro do Cremesp
CULTURA
No interior de São Paulo, conservatório abre as portas para verdadeiros talentos da música
HOBBIE DE MÉDICO
Médicos também são apaixonados por carros... antigos!
GOURMET
As cozinhas estão sendo ocupadas pelos homens... É sinal de pratos muuuito saborosos!
TURISMO
Venha conosco conhecer a natureza preservada, a fauna e a flora das ilhas Galápagos
ACONTECE
Cirque du Soleil: enfim chega ao Brasil o espetáculo Saltimbanco. E você acha que a Ser Médico ia perder?
LIVRO DE CABECEIRA
Você já leu "O Caçador de Pipas", do médico Khaled Hosseini? Não sabe o que está perdendo...
POESIA
José Martins Fontes, poeta, médico e jornalista finaliza com chave de ouro esta Edição
GALERIA DE FOTOS
EDITORIAL
Entre os destaques desta edição, um debate sobre a política de redução de danos
Ponto de partida
Em nosso empenho por levar informações atuais aos colegas leitores, tivemos a honra de receber o ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, na sede do Cremesp para uma entrevista. O colega cardiologista, que atualmente preside o conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (Masp), falou sobre a crise dessa instituição que chegou a ter o fornecimento de energia cortado pela Eletropaulo.
Na Entrevista concedida a alguns conselheiros da Casa, Jatene também faz uma reflexão sobre a saúde, a Medicina e de suas posições em relação às causas médicas do momento. De seu tempo de ministro, falou, inevitavelmente, da sua criatura tão notável quanto nefasta, a CPMF, trazendo informações dos bastidores em que o imposto foi alinhavado.
No Debate desta edição, o conselheiro Caio Rosenthal reuniu o psiquiatra Elisaldo Carlini e o jurista Walter Ceneviva para discutir as estratégias de redução de danos. Trata-se de uma avançada e polêmica política de saúde que distribui, por exemplo, seringas a usuários de drogas para evitar o contágio de doenças como Hepatite C, Aids e Malária. Implantada aos poucos no Brasil e sob resistência de alguns setores, esse tipo de assistência já apresenta impactos positivos e importantes nos indicadores de saúde.
Ainda entre os temas de saúde, o colega encontrará um interessante estudo sobre a Vocação Médica feita com estudantes da Faculdade de Medicina da USP. A dificuldade para serem aprovados no vestibular já demonstra o grau de determinação pela Medicina, visto que apenas 27% conseguiram passar na primeira tentativa. A pesquisa apurou que cerca de 63% dos alunos têm algum médico na família e que optam pela Medicina precocemente. Os estudantes também responderam questões relacionadas às motivações para a escolha da profissão, resultando num interessante artigo para análise e reflexão.
Nossa matéria de Meio Ambiente trata do processo de desertificação do planeta. O problema é preocupante, tanto que as Nações Unidas declararam 2006 o Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação. Embora a campanha não tenha recebido a merecida atenção da mídia global, ainda há esperança de que a conscientização do problema possa gerar medidas práticas a médio prazo.
Com base na autópsia do compositor alemão Ludwig Van Beethoven, o conselheiro José Marques Filho nos brinda com um artigo em que faz uma análise da vida e das doenças que abalaram esse gênio da música. Outro tema de destaque é a história da Capela da Santa Casa de Mauá, que tem um inestimável acervo artístico – são 23 afrescos de Emeric Mercier, um importante pintor romeno que refugiou-se no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.
Vale ressaltar ainda a resenha de literatura desta edição que apresenta o médico e escritor Khaled Hosseini, autor do livro O Caçador de Pipas, um fenômeno mundial de vendas. De origem afegã, Hosseini escreveu esse best seller nas horas vagas.
Estes são alguns dos assuntos desta Ser Médico, com as quais esperamos ter cumprido nosso objetivo de levar informações de qualidade e diferenciadas aos colegas.
Desiré Callegari
Presidente do Cremesp