De acordo com o mesmo
levantamento anterior realizado pelo Cremesp, as principais queixas dentro dos
dez assuntos que mais receberam denúncias são as seguintes:
Negligência, imperícia e
imprudência
-
Cirurgia com óbito (choque anafilático, parada cardiorrespiratória,
falta de equipamentos adequados, possível imperícia/imprudência dos
profissionais)
-
Má assistência (omissão em pós operatório, desrespeito, omissão de
informações, consultas rápidas e sem resultados satisfatórios)
-
Erro diagnóstico
-
Esquecimento de corpo estranho em cirurgias
-
Exames (falta de pedido do exame para formar-se o diagnóstico
preciso, radiografias, internação e intervenção cirúrgica sem os devidos
exames pré-operatórios, possível imperícia na realização dos exames,
principalmente ginecológicos, endoscopia e mamografia)
Atendimento
Médico
-
Má conduta (desrespeito com colegas, pacientes ou familiares, assédio
sexual, não elaboração de relatório médico quando solicitado, vínculos com
farmácia, ótica ou laboratórios e cobrança de pacientes do SUS)
-
Discriminação (racial, social, religiosa ou por orientação sexual)
-
Atraso em consulta (médico atrasa demasiadamente para consulta e, ao
paciente reclamar, o agride verbalmente; paciente que se atrasa e ao chegar o médico
recusa-se em atendê-lo)
-
Omissão de socorro (deixar de atender por estar em horário de repouso
ou terminando o plantão; negação de atendimento, por parte do hospital, pelo
fato do paciente residir ou ter sido encaminhado por serviço de outra cidade;
negação de atendimento por parte do convênio; falta de comunicação sobre
transferência de paciente, discriminação)
-
Condições de trabalho (instalações precárias, falta de medicação,
equipamentos, higiene, falta de plantonistas no hospital)
Conduta Ético-profissional
-
Comportamento inadequado (desrespeito à hierarquia nos serviços, abuso
de poder)
-
Desrespeito com colegas e pacientes (desavenças, agressões físicas e
verbais, omissão de informações e diagnóstico)
-
Ausência em plantão (ausentar-se sem deixar outro médico em substituição,
sem comunicação prévia à diretoria, faltas sem aviso prévio e
justificativas)
-
Assédio (anamnese fora da praxe, não utilização de luvas para exames
ginecológicos, falta de assistente na sala, atos libidinosos)
-
Acobertamento (acobertar exercício ilegal da Medicina e más práticas
de outros profissionais, ocultar informações)
Relação Médico-paciente
-
Discussão (descontrole emocional)
-
Má conduta (desrespeito com pacientes e familiares, assédio, não
elaboração de relatório médico quando solicitado)
-
Agressão (física, verbal ou moral )
-
Discriminação (racial, social, religiosa etc.)
-
Divergências (não aceitação de exames, laudos e atestados)
Perícia médica
-
Recusa de benefícios (não aceitação de afastamento do trabalho)
-
Suspensão de benefícios (alta sem examinar o paciente, alta com o
paciente ainda doente ou incapacitado)
-
Mau atendimento (descaso com o paciente)
-
Discordância com o perito assistente
-
Condições de trabalho (excesso de pacientes, instalações inadequadas)
Publicidade médica
-
Sensacionalismo (propaganda enganosa, autopromoção, exibição de fotos
pré e pós-operatórias – mesmo autorizadas pelo paciente)
-
Concorrência desleal (divulgação de valores de consultas, consultas grátis)
-
Vínculos (parcerias com farmácia, ótica, laboratórios e indústria
farmacêutica)
-
Divulgação indevida (sem número de CRM, nome do responsável, clínica
e especialidades)
Condições de funcionamento
do hospital
-
Falta de medicação
-
Falta de médicos em plantões
-
Falta de higiene
-
Falta de equipamentos
-
Arbitrariedade da direção do serviço de saúde
Relação entre médicos
-
Honorários (falta de pagamento, falta de repasse, retenção de honorários)
-
Concorrência desleal (consultas grátis, oferta de brindes)
-
Hierarquia (desobediência, abuso de poder)
-
Discordância de conduta
-
Agressão (física, verbal e moral)
Atestado
médico
-
Veracidade
-
Falta de carimbo e assinatura
-
Comercialização
-
Letra ilegível
-
Exorbitância de tempo de validade do atestado
Honorários médicos
-
Retenção
-
Exorbitância (cobrança de valor elevado)
-
Dupla cobrança
-
Cobrança vil
-
Repasse de honorários