Livros do Cremesp


MANUAL DOS MEDICAMENTOS GENÉRICOS

Apresentação

É com grata satisfação que apresento a segunda edição de Medicamentos Genéricos, uma valorosa iniciativa do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). Tamanho o sucesso da primeira edição, surgiu o interesse em publicá-la novamente, desta vez com novos parceiros – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

Hoje, um ano e meio depois do registro dos primeiros genéricos, ainda é bastante atual e importante a cartilha produzida pelo CRF-SP, que fala de forma simples e correta sobre temas como a orientação e a importância da presença do farmacêutico em farmácias e drogarias ao dispensar o medicamento, da prática da automedicação e do papel do médico como prescritor. Acima de tudo, traz uma linguagem clara que explica de maneira apropriada o que é o genérico e como identificá-lo.

Esse medicamento novo, na verdade, é a cópia fiel do medicamento tradicional, o medicamento de referência, aquele que o médico está acostumado a receitar. Com os testes que exigimos na Anvisa, os genéricos são seguramente uma alternativa mais barata e de qualidade comprovada. Mas é preciso saber reconhecer o genérico.

Nos dias de hoje, a informação é a principal arma do consumidor. Só assim ele pode defender-se da “empurroterapia”, sem tornar-se vítima do uso inadequado de medicamentos, e realizar o tratamento de forma digna. E os genéricos vieram justamente para mudar essa realidade. Hoje o consumidor está mais atento aos seus direitos e quer conhecer a melhor maneira de se tratar.

Nesse sentido, Medicamentos Genéricos é mais um instrumento que contribui para a saúde do brasileiro ao esclarecer que acesso a medicamentos é coisa séria e que tratamento digno associa a orientação indispensável dos dois profissionais: o médico e o farmacêutico. Com mais informação, o paciente tem a dose certa de dignidade.

Boa leitura.

Gonzalo Vecina Neto

Diretor-presidente da Anvisa

Veja outras publicações

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 305 usuários on-line - 29
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.