CREMESP - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Legislação


Nova Pesquisa | Voltar
Enviar por e-mail | Imprimir apenas a ficha | Imprimir apenas a norma | Imprimir a norma com a ficha

Norma: RESOLUÇÃOÓrgão: Comissão Nacional de Residência Médica
Número: 27 Data Emissão: 06-07-2021
Ementa: Aprova a matriz de competências para Programas de Residência Médica para Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler no Brasil.
Fonte de Publicação: Diário Oficial da União; República Federativa do Brasil, Seção 1, 7 jul. 2021, p.462
Vide: Situaçao/Correlatas (clique aqui para exibir)

Imprimir apenas a ficha


Imprimir apenas a norma
Imprimir a norma com a ficha

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA

RESOLUÇÃO CNRM Nº 27, DE 6 DE JULHO DE 2021
Diário Oficial da União; República Federativa do Brasil, Seção 1, 7 jul. 2021, p.462

Aprova a matriz de competências para Programas de Residência Médica para Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler no Brasil.

A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições que lhe confere a Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, o Decreto nº 7.562, de 15 de setembro de 2011, e o Decreto nº 8.516, de 10 de setembro de 2015; considerando a atribuição da CNRM de definir a matriz de competências para a formação de  especialistas na área de residência médica; tendo como base a deliberação ocorrida na 3ª Sessão Plenária Extraordinária de 2021 da CNRM, e tendo em vista o disposto nos autos do Processo SEI nº 23000.012929/2021-10, resolve:

Art. 1º Aprovar a matriz de competências de Programas de Residência Médica para Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler, na forma do Anexo que integra esta Resolução.

Art. 2º Os Programas de Residência Médica para a Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler possuem 1 (um) ano de formação, com acesso mediante conclusão de Programa de Residência Médica em Angiologia, Cirurgia Vascular ou
Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Art. 3º A matriz de competências é aplicável a Programas de Residência Médica para Área de Atuação em Ecografia Vascular com Doppler que se iniciarem a partir de 2022.

Art. 4º Esta resolução entra em vigor na data de 2 de agosto de 2021.

WAGNER VILAS BOAS DE SOUZA
Presidente da Comissão Nacional de Residência Médica
Secretário de Educação Superior

ANEXO

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA PARA ÁREA DE ATUAÇÃO EM ECOGRAFIA VASCULAR COM DOPPLER

1. OBJETIVO GERAL

Formar e habilitar especialistas na área de atuação de ecografia vascular com Doppler (EVD), (também conhecida como "ultrassonografia vascular", "ultrassom vascular", "ultrassom Doppler", "ecografia Doppler", "duplex scan", "ultrassom duplex") para realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, utilizando ondas de ultrassom em frequências acima das audíveis pelos humanos, bem como ensino, pesquisa e assistência aos pacientes portadores de afecções circulatórias congênitas, adquiridas, degenerativas e urgências relacionadas à tecnologia EVD.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar o médico na aquisição e interpretação de imagens com foco na EVD, que inclui modo B (imagens morfológicas em escala de cinza), cor (imagens com direção  e fluxo em escala de cores) e espectral (imagens gráficas com informações de direção de fluxo, velocidade e tempo decorrido), isolados ou combinados e dos recursos adicionais (como Power Doppler e utilização de contraste de microbolhas) em ambientes ambulatoriais e hospitalares, pré-, intra ou pós-operatórios, dominando os conceitos fundamentais das imagens adquiridas com a EVD, baseados na anatomia das estruturas vasculares e na fisiopatologia das doenças nas diversas áreas do corpo Dominar os protocolos indicação e a execução dos exames adquirindo proficiência na elaboração e interpretação de laudos e relatórios; realizar os procedimentos terapêuticos. Identificar e comunicar a equipe assistente a ocorrência de achados, esperados ou não, considerados urgentes. Valorizar a medicina baseada em evidência bem como as inovações que venham a ser incorporadas pelo desenvolvimento tecnológico, priorizando a relação médicopaciente no aspecto biopsicossocial.

3. COMPETÊNCIAS AO TÉRMINO DO CURSO (1 ANO)

1. Dominar a abordagem teórico-prática dos fundamentos e história natural dos agravos que acometem o sistema circulatório.

2. Avaliar os princípios físicos da formação da imagem adquirida pela EVD e dominar os ajustes do equipamento necessários para a obtenção de uma imagem.

3. Dominar as técnicas de arquivamento de imagens e sua comunicação ( PACs).

4. Dominar o conhecimento para elaboração de relatórios detalhados e comunicação sobre o resultado dos exames e dos procedimentos realizados para o paciente, seus familiares ou a equipe de médicos assistentes.

5. Dominar a anatomia e a fisiologia normal e alterada do sistema circulatório das diversas áreas do corpo humano.

6. Analisar e interpretar imagens adquiridas pela EVD.

7. Dominar a investigação de doenças e síndromes por meio da EVD, com e sem seus recursos adicionais, nos diversos segmentos corporais.

8. Dominar a técnica de intervenções guiadas por ultrassom no território vascular (punções, injeções, acompanhamento de acessos e outros).

9. Obter o consentimento livre e esclarecido do paciente ou responsável após explicação simples e em linguagem apropriada.

10. Avaliar os custos dos procedimentos médicos e utilizá-los em benefício do doente.

11. Dominar o uso dos agentes de contrastes, indicações, contra-indicações, princípios físicos, bases fisiológicas, aplicações e protocolo de uso.

12. Avaliar as implicações médico legais da prática médica.

13. Dominar a comunicação do resultado dos exames aos pacientes e aos profissionais solicitantes.

14. Valorizar o domínio emocional para tomar decisões em situações adversas.

15. Avaliar e promover as ações de saúde concernentes à segurança do paciente.

16. Respeitar os preceitos éticos e bioéticos, bem como o relacionamento com profissionais da saúde, pacientes e familiares.

17. Produzir um trabalho científico, utilizando o método de investigação adequado para apresentá-lo em congresso médico, publicar em revista científica ou apresentar publicamente em forma de monografia.

Imprimir apenas a norma
Imprimir a norma com a ficha

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 309 usuários on-line - 5
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.