NOTÍCIAS
Últimas Notícias
Revista científica
Cremesp publica a 4ª edição da Journal of Medical Resident Research (JMRR)
Revista científica
Cremesp publica a 4ª edição da Journal of Medical Resident Research (JMRR)
Ato histórico - Cremesp em campo
MEC determina providências nas inconsistências de revalidação de diplomas de Medicina da Unirg após alertas sistemáticos do Cremesp
Reconhecimento profissional
Familiar de paciente relata atendimento excepcional realizado pela neurocirurgiã Monise Zaccariotto
Notícias
|
31-05-2026 |
Nota de pesar |
Cremesp lamenta a morte da Dra. Angelita Habr-Gama, referência mundial da Medicina brasileira |
|
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) manifesta profundo pesar pelo falecimento da Dra. Angelita Habr-Gama, aos 92 anos, neste sábado (30). Reconhecida como uma das maiores médicas brasileiras de todos os tempos, deixa um legado que marcou de forma definitiva a assistência aos pacientes, a pesquisa científica e a formação de gerações de profissionais. Foto: Amanda Perobelli/Estadão Nascida no Pará e formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), construiu uma carreira de destaque nacional e internacional. Em uma época em que a presença feminina na cirurgia ainda era exceção, superou barreiras e tornou-se uma das mais respeitadas especialistas do mundo na área de coloproctologia. Sua contribuição mais conhecida foi o desenvolvimento e a consolidação de estudos que demonstraram a possibilidade de acompanhamento rigoroso de pacientes com câncer de reto após resposta completa ao tratamento, estratégia que ficou conhecida mundialmente como watch and wait. A abordagem trouxe novas perspectivas terapêuticas e ajudou a preservar a qualidade de vida de milhares de pacientes. Ao longo de mais de seis décadas de atuação, Dra. Angelita acumulou reconhecimentos nacionais e internacionais, publicou importantes trabalhos científicos e tornou-se referência para médicos, pesquisadores e instituições de saúde em diversos países. Neste momento de luto, o Cremesp se solidariza com familiares, amigos, colegas, alunos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com uma das personalidades mais brilhantes da Medicina brasileira. O velório será realizado neste domingo (31), das 15h às 19h, no teatro da Faculdade de Medicina da USP, |




