Descobertas e protocolos clínicos que moldam o futuro da Nutrologia, assim como os desafios que se impõe no Brasil e no mundo, não só ao conhecimento como aos médicos, são a tônica do XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrologia, que acontece de 26 a 28 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital. No compartilhamento de ideias durante a abertura do evento, Angelo Vattimo, presidente do Cremesp, afirmou que a Nutrologia é uma das especialidades mais vitimadas pela invasão de outros profissionais em atos privativos da Medicina, além das glosas de procedimentos e calotes por operadoras de saúde. “Estamos em uma batalha e precisamos da união de todas as entidades médicas em prol da Medicina”, convocou Vattimo.
Além de Vattimo, Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), recebeu os convidados José Luiz Gomes do Amaral, vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), que representou o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva; Akira Ishida, diretor administrativo da Associação Médica Brasileira (AMB); José Carlos Machado Cury, diretor de responsabilidade social da APM, que representou o presidente da entidade, Antonio José Gonçalves; Clovis Francisco Constantino, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); e Robson de Freitas Moura, presidente da Associação Bahiana de Medicina (ABM).
Ribas também homenageou médicos que contribuíram para a promoção da Saúde e da Nutrologia, Foram laureados os profissionais Carlos Alberto Nogueira de Almeida, Paulo Gringe Barcellos Ferreira, Dimitri Gabriel Homar, Marco Nonis, Walter Gert Schunemann, Guazi Ragueb Chahda, Odery Ramos, Antonio Braojos Dantas, Marcella Garcez Duarte, Ana Lucia dos Anjos Ferreira, Isolda Prado, Clóvis Francisco Constantino, Robson de Freitas Moura e Any Ferreira Heyn.
Durante o evento, foram destacados aspectos que extrapolam e, ao mesmo tempo, impactam a área nutricional. Em seu discurso, Constantino destacou o conjunto de ameaças subestimadas da Pediatria, como a queda da cobertura vacinal e os reflexos danosos das novas tecnologias na vida de crianças e jovens. Para ele, o médico deve dar ferramentas para apoiar as decisões informadas dos pais, como o aleitamento materno, considerada “cláusula pétrea” da SBP.
Também temas importantes da defesa profissional foram destacados. Enquanto Cury enfatizou as lutas por valorização e qualificação para que os médicos tenham o devido reconhecimento, Ishida alertou para as mudanças na composição da Comissão Nacional de Residência Médica, estabelecidas no decreto nº 11.999/24, em que as sociedades de especialidades podem perder a prerrogativa de certificar seus profissionais.
Atualizações científicas
Obesidade e síndrome metabólica, transtornos da conduta alimentar, nutrologia geriátrica, Nutrologia pediátrica, do esporte e do exercício, tratamentos medicamentosos para a obesidade, alergias alimentares, nutricosméticos, aplicações da Nutrologia na Dermatologia e assuntos relacionados à ingestão de nutrientes e seus efeitos no metabolismo humano estão entre os temas técnicos do evento, que tem previsão de integrar mais de 3 mil congressistas.
Paralelamente ao XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrologia, acontecem o IX Simpósio Internacional de Obesidade e Síndrome Metabólica (SIOS) e o II International Meeting of Sciences of Nutrition (IMOSCIN), que reuniu as principais especialistas em ciências nutricionais no mundo.
Fotos: Osmar Bustos
|