Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 09-07-2024
    MEETING TRIBUTÁRIO MÉDICO
    Evento inédito discutirá incentivos fiscais e Reforma Tributária para médicos
  • 04-07-2024
    Ética
    Guia de Boas Práticas na Divulgação Médica traz orientações seguras sobre comunicação nas redes sociais
  • 03-07-2024
    Esclarecimento
    Comissão Regional Eleitoral desmente fake news e informa que quatro chapas continuam disputando o pleito em São Paulo
  • 03-07-2024
    Expediente
    Cremesp funcionará normalmente no dia 8 de julho, véspera do feriado
  • Notícias


    05-07-2024

    PMMA Defesa do Ato Médico

    Cremesp notifica Anvisa e pede suspensão cautelar imediata de comercialização, venda e distribuição de produtos com PMMA

    O Cremesp notificou, nesta sexta-feira (5), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) requerendo a edição de resolução com a proibição cautelar da distribuição e comercialização de produtos à base de polimetilmetacrilato, conhecido popularmente como PMMA, em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. 

    Atualmente, a Anvisa permite a venda de produtos a base de PMMA (a exemplo das marcas Metacril, LinneaSafe, Biossimetric e Metaderm) para preenchimento cutâneo e muscular com finalidade corretiva estética ou reparadora, os quais são comercializados em diferentes concentrações, e a notificação pede que no prazo de 48 horas seja dada providência, sob pena de encaminhamento ao Poder Judiciário. 

    Na notificação, o Cremesp ressalta a alta periculosidade da substância. “Produtos a base de PMMA pertencem à Classe IV - máximo risco -, de modo que a ausência de restrições em relação a sua comercialização acaba representando uma ameaça à saúde e segurança da população”, explica a conselheira responsável pela Câmara Técnica de Dermatologia do Cremesp, Eliandre Palermo. 

    Recentemente a imprensa noticiou a morte da modelo e influenciadora Aline Maria Ferreira, de 33 anos, em Brasília, após complicações decorrentes da realização de aplicação de PMMA nos glúteos. O caso conta, ainda, com outra agravante: a responsável pela aplicação do PMMA, autointitulada biomédica, nem sequer possui registro no conselho profissional da categoria, ou seja, não médica e em claro exercício ilegal da medicina. 
     
    O coordenador do Depto. de Comunicação do Cremesp, Alexandre Kataoka, ressalta que o PMMA não é recomendado para fins estéticos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em virtude do elevado risco de complicações graves, irreversíveis, e até óbito dos pacientes, especialmente se administrados em grandes quantidades, estando proscrito.

    “A atual gestão do Cremesp tem emitido diversos alertas, há mais de 5 anos, sobre os riscos de intercorrências e óbitos causados seja por PMMA e até mesmo FENOL e cobrado as autoridades”, ressalta o presidente do Cremesp, Angelo Vattimo.

    O Conselho reforça seu compromisso em defender o maior movimento de defesa do ato médico do estado de São Paulo e seus médicos jurisdicionados.


    Este conteúdo teve 941 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 548 usuários on-line - 941
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.