Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    30-03-2024

    Ato Médico

    Cremesp alerta sobre complicações graves causadas por micobactéria em cirurgias com profissionais não capacitados 

    As infecções por micobactérias não tuberculosas (MNT) são complicações incomuns após procedimentos cirúrgicos e ocorrem principalmente quando não são respeitadas as normas técnicas e sanitárias dos procedimentos propostos. 

    O alerta vem após o surto de casos em Minas Gerais. São 16 casos confirmados da Micobactéria de Crescimento Rápido (MCR) em Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) emitiu uma nota técnica explicando a situação e pedindo monitoramento para entidades ligadas à saúde como: hospitais, órgãos de vigilância sanitária, Associação Mineira de Epidemiologia e Controle de Infecções e para o Conselho Regional de Odontologia (CRO). 

    Este último também recebeu a notificação já que oito do casos registrados são da clínica onde a dentista Camila Groppo realizava cirurgias estéticas no Centro de BH. 

    Apesar da baixa incidência-  menos de 1% dos casos de infecções pós-operatórias-, esses eventos podem ocorrer em “surtos” quando equipamentos utilizados por determinados hospitais, clínicas ou médicos estão contaminados com essas bactérias. Isso normalmente ocorre por processos irregulares de técnica cirúrgica, manuseio, esterilização ou reaproveitamento de materiais cirúrgicos.

    Em procedimentos de lipoaspiração, os surtos de MNT ocorrem principalmente por manejo indevido das cânulas cirurgias usadas no processo e pela ausência da correta assepsia da pele e dos profissionais.

    Essas infecções costumam ser severas, podendo causar deiscência cirúrgica, drenagem de secreção seropurulenta, dor local, deformidades, sequelas e má qualidade de vida para o indivíduo acometido.

    Com a expansão no Brasil da prática de procedimentos estéticos feitos por profissionais não médicos, a ocorrência desses surtos de MNT tem aumentado nos últimos anos. 

    Para o infectologista e Delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado de SP- Cremesp- Francisco Cardoso (CRM: 115103/ RQE: 35319), é possível evitar este tipo de contaminação. “São casos graves com complicações perigosas. Somente a correta técnica cirúrgica, assepsia do paciente e dos profissionais envolvidos, além da correta esterilização dos matérias e a obediência às regras de reaproveitamento e descarte dos mesmos podem evitar o surgimento desses casos, explicou Cardoso.

    Embora o surto por MNT tenha ocorrido em Minas Gerais, vale ressaltar que, infelizmente, outros Estados já protagonizaram — e ainda podem protagonizar — situações similares. Por isso, a necessidade de alerta do Conselho.

    O Cremesp ressalta a importância dos pacientes sempre procurarem profissionais capacitados e registrados nos conselhos de seus estados.


    Este conteúdo teve 771 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 335 usuários on-line - 771
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.