Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    22-03-2024

    Acreditação de escolas

    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico

    O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM) foi tema de reunião entre seus representantes e o plenário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 21 de março. Na ocasião, o conselheiro federal Donizetti Dimer Giamberardino Filho, e o professor titular da Faculdade de Medicina da USP, Milton de Arruda Martins, coordenador executivo da SAEME-CFM fizeram uma apresentação aos conselheiros de São Paulo, com vários tópicos relativos a essa iniciativa voltada a defender a ética e a qualidade do ensino médico. 

    Criado pelo CFM, com o apoio de especialistas da área médica, o SAEME-CFM, conforme informam seus gestores, considera fundamental que os cursos de medicina acreditados em um determinado momento e contexto mantenham a qualidade certificada durante o período de acreditação – seis anos –, até que sua renovação ou nova avaliação se concretize. Para isso, utiliza duas estratégias principais: vigilância ativa (anual) ou surveillance; e acompanhamento trienal, por meio de relatório em formulário específico, encaminhado por representantes do curso acreditado. 

    Acompanhamento anual e trienal 

    O acompanhamento anual possibilita a identificação de transformações positivas ou negativas em um curso, ao longo do período de acreditação. Pela vigilância ativa (anual) ou surveillance analisa-se, por exemplo, indícios de irregularidades ou denúncias veiculadas pela mídia (relacionadas ao curso ou a mantenedora, ao processo de ingresso, etc.); de irregularidades no processo de regulação; e mudanças na mantenedora ou do corpo docente, entre outros. 

    Pelo seguimento trienal, viabilizado por meio relatório em formulário obtido no site da SAEME-CFM, (link para https://www.saeme.org.br/portugues/acompanhamento-escolas-acreditadas) são avaliados dados como a situação do curso, considerando o intervalo de tempo da visita presencial e acreditação e o momento atual; como foi o encaminhamento das recomendações, para superar insuficiências; se (e como) as boas práticas identificadas continuam se desenvolvendo regularmente; e se ocorreram inovações ou interrupções. 

    O sistema proposto pelo CFM tem como valores norteadores ética, transparência, independência, qualidade e responsabilidade social, tendo surgido da demanda de uma maior participação das escolas médicas, das entidades profissionais e da sociedade no desenvolvimento de uma visão crítica sobre a qualidade da formação médica no Brasil, e da necessidade de divulgar um processo de acreditação transparente e independente.

    Os padrões de qualidade do SAEME-CFM, inclusive, foram reconhecidos internacionalmente, em 2019, por diplomação recebida da World Federation of Medical Education. 

    Conheça mais o SAEME-CFM acessando: https://www.saeme.org.br/.


    Este conteúdo teve 525 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 359 usuários on-line - 525
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.