Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 18-06-2024
    Araraquara
    Estudantes de Medicina da Uniara lotam auditório para assistir ao Conversa com o Cremesp
  • 17-06-2024
    Atividade médica
    Representantes das Comissões de Ética participam de encontro e tiram dúvidas sobre atuação nas instituições 
  • 11-06-2024
    Conversa com o Cremesp
    Sextanistas da USP puderam tirar dúvidas sobre ética na prática médica durante encontro com conselheiros
  • 07-06-2024
    Ação solidária
    Cremesp agradece aos médicos que se voluntariaram para atender às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
  • Notícias


    20-07-2023

    Nova Publicação

    Neurociência e Psiquiatria são tema da nova edição da Revista Ser Médico

    O Cremesp lançou a edição n° 102 da revista Ser Médico, que traz uma reflexão sobre os avanços da neurociência, que têm viabilizado a incorporação de novos procedimentos para o tratamento de doenças psiquiátricas. Além disso, a revista conta com discussões sobre os avanços na abordagem e assistência às pessoas com transtornos mentais decorrentes do uso abusivo de substâncias, e sobre como a tecnologia pode afetar a área da Saúde.

    Em entrevista, o médico psiquiatra e novo diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, comenta sobre os principais desafios que o esperam nessa complexa tarefa, e os avanços que implementou durante sua atuação na área da saúde mental. O diretor ainda discorre sobre a importância do combate ao narcotráfico e ao crime organizado.

    A revista apresenta uma linha do tempo, que passa pelos primórdios da Neurociência à Psiquiatria Intervencionista, indo desde os primeiros registros de estudos do cérebro, através de pinturas rupestres, passando pela descoberta e tratamento de doenças mentais, até o primeiro tratamento utilizando terapia gênica no País, autorizado em 2020 para doença neurológica.

    Outro tema de destaque é a luta dos Conselhos de Medicina e autoridades médicas, que pedem a revogação da Resolução nº 487 do CNJ que determina o fechamento dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico existentes no Brasil, até que estudos qualificados sejam elaborados e debates plurais, técnicos e democráticos sejam empreendidos sobre o assunto. O Cremesp já se posicionou fortemente contra a resolução, tendo realizado duas reuniões com autoridades da Psiquiatria para discutir o tema, e solicitado audiência com a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, para barrar a resolução. Também entregou ao Ministro do STF, André Mendonça, nota pública em repúdio à normativa, e trabalhou intensamente o assunto na Grande Mídia, por meio de diversas entrevistas. No dossiê, é discutido o risco à saúde e a segurança dos pacientes e da população, com o fechamento dos hospitais de custódia, previsto na normativa.

    Nas editorias de Opinião, Crônica, Hobby, Gourmet, Agenda Cultural e Resenha, são trazidos temas de entretenimento e contemplações, sendo, respectivamente, a importância de uma rede de atenção integral em saúde mental; reflexões de como abrir a mente e sair da zona de conforto; como o médico Nilton Jorge Gama Pinto transformou um hobby em paixão; a diversidade da gastronomia que transformou São Paulo em capital gastronômica; pinacotecas, festivais e recitais para visitar; uma análise sobre o filme Ensaio de Orquestra, que carrega uma mensagem importante sobre o trabalho em equipe; e muito mais.

    A edição aborda em "Tecnologia" um tema importante no mundo hiperconectado que vivemos hoje, que gera tanto benefícios, como malefícios. A discussão trata o desafio  ético no compartilhamento de dados da Saúde, através de dados e o uso de Inteligência Artificial.

    A revista Ser Médico é uma publicação trimestral do Cremesp. Acesse a versão digital, na íntegra.


    Este conteúdo teve 126 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 503 usuários on-line - 126
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.