Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    10-05-2023

    Vacinação

    Vacine-se. Proteja sua saúde e evite a volta de doenças já erradicadas no País

    Ao longo dos anos, muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública em função da vacinação massiva da população. Isso porque a imunização é uma ferramenta eficaz e segura para prevenir doenças infecciosas. Quando uma pessoa se vacina, ela protege a si mesma e outras pessoas, evitando que vírus e bactérias se propagem em sua comunidade.

    De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), a cobertura vacinal da população no País vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

    Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche estão entre os exemplos de doenças que estavam sob controle no passado, mas que agora correm o risco de voltar em função do baixo índice de vacinação. 

    As vacinas não são necessárias apenas na infância. Os idosos precisam se proteger contra gripe, pneumonia e tétano; as mulheres em idade fértil devem tomar vacinas contra rubéola e tétano, que, se ocorrerem enquanto elas estiverem grávidas (rubéola) ou logo após o parto (tétano), podem causar doenças graves ou até a morte de seus bebês. E a vacina HPV quadrivalente é oferecida para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, para a prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo de útero e contra as verrugas genitais em mulheres e homens. Pessoas acima de 50 anos também devem se prevenir contra o vírus do herpes zoster (ele pode ser reativado em idosos e imunossuprimidos que já tiveram catapora). Os profissionais de saúde também têm recomendações para tomarem certas vacinas, em função do alto risco de contágio em ambientes hospitalares.

    Vacine-se

    Atento a esse cenário preocupante em termos de saúde pública, o Cremesp ressalta a importância de que todos busquem se vacinar contra as doenças que podem ser prevenidas por meio de um gesto tão simples, a vacinação. Garantir que ela  esteja em dia é especialmente importante durante o inverno, quando surtos de caxumba, rubéola e sarampo costumam acontecer.

    Para facilitar a atualização de sua carteira de vacinação, o Cremesp disponibiliza em seu site (www.cremesp.org.br) os calendários de vacinação da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) 2022/2023, com um conjunto de orientações específicas para cada faixa etária e também visando à saúde de pessoas expostas a riscos. Os calendários contemplam também as vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)

    O MS oferece gratuitamente um grande número de vacinas contra diversas doenças graves. Todos devem estar atentos ao calendário e levar seus filhos e estimular os parentes a irem aos postos de saúde para serem vacinados nas idades recomendadas. 

    Vacine-se. E garanta sua saúde e a de toda a população.


    Este conteúdo teve 47 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 350 usuários on-line - 47
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.