Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • 08-04-2024
    Demografia Médica 2024
    Número de médicos registrados no Cremesp cresce 56% em 13 anos
  • Notícias


    27-04-2023

    Reconhecimento

    Médicos da região de Ribeirão Preto são homenageados pelos 50 anos de profissão

    O Cremesp homenageou médicos da região de Ribeirão Preto pelos 50 anos ou mais de exercício da Medicina, em evento realizado na quarta-feira, 26/04, no Teatro Bassano Vaccarini, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Coordenada pelo 1º-secretário do Cremesp, Angelo Vattimo, a cerimônia reuniu 53 homenageados, seus familiares, autoridades e representantes do Cremesp. Os médicos receberam um diploma e uma medalha alusiva ao jubileu. 

    Vattimo lembrou que os homenageados concluíram a graduação em Medicina na década de 70 do século passado. “Sem dúvida, foi uma década muito interessante, e os senhores puderam acompanhar a evolução da Medicina. Naquela época tínhamos que examinar o paciente e raciocinar clinicamente, sem dispor dos atuais recursos tecnológicos. É claro que a evolução é importante, mas ela jamais poderá se sobrepor ao elemento humano”, destacou ele, lembrando também que os presentes vivenciaram mudanças importantes no sistema público e privado de saúde, que incluiu a criação do SUS, na década de 1980, e a expansão da Medicina.

    Além de Vattimo, a mesa de trabalho contou com a participação do presidente do Supera Parque, ex-secretário municipal da Saúde e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-Campus Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, que representou o prefeito da cidade; e do coordenador do curso de Medicina da Unaerp, Reinaldo Bulgarelli Bestetti. Pelo Cremesp, também participaram da mesa o conselheiro corregedor, Rodrigo Lancelote Alberto; e a delegada superintendente adjunta em Ribeirão Preto, Alessandra Kimie Matsuno.  

    Rodrigo Lanceloti observou que a formação médica começa antes mesmo da graduação, pois exige estudos preparatórios para entrar na faculdade, além de constante atualização. "Certamente, os senhores representam o que há de melhor na Medicina brasileira, no contexto de uma cidade tão importante como é Ribeirão Preto, um polo de grandes faculdades de Medicina", destacou Lancelote.

    Alessandra Matsuno prestou homenagem ao delegado superintendente do Cremesp em Ribeirão Preto, Osvaldo Massati Takayanagui, que não pode comparecer ao evento e completou 50 anos de exercício da Medicina. Ela também agradeceu “a honra” de poder participar da cerimônia dedicada aos seus colegas. “Não são somente 50 anos de exercício da Medicina, mas, também, 50 anos de empatia ao próximo e de trabalho duro para aliviar um pouco o sofrimento e a dor da humanidade", ressaltou.

    Reinaldo Bestetti pontuou que a cerimônia, além de prestar uma justa homenagem àqueles que dedicaram quase a vida inteira à Medicina, também representa uma oportunidade de reencontro de professores e colegas de profissão. "Parabenizo o Cremesp por esta atitude tão humana, tão bonita e que somente quem médico sabe o que significam 50 anos de formatura", afirmou.

    Sandro Scarpelini destacou que a trajetória dos homenageados na Medicina tem muitas histórias e experiências, que, incluiu também o enfrentamento  da pandemia de covid-19.  "Nos últimos anos, especialmente em 2020 e 2021, perdemos vários colegas na cidade e na região, que talvez estivessem aqui celebrando os 50 anos de profissão, caso não tivéssemos passado por uma pandemia”, lamentou Scarpelini.

    O professor Airton Custódio de Moraes, ex-diretor e professor da USP- Ribeirão Preto, foi o orador da turma homenageada, e lembrou de sua trajetória na Medicina. "Em 52 anos de profissão, eu acompanhei a evolução da Medicina; e, sendo professor por 47 anos, ajudei a formar mais de quatro mil médicos e mais de 300 residentes, trabalhando sempre em função do conhecimento", destacou Moraes. 

    Durante a cerimônia, também foi apresentado um vídeo institucional intitulado "Por que você é médico?", que abordou a dedicação constante, muitas vezes com sacrifício pessoais, dos profissionais da Medicina para proporcionar melhores cuidados aos pacientes.

    Confira as fotos do evento

    Fotos: Marcel Leite
     


    Este conteúdo teve 75 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 297 usuários on-line - 75
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.