Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 23-05-2024
    Conversa com o Cremesp 
    Sextanistas da Unifesp-EPM recebem a autarquia 
  • 22-05-2024
    Artigos científicos
    Trabalhos inéditos da JMRR serão lançados em congresso do Cremesp
  • 21-05-2024
    Publicidade médica
    Cremesp apresenta palestra para diretores e médicos do Hospital Sírio-Libanês
  • 21-05-2024
    Alerta de golpe
    Cremesp não efetua qualquer tipo de cobrança ou solicita dados pessoais por SMS e WhatsApp
  • Notícias


    27-03-2023

    Atividade médica

    Cremesp promove Encontro com os Presidentes das Comissões de Ética Médica (CEM) de São Paulo

    O Cremesp realizou, no último sábado (25), o Encontro com os Presidentes das Comissões de Ética Médica (CEM), na sede da Autarquia. O evento foi idealizado pelo Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica (Gacem), vinculado ao Centro de Bioética do Conselho, e discutiu o trabalho de apuração de denúncias das CEM, que precisam ser atuantes e imparciais.

    A mesa do Encontro foi composta pelo diretor 1º secretário do Cremesp, Angelo Vattimo, que presidiu o debate; pelo delegado superintendente da Regional Sul, Jorge Dib; pelo delegado superintendente adjunto da Regional Leste, Gerson Mazzucato, e pelo delegado do Cremesp, Flávio Dantas. Na plateia, estiveram presentes a conselheira do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e responsável pelas Comissões de Ética Médica do Estado da Bahia, Aline Nogueira Reis, e representantes das Comissões de Ética Médica de 95 instituições de saúde de São Paulo, que puderam participar de maneira presencial e remota.

    No início do evento, Vattimo falou sobre o objetivo da conversa, que é simplificar o processo de apuração de denúncias das CEM e indicar o que pode ou não ser feito durante este trabalho. Também destacou a importância da atuação conjunta entre as Comissões e o Conselho. “É essencial que as Comissões fiscalizem o exercício da atividade médica de maneira ativa e reativa.”

    Na ocasião, o 1º secretário enfatizou que a atuação das CEM é restrita ao corpo clínico do hospital onde ocorreu o caso e que o médico envolvido na diligência interna não pode ser afastado, de modo que compete às Comissões a apuração do ocorrido, de forma breve, clara e coerente, para identificar se há indícios de infração ética.

    Na segunda parte do Encontro, Dib, Mazzucato e Dantas apresentaram três casos clínicos reais, encaminhados pelas CEM, para que os médicos participantes pudessem analisar, tirar suas dúvidas e concluir se o casos deveriam ou não ser enviados para o Cremesp, com base nas orientações dadas anteriormente pelo 1º secretário. “A Comissão não deve realizar só a apuração, pode e deve atuar, também, de maneira educacional aos médicos”, conclui Dib sobre o debate.

    Otimização

    Para otimizar o processo de recebimento de denúncias pelas CEM, o Cremesp adicionou o item “Comissão de Ética Médica”, na Área do Médico, no site do Conselho. Ao acessar este tópico, o médico deverá preencher um formulário com os dados dos denunciados e o local de ocorrência dos fatos, para que, dessa forma, as apurações se iniciem na Autarquia. 

    Esta foi mais uma iniciativa da atual gestão do Cremesp para simplificar o trabalho das Comissões de Ética Médica e preparar os médicos para a fiscalização da atividade médica de forma rápida e precisa.

    Confira as fotos do Encontro

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 86 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 499 usuários on-line - 86
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.