Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 05-12-2022
    Evento
    Cremesp realizará fórum sobre honorários médicos e contratualização na saúde suplementar
  • 02-12-2022
    Copa do Mundo
    Sede funcionará apenas com atendimentos agendados e delegacias regionais encerram expediente às 14h nos dias 2 e 5 de dezembro
  • 02-12-2022
    Direito
    Isenção do rodízio é ampliada para médicos da Grande São Paulo
  • 01-12-2022
    50 ANOS DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL
    Cremesp presta homenagem a médicos de São José do Rio Preto e Araçatuba
  • Notícias


    29-09-2022

    Conversa com o Cremesp

    Conselho discute os princípios éticos que regem a Medicina com alunos da Universidade de Mogi das Cruzes

    Mais um Conversa com o Cremesp foi promovido, no dia 29 de setembro, desta vez na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, com a presença de cerca de 150 graduandos e sextanistas. O programa visa a orientá-los sobre as responsabilidades que assumirão no exercício da Medicina, para que não cometam infrações éticas. Plantões, prontuários, sigilo médico, publicidade, atestados médicos, pejotização da profissão e relação com os demais colegas foram os temas principais do encontro. Nos últimos anos, tem havido um aumento de denúncias no Conselho em relação a médicos recém-formados. Muitas delas poderiam ter sido evitadas se eles tivessem um maior conhecimento do Código de Ética Médica.

    A conversa com os alunos teve a participação, pelo Cremesp, da diretora 2ª secretária, Maria Camila Lunardi, da conselheira Mirna Yae Yassuda Tamura e do delegado regional Milton Luiz Yaekashi. Pela Faculdade de Medicina, estavam presentes o diretor da instituição, Henrique Naufel, e a coordenadora adjunta do curso de Medicina, Raquel Barbosa Cintra.

    Camila Lunardi iniciou a conversa explicando que muitas das infrações cometidas pelos jovens médicos são decorrentes da falta de experiência e de conhecimento  de suas responsabilidades no exercício da Medicina no dia a dia. Um dos pontos mais sensíveis é o dos plantões médicos, explicou. "A falta sem justificativa, ou a saída antes da chegada do colega que vai render o plantonista, é uma infração ética que, se denunciada, pode se transformar em um processo ético-disciplinar no Conselho", alertou a conselheira. 

    A extrema importância do preenchimento correto dos prontuários médicos foi abordada por Mirna Tamura. Ela explicou detalhadamente que o documento é, também, uma defesa do médico, pois pode comprovar as medidas que tomou em relação ao paciente, no caso de alguma denúncia, por exemplo, de negligência.

    Após as falas iniciais das conselheiras, abordando os demais temas, os alunos fizeram diversas perguntas, tendo suas dúvidas esclarecidas. Também foram apresentados dois vídeos institucionais. Um deles abordando as funções e os serviços prestados pelo Cremesp; e outro, as ferramentas e inovações digitais que têm feito o Conselho se destacar em matéria de gestão – revelando um papel mais educativo do que punitivo, com diversos projetos voltados à atualização profissional para o exercício ético da Medicina.

    Confira as fotos do evento

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 632 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2022 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 228 usuários on-line - 632
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.