Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • 08-04-2024
    Demografia Médica 2024
    Número de médicos registrados no Cremesp cresce 56% em 13 anos
  • Notícias


    16-09-2022

    FISCALIZAÇÃO CREMESP E CREA-SP

    Parceria entre Conselhos na vistoria de unidades de saúde visa aumentar a segurança no atendimento médico

     

    Garantir a realização de vistorias mais eficazes e criteriosas – tanto pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) quanto pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), proporcionando mais segurança no atendimento aos pacientes, é o objetivo da assinatura de um termo de cooperação entre as duas autarquias. 

    A atuação conjunta dos Conselhos de fiscalização nas unidades de saúde, entretanto, se dará de forma independente, garantindo a manutenção das prerrogativas de fiscalização próprias de cada Conselho.

    Segundo a presidente do Cremesp, Irene Abramovich, a promoção de uma força-tarefa especial de fiscalização da responsabilidade técnica em estabelecimentos de saúde, pelo CREA-SP, vai conferir maior segurança ao atendimento assistencial, reduzindo as chances de que eventuais falhas técnicas e de manutenção em equipamentos possam interferir no trabalho dos médicos e suas equipes.

    Os agentes fiscais do CREA-SP já iniciaram esse trabalho de fiscalização em unidades de saúde, e estão passando por hospitais, clínicas e postos de saúde para averiguar se há profissionais da área tecnológica habilitados e à frente das atividades técnicas necessárias ao bom funcionamento dos equipamentos instalados nesses locais. 

    A fiscalização do CREA-SP tem como foco as áreas de engenharia clínica, manutenção de equipamentos médicos, instalações etc, sem que haja interferência sobre as atividades médicas, que seguem sendo fiscalizadas pelo Cremesp, no tocante à assistência médica, comissões, escalas, protocolos médicos etc.

    “É muito importante saber se as instalações e equipamentos estão funcionando adequadamente, dentro das normas estabelecidas pelo CREA, uma vez que isso irá garantir maior segurança no atendimento, tanto para os médicos e sua equipe como para os pacientes”, afirmou o conselheiro e coordenador do Departamento de Fiscalização do Cremesp, Daniel Kishi.

    Além disso, “é fundamental ter atestada a qualidade dos equipamentos utilizados nos procedimentos, para que se possam apurar as verdadeiras responsabilidades sobre eventuais denúncias que chegam ao Conselho, considerando que elas podem ser erroneamente atribuídas a imperícia ou negligência do Médico, enquanto, na verdade, ser decorrentes de falhas técnicas em equipamentos”, pontuou Kishi.
     

     

     


    Este conteúdo teve 17 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 334 usuários on-line - 17
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.