Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 08-08-2022
    Novo programa de Educação
    Cremesp lança o projeto Medicina Baseada em Evidências
  • 05-08-2022
    Alerta aos médicos
    Secretaria de Saúde de Rio Preto confirma três casos de varíola dos macacos  
  • 02-08-2022
    Vigilância epidemiológica
    Comunicar doenças de notificação obrigatória é dever dos médicos
  • 01-08-2022
    Eventos
    Presença do Cremesp aproxima duas gerações de médicos da região de Presidente Prudente
  • Notícias


    22-07-2022

    Cooperação

    Cremesp e CBO unem forças para combater exercício ilegal da Medicina na Oftalmologia

    Um acordo de cooperação técnica foi assinado entre o Cremesp e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), neste dia 21 de julho, visando à defesa profissional dos médicos oftalmologistas e ao combate ao exercício ilegal da Medicina na Oftalmologia. De acordo com Irene Abramovich, presidente do Cremesp, “a parceria também possibilitará implementar um conjunto de ações, por meio de parcerias e planos de trabalho, entre as duas entidades”. O acordo foi assinado por ela e Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO, na presença do diretor 1º secretário do Cremesp, Angelo Vattimo; da diretora 2ª secretária e coordenadora da Comissão de Defesa do Ato Médico, Maria Camila Lunardi; da conselheira Mirna Yae Yassuda Tamura; e do chefe do Departamento Jurídico, Tomas Tenshin Sataka Bugarin.  

    O Cremesp e o CBO farão ações em comum em defesa da sociedade e da promoção da saúde ocular, em conformidade com as normas legais vigentes e de suas atribuições legais, especialmente de denúncias de médicos e população em face da atuação irregular de profissionais não médicos, como os optometristas. “Precisamos de políticas públicas para a saúde ocular e que a Oftalmologia seja incluída na Atenção Básica, além da regulamentação sobre a atuação dos optometristas, respeitando o ato médico”, afirmou Umbelino. 

    As entidades irão compartilhar as denúncias e farão o encaminhamento aos órgãos públicos de fiscalização, como Ministério Público, Vigilância Sanitária, Procon e Polícia Civil, de acordo com as provas recebidas, realizando o devido acompanhamento. 

    O CBO já realiza parcerias semelhantes com a Sociedade Paraense de Oftalmologia e Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (Cremepa); com a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul e Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers); e com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). 

    O acordo com o Cremesp tem vigência de dois anos, podendo ser renovado sucessivamente, e foi elaborado em caráter de colaboração em área de interesse comum, não gerando ônus financeiro às duas entidades. 

    Veja mais fotos do evento 


    Foto: Osmar Bustos
     


    Este conteúdo teve 949 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2022 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 104 usuários on-line - 949
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.