Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    11-08-2021

    Modernização

    Cremesp reúne Comissões de Ética para apresentar novo sistema digital de envio de relatórios de apuração

    O Cremesp promoveu, em 4 de agosto, uma  reunião online com as Comissões de Ética Médica (CEMs) para promover a  sua  interação com os integrantes do Grupo de Apoio às Comissões de Ética Médica  (Gacem)  e apresentar um novo sistema digital de envio de relatório de apuração interna, implementadas por esta gestão. O relatório de apuração é o documento pelo qual as CEMs relatam as ocorrências que devem ser enviadas ao Cremesp.  Pelo novo sistema digital, os membros das CEMs passarão a incluir o conteúdo do relatório em um formulário padronizado, disponibilizado em área específica e restrita do site Cremesp. O novo formulário digital possui alguns comandos específicos, com etapas de prosseguimento e sistematização por assunto, entre outros.  Antes, as apurações não eram acompanhadas principalmente ao que diz respeito aos casos que não eram arquivados.

    Reuniram-se na sede do Cremesp para participar do encontro a presidente do Cremesp, Irene Abramovich; a vice-presidente, Maria Alice Saccani Scardoelli; o  1º-secretário, Angelo Vattimo; o 2º-tesoureiro, Pedro Sinkevicius Neto; a conselheira  Paula Yoshimura Coelho; e o delegado superintendente da Regional Sul,  Jorge Adalberto Dib –  todos membros do Gacem. Também como integrantes do Gacem participaram por videoconferência os delegados do Cremesp da Regional de Bauru, Fabio Sgarbosa (superintendente); de Piracicaba, Jorge Yutaka Inoue (superintendente adjunto);  da Sede , Flávio José Dantas de Oliveira;  e da Vila Mariana, Luis Carlos Arcon. 

    “Quero destacar o trabalho hercúleo, tanto dos diretores, conselheiros e delegados que integram a Gacem, como dos funcionários do Cremesp que nos apoiam nas atividades”, afirmou Irene Abramovich . “É um trabalho extremamente importante este que estamos realizando hoje, de conversar com as Comissões Ética Médica, para esclarecer sobre as funções e tirar dúvidas, de forma que a gente aprenda e cresça juntos”, destacou ela. 

    Angelo Vattimo falou sobre as atividades e a constituição do Gacem – uma    equipe composta por  diretores, conselheiros e delegados do Cremesp que  atua exclusivamente para dar suporte às questões relacionadas às CEMs. Ele também fez uma apresentação sobre as competências das CEMs e as etapas que envolvem as suas funções, como braço do Cremesp nas instuições que prestam serviços médicos. 

    O 1º-secretário discorreu  ainda sobre  o novo sistema digital de envio dos relatórios de apuração de denuncias que as CEMs devem encaminhar ao Cremesp. “A apuração pelas Comissões de Ética representam uma parte muito importante dos trabalhos do Cremesp”, afirmou . “Nós, desta gestão do Conselho, queremos que as comissões atuem de forma mais proativa e resolutiva”, continuou ele.  “Dentro dessa expectativa, buscamos padronizar o relatório de apuração para tornar a atividade mais simples, mais sumária e mais efetiva”, concluiu Vattimo.    

    O chefe da Secção de Tecnologia de Informação do Cremesp , Marcelo de Castro,  explicou como funciona o novo serviço, fazendo simulações de preenchimento  de relatório online, além prestar orientações para o acesso a essa área, pelo site do Conselho. 

    A vice-presidente do Cremesp, Maria Alice Scardoelli, falou sobre o papel das CEMs nos hospitais, destacando a sua importância como uma comissão autônoma e independente da direção do hospital. “Os membros da direção do hospital não fazem parte da Comissão de Ética, o que é fundamental para que ela cumpra seu papel”, declarou. “Também é muito importante que as CEMs possam interagir com as demais comissões do hospital, como por exemplo, a de prontuários ou de óbito, para verificar se é possível ampliar as orientações e acompanhar as condições do exercício profissional no local”, salientou.   

    O delegado Alberto Jorge Dib apresentou aos participantes dois tipos de relatórios de apuração, visando demonstrar a forma correta e a errada de elaborar o documento. 

    Foto: Osmar Bustos
     


    Este conteúdo teve 49 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 315 usuários on-line - 49
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.